18/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
A professora, através de uma conversa informal, deve perguntar aos alunos se sabem qual é a estação do ano que, aqui no Brasil e em todo hemisfério sul, começa no final de dezembro e vai até março. Após darem a resposta, a professora deve pedir que falem características dessa estação (verão).
Ex:
Faz muito calor, é a época das férias, chove no final da tarde, tomamos picolé e sorvete, temos o horário de verão, vamos à piscina e à praia, tomamos banhos mais frios, os dias são mais longos, etc...
Momento 2
Ressaltar que irão estudar vários tipos de textos sobre esse assunto, e que cada um tem algumas características, assim como as estações.
Distribuir para os alunos o texto abaixo xerocado. Se houver na turma alunos já alfabetizados, a professora pode pedir para cada um ler uma frase:
Esse é um exemplo de texto explicativo, pois ele traz informações sobre um determinado assunto, no caso, o verão.
Texto disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/verao.htm
Professor, havendo dúvida e dependendo da faixa etária, pode explicar o significado de algumas palavras:
Fazer a interpretação oral perguntando:
Momento 3
Distribuir para a turma uma cópia da poesia abaixo:
Disponível em: http://www.coolkids.guarda.pt/content/coisas-de-verao
Antes mesmo de a leitura ser feita, a professora pode pedir para que comparem os dois textos e percebam que a estrutura é diferente. Enquanto um tem frases e sentenças longas, o outro é dividido em versos e estrofes. Explicar que textos assim são chamados de poesia. É comum também as poesias apresentarem rimas, ou seja, o som de algumas palavras é parecido, pois terminam com as mesmas letras. Pedir que cada aluno leia um verso da poesia.
A professora deve também fazer uma interpretação oral da poesia, comentando o significado de algumas palavras:
Ex:
Papoula: é um tipo de flor
Feno: É uma mistura de plantas ceifadas e secas usadas como forragem e alimento para o gado
Pinha: Fruto do pinheiro
Perguntar:
Momento 4
Pedir que as crianças sublinhem as palavras que rimam na poesia: feno - sereno, sal - pinhal, abelhas - vermelhas - mão - verão
Momento 5
Mostrar para as crianças um outro tipo de texto - uma notícia de jornal.
Chamar a atenção dos alunos para alguns elementos de uma notícia. Título, manchete, data, autor, etc... Explicar que uma notícia é também um exemplo de texto informativo, pois narra e divulga fatos e episódios.
A professora deve fazer a leitura da notícia junto com os alunos, fazer comentários e tirar dúvidas.
A reportagem completa está disponível em: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=156274&sdata=2010-07-05
Momento 6
Fazer a interpretação da notícia coletivamente, através da atividade abaixo:
Reforçar com os alunos alguns cuidados que podemos ter no verão para evitar algumas doenças: uso de filtro solar, evitar exposição prolongada ao sol, principalmente entre 10:00 e 16:00h, beber bastante líquido, etc...
Momento 7
Dividir a sala em grupos e pedir que confeccionem um painel informativo sobre o que aprenderam sobre o verão. O painel deve ter também imagens e eventos comuns da estação que podem ser recortados de revistas.
PROFESSOR: É IMPORTANTE QUE O ALUNO JÁ TENHA TRABALHADO COM A ESTRUTURA DE UM TEXTO INFORMATIVO
Cuidados no verão - texto disponível em: http://www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/cuidados-no-verao
Observar a participação e interesse dos alunos durante as atividades propostas
Observar a fluência dos alunos durante as atividades de leitura
Observar se os alunos conseguiram perceber as características e diferenças dos gêneros estudados, durante o momento 3
Observar se os alunos compreenderam o que é rima durante a atividade do momento 4
Observar se entenderam as informações da notícia trabalhada através da atividade do momento 6
Observar a coerência, participação e avanço ortográfico durante a confecção dos painéis informativos sobre o verão
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!