Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando diferentes gêneros textuais sobre a estação do verão

 

18/10/2010

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar diferentes gêneros textuais: notícia, poesia e textos narrativos para ampliar os conhecimentos sobre o verão
  • Reconhecer os danos e prejuízos causados no verão, através de uma notícia de jornal
  • Elaborar e montar um painel informativo com desenhos criativos e figuras recortadas
Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 5o minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora, através de uma conversa informal, deve perguntar aos alunos se sabem qual é a estação do ano que, aqui no Brasil e em todo hemisfério sul, começa no final de dezembro e vai até março. Após darem a resposta, a professora deve pedir que falem características dessa estação (verão).

Ex:

Faz muito calor, é a época das férias, chove no final da tarde, tomamos picolé e sorvete, temos o horário de verão, vamos à piscina e à praia, tomamos banhos mais frios, os dias são mais longos, etc...

Momento 2

Ressaltar que irão estudar vários tipos de textos sobre esse assunto, e que cada um tem algumas características, assim como as estações.

Distribuir para os alunos o texto abaixo xerocado. Se houver na turma alunos já alfabetizados, a professora pode pedir para cada um ler uma frase:

Esse é um exemplo de texto explicativo, pois ele traz informações sobre um determinado assunto, no caso, o verão.

Texto disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/verao.htm 

Professor, havendo dúvida e dependendo da faixa etária, pode explicar o significado de algumas palavras:

  • Solstício: A palavra solstício significa “Sol quieto”, pois nesses dias o Sol alcança suas posições extremas nos pontos onde aparece e se oculta. Dá origem aos dias mais longos e mais curtos do ano. É o instante em que começa o verão ou o inverno.
  • Equinócio: A palavra equinócio significa “noite igual”, ou seja, quando a duração do dia é a mesma da noite. É o em instante que começa o outono ou a primavera
  • Hemisfério: Metade de uma esfera; semiesfera. Cada uma das duas metades Norte e Sul do globo terrestre. (a professora pode desenhar um globo no quadro e separar os dois hemisférios para facilitar a compreensão).

Fazer a interpretação oral perguntando:

  • Em que data começa o verão?
  • Quais as características apresentadas no texto sobre essa estação?
  • Por que chove muito no verão?
  • O que significa a palavra precipitação?

Momento 3

Distribuir para a turma uma cópia da poesia abaixo:

Disponível em: http://www.coolkids.guarda.pt/content/coisas-de-verao 

Antes mesmo de a leitura ser feita, a professora pode pedir para que comparem os dois textos e percebam que a estrutura é diferente. Enquanto um tem frases e sentenças longas, o outro é dividido em versos e estrofes. Explicar que textos assim são chamados de poesia. É comum também as poesias apresentarem rimas, ou seja, o som de algumas palavras é parecido, pois terminam com as mesmas letras. Pedir que cada aluno leia um verso da poesia.

A professora deve também fazer uma interpretação oral da poesia, comentando o significado de algumas palavras:

Ex:

Papoula: é um tipo de flor

Feno: É uma mistura de plantas ceifadas e secas usadas como forragem e alimento para o gado

Pinha: Fruto do pinheiro

Perguntar:

  • Sobre o que fala essa poesia?
  • Qual é o lugar citado na primeira estrofe?
  • O que quer dizer um dia sereno?
  • Qual o lugar citado na segunda estrofe da poesia?
  • Que lugar você imagina ser o da terceira estrofe?
  • Essa poesia apresenta rimas? Quais?

Momento 4

Pedir que as crianças sublinhem as palavras que rimam na poesia: feno - sereno, sal - pinhal, abelhas - vermelhas  - mão - verão

Momento 5

Mostrar para as crianças um outro tipo de texto - uma notícia de jornal.

Chamar a atenção dos alunos para alguns elementos de uma notícia. Título, manchete, data, autor, etc... Explicar que uma notícia é também um exemplo de texto informativo, pois narra e divulga fatos e episódios.

A professora deve fazer a leitura da notícia junto com os alunos, fazer comentários e tirar dúvidas.

A reportagem completa está disponível em:  http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=156274&sdata=2010-07-05  

Momento 6

Fazer a interpretação da notícia coletivamente, através da atividade abaixo:

Reforçar com os alunos alguns cuidados que podemos ter no verão para evitar algumas doenças: uso de filtro solar, evitar exposição prolongada ao sol, principalmente entre 10:00 e 16:00h, beber bastante líquido, etc...

Momento 7

Dividir a sala em grupos e pedir que confeccionem um painel informativo sobre o que aprenderam sobre o verão. O painel deve ter também imagens e eventos comuns da estação que podem ser recortados de revistas.

PROFESSOR: É IMPORTANTE QUE O ALUNO JÁ TENHA TRABALHADO COM A ESTRUTURA DE UM TEXTO INFORMATIVO

Recursos Complementares
Avaliação

Observar a participação e interesse dos alunos durante as atividades propostas

Observar a fluência dos alunos durante as atividades de leitura

Observar se os alunos conseguiram perceber as características e diferenças dos gêneros estudados, durante o momento 3

Observar se os alunos compreenderam o que é rima durante a atividade do momento 4

Observar se entenderam as informações da notícia trabalhada através da atividade do momento 6

Observar a coerência, participação e avanço ortográfico durante a confecção dos painéis informativos sobre o verão

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.