Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre a estação do inverno através de textos narrativos

 

12/12/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar os conhecimentos sobre o inverno (características e datas) a partir de comparações com outras estações e com o uso do calendário.
  • Aprimorar a sistematização da ortografia, através de atividades que envolvam  o tema abordado (itens usados no inverno).
  • Reconhecer alguns esportes característicos dessa estação através de uma pesquisa e de textos narrativos.
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve mostrar 4 imagens para as crianças, pedindo que observem as características de cada uma e comparando-as:

Após observarem e comentarem, a professora deve explicar que cada figura representa uma estação do ano, OUTONO - VERÃO - PRIMAVERA - INVERNO.

Momento 2

A professora deve explicar que, no hemisfério sul (consequentemente no Brasil) o inverno tem início no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro, para isso, deve levar um calendário para a turma com esses dias e meses marcados ou coloridos para que consigam visualizar o período dessa estação.

Imagens disponíveis em: http://educacaodeinfancia.com/as-estacoes-do-ano/ 

Momento 3

A professora deve levar alguns itens usados no inverno para mostrar à turma. Em uma folha ou no caderno ,as crianças irão copiar do quadro: ITENS USADOS NO INVERNO:

À medida que a professora for mostrando um item, a criança deve escrever o nome do objeto na folha. Itens que podem ser levados: CACHECOL, LUVAS, JAQUETA, GORRO, TOUCA, CASACO, CALÇA...

Após todos escreverem, os próprios alunos farão uma auto correção. A professora deve escrever as palavras no quadro para que cada um veja seus erros e acertos.

Momento 4

Perguntar se as crianças conhecem algum esporte que seja praticado no inverno. Explicar que muitos esportes podem ser praticados o ano todo, porém, outros são praticados somente durante essa estação, pois exigem características climáticas próprias. Pode citar como exemplo o ski, snowboarding, patinação no gelo, sledding, hockey, entre outros. A professora deve dividir a turma em grupos e pedir que pesquisem em casa os esportes citados, onde são praticados, quais são as regras, etc.

No dia seguinte, com a turma em roda, cada grupo terá a oportunidade de falar um pouco do esporte pesquisado. Após todos falarem, a professora deve apresentar o seguinte texto para a turma:

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/esportes-de-inverno.html  

Perguntar se sabem o que é um texto narrativo. Explicar que o texto lido é um exemplo de texto narrativo, pois conta algo, no caso, conta um pouco sobre diversos esportes de inverno. Todo o texto que narra algo, conta uma história, é um texto narrativo. 

Momento 5

A professora deve desmembrar o texto e fazer a atividade relacionada a cada um dos esportes comentados:

Patinação no gelo 

A professora pode fazer com os alunos uma dramatização da história narrada com um grupo de crianças. Deve levar um par de patins e ao narrar o texto um ou dois alunos podem dramatizar. Ao final, toda a turma pode fingir que está patinando no gelo. Esse momento pode ser aberto para possíveis comentários de crianças que já tiveram  essa experiência em pistas de patinação, presente em shoppings de diversas cidades.

Hockey

Esqui

Ler novamente o trecho sobre o Esqui e fazer uma interpretação oral desse esporte:

  • De que material eram feitas as pranchas na pré-história?
  • Essas pranchas eram usadas com que finalidade?
  • Quando esse esporte começou a fazer parte dos jogos olímpicos?
  • Quando esse esporte teve início no Brasil?
  • Que brasileira obteve o nono lugar nas Olimpíadas de Turim em 2006, praticando esse esporte?

Snowboard

Mostrar cenas desse esporte e comentar as informações contidas no texto.

  • Começou como um brinquedo que um engenheiro criou pra sua filha deslizar na neve.
  • Inicialmente esse esporte foi chamado de “snurfer”, ou seja, junção das palavras snow, (que em inglês quer dizer neve) e surf  (do verbo surfar) = surfar na neve
  • É praticado no Brasil desde 1980

 

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://media.best-ski-resorts.info/media/1/20091220-Snowboard.jpg&imgrefurl=http://www.best-ski-resorts.info/&usg=__A2VUimQ2G4eXo10Hq_hkntrvEMk=&h=332&w=406&sz=11&hl=pt-BR&start=18&sig2=mxFBBI-Qzpuo4Zc1-m-fOA&tbnid=GjD2EZ-QwcWzdM:&tbnh=133&tbnw=155&ei=pending&prev=/images%3Fq%3Dsnowboard%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rlz%3D1T4TSHB_enUS310BR319%26biw%3D1259%26bih%3D560%26tbs%3Disch:10%2C417&um=1&itbs=1&biw=1259&bih=560&iact=rc&dur=842&oei=ohtrTNOmA4P48Aa4qdCKAg&esq=2&page=2&ndsp=19&ved=1t:429,r:6,s:18&tx=103&ty=52 

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.skischule-kleinarl.at/assets/images/snowboard2.jpg&imgrefurl=http://esportesradicaisx.blogspot.com/2008/06/esportes-da-terra.html&usg=__KYJqYx7Lsbl2hrnTmNxO8DUTPNo=&h=298&w=451&sz=13&hl=pt-BR&start=18&sig2=XmJ7Q6y-ix20OWNjsoJKxg&tbnid=XSo2YKJla5WjuM:&tbnh=119&tbnw=186&ei=Jh1rTPG3AoGClAel_bzmAQ&prev=/images%3Fq%3Dsnowboard%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rlz%3D1T4TSHB_enUS310BR319%26biw%3D1259%26bih%3D560%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=328&oei=rBxrTOfzJoH48Aa6pKTTAQ&esq=2&page=2&ndsp=19&ved=1t:429,r:18,s:18&tx=123&ty=79      

Recursos Complementares

Texto disponível sobre a estação do inverno em: http://www.escolakids.com/inverno.htm 

Avaliação

Analisar se os alunos conseguiram perceber características de cada estação, através das imagens apresentadas.

Observar se houve avanço em relação à aquisição do código escrito durante o momento 3 e 5

Observar o interesse e a participação da turma na pesquisa realizada sobre esportes no inverno

Observar se os alunos conseguiram retirar informações dos esportes trabalhados durante as atividades do momento 5

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.