12/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
A professora deve mostrar 4 imagens para as crianças, pedindo que observem as características de cada uma e comparando-as:
Após observarem e comentarem, a professora deve explicar que cada figura representa uma estação do ano, OUTONO - VERÃO - PRIMAVERA - INVERNO.
Momento 2
A professora deve explicar que, no hemisfério sul (consequentemente no Brasil) o inverno tem início no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro, para isso, deve levar um calendário para a turma com esses dias e meses marcados ou coloridos para que consigam visualizar o período dessa estação.
Imagens disponíveis em: http://educacaodeinfancia.com/as-estacoes-do-ano/
Momento 3
A professora deve levar alguns itens usados no inverno para mostrar à turma. Em uma folha ou no caderno ,as crianças irão copiar do quadro: ITENS USADOS NO INVERNO:
À medida que a professora for mostrando um item, a criança deve escrever o nome do objeto na folha. Itens que podem ser levados: CACHECOL, LUVAS, JAQUETA, GORRO, TOUCA, CASACO, CALÇA...
Após todos escreverem, os próprios alunos farão uma auto correção. A professora deve escrever as palavras no quadro para que cada um veja seus erros e acertos.
Momento 4
Perguntar se as crianças conhecem algum esporte que seja praticado no inverno. Explicar que muitos esportes podem ser praticados o ano todo, porém, outros são praticados somente durante essa estação, pois exigem características climáticas próprias. Pode citar como exemplo o ski, snowboarding, patinação no gelo, sledding, hockey, entre outros. A professora deve dividir a turma em grupos e pedir que pesquisem em casa os esportes citados, onde são praticados, quais são as regras, etc.
No dia seguinte, com a turma em roda, cada grupo terá a oportunidade de falar um pouco do esporte pesquisado. Após todos falarem, a professora deve apresentar o seguinte texto para a turma:
Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/esportes-de-inverno.html
Perguntar se sabem o que é um texto narrativo. Explicar que o texto lido é um exemplo de texto narrativo, pois conta algo, no caso, conta um pouco sobre diversos esportes de inverno. Todo o texto que narra algo, conta uma história, é um texto narrativo.
Momento 5
A professora deve desmembrar o texto e fazer a atividade relacionada a cada um dos esportes comentados:
Patinação no gelo
A professora pode fazer com os alunos uma dramatização da história narrada com um grupo de crianças. Deve levar um par de patins e ao narrar o texto um ou dois alunos podem dramatizar. Ao final, toda a turma pode fingir que está patinando no gelo. Esse momento pode ser aberto para possíveis comentários de crianças que já tiveram essa experiência em pistas de patinação, presente em shoppings de diversas cidades.
Hockey
Esqui
Ler novamente o trecho sobre o Esqui e fazer uma interpretação oral desse esporte:
Snowboard
Mostrar cenas desse esporte e comentar as informações contidas no texto.
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.skischule-kleinarl.at/assets/images/snowboard2.jpg&imgrefurl=http://esportesradicaisx.blogspot.com/2008/06/esportes-da-terra.html&usg=__KYJqYx7Lsbl2hrnTmNxO8DUTPNo=&h=298&w=451&sz=13&hl=pt-BR&start=18&sig2=XmJ7Q6y-ix20OWNjsoJKxg&tbnid=XSo2YKJla5WjuM:&tbnh=119&tbnw=186&ei=Jh1rTPG3AoGClAel_bzmAQ&prev=/images%3Fq%3Dsnowboard%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rlz%3D1T4TSHB_enUS310BR319%26biw%3D1259%26bih%3D560%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=328&oei=rBxrTOfzJoH48Aa6pKTTAQ&esq=2&page=2&ndsp=19&ved=1t:429,r:18,s:18&tx=123&ty=79
Texto disponível sobre a estação do inverno em: http://www.escolakids.com/inverno.htm
Analisar se os alunos conseguiram perceber características de cada estação, através das imagens apresentadas.
Observar se houve avanço em relação à aquisição do código escrito durante o momento 3 e 5
Observar o interesse e a participação da turma na pesquisa realizada sobre esportes no inverno
Observar se os alunos conseguiram retirar informações dos esportes trabalhados durante as atividades do momento 5
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!