19/11/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
O aluno já deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
A professora deve explorar o conhecimento que os alunos têm sobre as estações do ano. Deve perguntar se sabem quando acontece cada estação e se conhecem as características de cada uma. Após essa conversa informal, explicar que trabalharão durante as próximas aulas sobre a estação do outono, através de textos informativos. A professora deve explicar que textos informativos são aqueles que, como o próprio nome diz, trazem informações sobre um determinado assunto, geralmente, não fazem defesas de pontos de vista e não contam histórias. Dessa maneira, textos informativos instruem, ensinam e fazem com que a pessoa tome conhecimento a respeito de algo.
Momento 2
A professora deve providenciar o xerox do texto abaixo para trabalhar com os alunos:
Texto retirado de http://pontocruzpontocommisses.blogspot.com/2010/03/chegada-do-outono-20-de-marco.html
A professora deve ler o texto com as crianças e fazer uma interpretação oral buscando tirar informações sobre o tema estudado. Poderão ser feitas as seguintes perguntas:
* É importante ressaltar e deixar claro que o Brasil localiza-se no hemisfério sul.
Chamar a atenção dos alunos para as várias informações contidas no texto fazendo, assim, com que percebam as características do texto informativo.
Momento 3
Distribuir para cada aluno um calendário xerocado:
Baseando-se no texto lido, pedir aos alunos para colorir (de uma determinada cor) a estação do outono. Lembrar da data inicial e final do outono, pois esses meses não terão todos os dias pintados.
Momento 4
Ler para as crianças o seguinte texto:
Texto disponível em: http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-27--111-20100326
A professora também deve fazer a interpretação oral desse texto através de perguntas, para que os alunos percebam as diversas informações contidas.
Momento 5
A partir do trabalho desenvolvido, a professora deve propor a criação de um pequeno texto no gênero narrativo de acordo com a imagem abaixo. Essa produção pode ser feita coletivamente. Explicar que um texto narrativo é aquele que conta uma história, tem um personagem, um lugar, não necessariamente vai ensinar alguma coisa como acontece nos textos informativos.
Sugestão para a produção do texto narrativo:
Momento 6
No caderno ou em uma folha de papel ofício A4 pedir às crianças para representar a estação do outono com suas respectivas características. Os alunos irão precisar de papel colorido (pelo menos verde e marrom), tesoura e cola para que possam cortar folhas, fazer árvores e montar uma paisagem dessa estação. Os trabalhos poderão ficar expostos na sala de aula ou nos murais da escola com o título "A ESTAÇÃO OUTONO".
Vídeo sobre as estações do ano disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c7KaOPr-swE
Observar a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Através das interpretações orais, a professora deve estar atenta se os alunos conseguiram tirar informações dos textos trabalhados percebendo as características do gênero estudado.
Observar se souberam colorir corretamente as datas referentes ao outono no calendário
Analisar a coerência das ideias e se usaram elementos de uma narração ao produzir um texto no momento 5
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!