26/08/2010
Bruno Pagliarani Mattiazzo e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
* Apresentar a Lei de Coulomb e deduzir este conceito físico;
* Estudar o elétron e o próton; e
* Interação entre partículas elétricas (elétron e próton).
* Partículas elétricas: elétron, próton e nêutron.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática e a Sala de Vídeo.
Motivação:
O professor deverá estimular a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado (Eletricidade), perguntando:
"Quando pegamos em algum objeto com nossas mãos (Fig. 1), numa visão microscópica, encostamos ou não nossos átomos nos átomos do objeto pego?"
Figura 1 – Mão pegando uma chave.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_V5gBGYc5EYM/SaVKWa4oDRI/AAAAAAAAAh0/Ff8iamrkeZs/s400/d1.jpg. Acesso em: 24 Jul. 2010.
Questione os alunos se haverá contato entre os prótons e elétrons de nossa mão e da chave quando a seguramos (a chave). Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que eles conseguirão responder está pergunta com mais precisão durante o desenvolvimento destas aulas.
Atividade 1
Neste momento, o professor deverá exibir aos alunos dois vídeos, conforme postados abaixo, os quais demonstram as interações entre as partículas elétricas. O primeiro vídeo, Novo Telecurso - Ensino Médio - Física - Aula 37 (1 de 2) (Fig. 2), tem duração de 6 minutos e 28 segundos e aborda o ensino da Força Elétrica entre as partículas. O segundo vídeo, Novo Telecurso - Ensino Médio - Física - Aula 37 (2 de 2) (Fig. 3), tem duração de 8 minutos e 34 segundos e é uma continuação do primeiro vídeo.
Links dos Vídeos:
1: Novo Telecurso - Ensino Médio - Física - Aula 37 (1 de 2)
Duração de 6 minutos e 28 segundos.
Link do Vídeo no site do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Rrdp0autPV8 Acesso em: 24 Jul. 2010
Figura 2 – Imagem do recurso “Novo Telecurso - Ensino Médio - Física - Aula 37 (1 de 2)”.
2: Novo Telecurso - Ensino Médio - Física - Aula 37 (2 de 2)
Duração de 8 minutos e 34 segundos.
Link do Vídeo no site do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=HzFbexJsEaM&feature=related Acesso em: 24 Juli. 2010
Figura 3 – Imagem do recurso “Novo Telecurso - Ensino Médio - Física - Aula 37 (2 de 2)”.
Após a apresentação dos vídeos, incentive uma discussão entre os alunos sobre os conteúdos destes e, conforme roteiro postado abaixo.
Roteiro de discussão:
Os alunos deverão, primeiramente, discutir estas questões em grupo, depois, discuti-las entre os demais alunos da sala. Observamos que este momento é importante tanto para socializar informações entre os alunos, como também para corrigir conceitos errôneos, esclarecer dúvidas, além de possibilitar trabalhar a competência oral dos alunos!
Atividade 2
Neste momento, estando os alunos organizados em duplas, o professor deverá pedir para que eles explorem o recurso – Lei de Coulomb, conforme postado abaixo, o qual possibilita o estudo das interações elétricas. Destacamos que o Recurso se trata de um Objeto de Aprendizagem (OA). – que são ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de conceitos disciplinares, disponíveis na Internet (BECK, 2002 apud WILEY, 2002).
Recurso: Lei de Coulomb
Link do Recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27547
Observação:
Mesmo estando em duplas, é importante que todos os alunos possam ter a oportunidade de explorar o recurso e que venham a ter um tempo razoável para isto.
Neste recurso, os alunos irão realizar uma atividade na qual visualizarão o que acontece quando aproximamos duas cargas elétricas.
Inicialmente será visualizado, pelos alunos, uma tela com duas partículas (Fig. 4).
Figura 4 – Imagem do recurso “Lei de Coulomb”
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27547. Acesso em: 24 Jul. 2010
Para iniciar a exploração do recurso, peça para que os alunos arrastem uma das partículas até ela se aproximar da outra (Fig. 5).
Figura 5 – Imagem do recurso “Lei de Coulomb”
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27547. Acesso em: 24 Jul. 2010
Após eles visualizarem o ocorrido, oriente-os a adicionar mais partículas no recurso, clicando no botão “+ partícula” (Fig. 6).
Figura 6 – Imagem do recurso “Lei de Coulomb”
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27547. Acesso em: 24 Jul. 2010
Em seguida, peça para que eles posicionem as outras partículas de forma aleatória - observando a Força de Repulsão que estará atuando em todas as partículas (Fig. 7).
Figura 7 – Imagem do recurso “Lei de Coulomb”
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27547. Acesso em: 24 Jul. 2010
Observe aos alunos que também é possível alterar o valor da carga de cada partícula pelo menu encontrado na parte inferior do recurso (Fig. 8), e peça para que eles alterem os valores das cargas das partículas (anotando em uma folha o que é observado).
Figura 8 – Imagem do recurso “Lei de Coulomb”
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27547. Acesso em: 24 Jul. 2010
Permita com que os alunos interajam com o recurso durante um determinado tempo - sugerimos um tempo de, no máximo, dez (10) minutos para isto.
Para conclusão desta atividade e aperfeiçoamento do conceito estudado (Lei de Coulomb), sugerimos a promoção de uma discussão com os alunos sobre o recurso explorado. Abaixo sugerimos algumas questões para nortear este momento.
Questões sugeridas:
Favoreça com que os alunos compreendam que a Força Elétrica é uma grandeza vetorial, ou seja, tem módulo, direção e sentido. Analisando os vetores que saem das partículas elétricas, concluímos que as partículas têm a mesma carga, pois os vetores representam Força de repulsão.
Atividade 3
Neste momento, de forma a avaliar o aprendizado do conteúdo trabalhado nesta aula, sugerimos que o professor organize os alunos em dois grupos. Em seguida, peça aos grupos que se sentem em lados opostos da sala - grupo 1 de um lado e o grupo 2 do outro. O professor deverá, por sua vez, fazer uma marca (com cartolina, por exemplo) e colocá-la ao centro da sala. Informe-os que será feita uma gincana de perguntas sobre o que foi visto nas atividades anteriores.
Com os grupos organizados e posicionados, comece a questioná-los com as seguintes perguntas:
O professor fará uma questão por vez, sendo que o representante do grupo que chegar numa marca (no centro da sala, ao lado de onde ficará o professor) primeiro, terá o direito de respondê-la. Caso o grupo erre, então o outro grupo poderá responder a questão. Se ambos os grupos errarem a questão, sugerimos que o professor dê uma dica sobre a pergunta, como, por exemplo, para cada pergunta acima o professor poderia dar as seguintes dicas:
Para cada pergunta acertada, o grupo receberá um ponto. Fica a critério do professor a premiação do grupo vencedor, sugerimos algum bombom para cada resposta certa.
O professor deverá ficar atento as respostas e esclarecer quais dúvidas pertinentes.
Teoria e experimentos:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fisica/lei-de-coulomb.php
Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades e peça para que os grupos pesquisem na internet e em livros, dois (2) equipamentos elétricos que utilizem o conceito da Lei de Coulomb. Informe aos alunos que na próxima aula eles terão que apresentar um dos equipamentos elétricos para o resto da sala.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/08/2014
Cinco estrelasExcelente o aplicativo para mostrar a relação entre força, cargas e distância.
07/08/2013
Cinco estrelasexcelente conteudo