Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Percussão Corporal - Tronco

 

18/08/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

    1) Explorar o conceito de percussão corporal utilizando o peito (situações cotidianas e precedentes no repertório)

    2) Pesquisar e experimentar as várias possibilidades de produção sonora com o tronco (socos, tapas, deslizar de mãos, etc)  

    3) Realizar um exercício utilizando o tronco como instrumento musical associado ao canto

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      É possível que um trabalho de percussão corporal seja feito sem conhecimentos formais prévios em Música. No entanto, para essa aula, é necessário que os alunos conheçam o conceito de altura dos sons. Para mais informações, veja a aula:

MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15573 

Estratégias e recursos da aula

      Introdução  

       Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possivel conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças musicais criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes.        

      Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separaremos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares).

      Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.

Keith Terry

(veja mais em Recursos Complementares)

http://s3.amazonaws.com/rpsmedia/KeithTerry_close.jpg 

      Atividade 1 - Exploração do som

      Inicie a aula pedindo para os alunos explorarem diferentes maneiras de se fazer sons percutindo o tronco. Peça que explorem livremente a sonoridade da barriga, peito, costas e laterais de diversas maneiras (com palmas, petelecos, mãos em concha, etc.).

      Discuta as diferenças de alturas entre os sons resultantes da percussão do tronco. Quais foram os sons mais graves encontrados? E o mais agudo?

      Peça para os alunos colocarem em uma escala, partindo do grave para o agudo, os sons que encontrarem. Ao final, elabore com os alunos uma lista em escala com todos os sons realizados usando o tronco como fonte sonora.   

      Atividade 2 - Modificação do som

      Agora, faça uma demonstração da possibilidade de usar a percussão corporal como forma de mudar a emissão da voz. Peça para todos emitirem uma nota qualquer em região confortável para a voz (um dó 3 é bom para uma turma com meninos e meninas) e, enquanto ainda estiverem cantando, peça para darem pequenos socos no peito, o que gerará um trepidação no som. Outra variação é empurrando a barriga durante a nota, o que gerará uma variação diferente da anterior; outra possibilidade é dar pulos enquanto se canta.

      Realize o seguinte exercício:

      1) Coloque os alunos em fila;

      2) Nomeie os alunos como A e B: um aluno será A, o próximo será B, o próximo A, o seguinte, B e assim por diante;

      3) Estipule uma célula melódica bem simples, em intervalos de segunda. Você pode escolher também um trecho melódico pequeno que será cantado repetidamente;

      4) Enquanto os alunos A estiverem cantando, os alunos B estarão manipulando o tronco dos alunos A a fim de modificar o som;

      5) Você será o regente, portanto a célula melódica será cantada repetidamente e a interferência dos alunos B acontecerá a seu comando.

      

      Atividade 3 - Audição analítica

      Mostre aos alunos alguns exemplos em que a percussão do tronco altera o som da voz enquanto canta. Os links, a seguir, podem ser úteis, mas você pode utilizar outros que desejar:

Improvisação com voz e percussão corporal   

Bobby McFerrin

     

http://chaparralblog.wordpress.com/2008/05/12/bobby-mcferrin-em-portugal/ 

No link a seguir, o cantor Bobby McFerrin percute o peito enquanto canta, gerando interessantes efeitos.

http://www.youtube.com/watch?v=WT7q_P9jk5w            

Grupo Rodapião

      

http://www.amusicaquevemdeminas.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=216&Itemid=87 

      Pot-pourri de canções infantis (é necessário clicar na faixa Arainha / 1, 2, 3 Formiguinha)      

      http://www.radio.uol.com.br/#/artista/grupo-rodapiao/30345 

      Do momento 0'52'' a 1'08'' o cantor modifica o som da voz por meio da percussão corporal. Peça para os alunos tentarem descobrir como ele o fez.

      Discuta com os alunos sobre as diferenças entre as duas abordagens da percussão corporal. Pergunte se eles se lembram de outras situações em que eles tenham vivenciado algo parecido.

Recursos Complementares

Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk  

Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo  

Percussão corporal usando o tronco (Pedro Consorte) - http://whttp://www.youtube.com/watch?v=f8bkvO1XpzM    

Conheça o trabalho de percussão corporal de Keith Terry - http://www.myspace.com/keithterrybodymusic 

Avaliação

      Considere na avaliação:

      1. a qualidade, a variedade e a realização sonora do inventário de sons listados pelos alunos e a observação das diferenças de alturas (graves/agudos);

      2. a participação no exercício de modificação do som da voz pela percussão no tronco.

      

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Bela, P.L. , Minas Gerais - disse:
    jmbe@hotmail.com

    22/05/2013

    Cinco estrelas

    essa aula foi muito boa, tenho um trabalho para fazer e isso ajudou muito, valeu.obrigada


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.