18/08/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
1) Explorar o conceito de percussão corporal utilizando o peito (situações cotidianas e precedentes no repertório)
2) Pesquisar e experimentar as várias possibilidades de produção sonora com o tronco (socos, tapas, deslizar de mãos, etc)
3) Realizar um exercício utilizando o tronco como instrumento musical associado ao canto
É possível que um trabalho de percussão corporal seja feito sem conhecimentos formais prévios em Música. No entanto, para essa aula, é necessário que os alunos conheçam o conceito de altura dos sons. Para mais informações, veja a aula:
MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15573
Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possivel conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças musicais criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes.
Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separaremos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares).
Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.
Keith Terry
(veja mais em Recursos Complementares)
http://s3.amazonaws.com/rpsmedia/KeithTerry_close.jpg
Inicie a aula pedindo para os alunos explorarem diferentes maneiras de se fazer sons percutindo o tronco. Peça que explorem livremente a sonoridade da barriga, peito, costas e laterais de diversas maneiras (com palmas, petelecos, mãos em concha, etc.).
Discuta as diferenças de alturas entre os sons resultantes da percussão do tronco. Quais foram os sons mais graves encontrados? E o mais agudo?
Peça para os alunos colocarem em uma escala, partindo do grave para o agudo, os sons que encontrarem. Ao final, elabore com os alunos uma lista em escala com todos os sons realizados usando o tronco como fonte sonora.
Agora, faça uma demonstração da possibilidade de usar a percussão corporal como forma de mudar a emissão da voz. Peça para todos emitirem uma nota qualquer em região confortável para a voz (um dó 3 é bom para uma turma com meninos e meninas) e, enquanto ainda estiverem cantando, peça para darem pequenos socos no peito, o que gerará um trepidação no som. Outra variação é empurrando a barriga durante a nota, o que gerará uma variação diferente da anterior; outra possibilidade é dar pulos enquanto se canta.
Realize o seguinte exercício:
1) Coloque os alunos em fila;
2) Nomeie os alunos como A e B: um aluno será A, o próximo será B, o próximo A, o seguinte, B e assim por diante;
3) Estipule uma célula melódica bem simples, em intervalos de segunda. Você pode escolher também um trecho melódico pequeno que será cantado repetidamente;
4) Enquanto os alunos A estiverem cantando, os alunos B estarão manipulando o tronco dos alunos A a fim de modificar o som;
5) Você será o regente, portanto a célula melódica será cantada repetidamente e a interferência dos alunos B acontecerá a seu comando.
Mostre aos alunos alguns exemplos em que a percussão do tronco altera o som da voz enquanto canta. Os links, a seguir, podem ser úteis, mas você pode utilizar outros que desejar:
Bobby McFerrin
http://chaparralblog.wordpress.com/2008/05/12/bobby-mcferrin-em-portugal/
No link a seguir, o cantor Bobby McFerrin percute o peito enquanto canta, gerando interessantes efeitos.
http://www.youtube.com/watch?v=WT7q_P9jk5w
Grupo Rodapião
http://www.amusicaquevemdeminas.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=216&Itemid=87
Pot-pourri de canções infantis (é necessário clicar na faixa Arainha / 1, 2, 3 Formiguinha)
http://www.radio.uol.com.br/#/artista/grupo-rodapiao/30345
Do momento 0'52'' a 1'08'' o cantor modifica o som da voz por meio da percussão corporal. Peça para os alunos tentarem descobrir como ele o fez.
Discuta com os alunos sobre as diferenças entre as duas abordagens da percussão corporal. Pergunte se eles se lembram de outras situações em que eles tenham vivenciado algo parecido.
Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk
Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo
Percussão corporal usando o tronco (Pedro Consorte) - http://whttp://www.youtube.com/watch?v=f8bkvO1XpzM
Conheça o trabalho de percussão corporal de Keith Terry - http://www.myspace.com/keithterrybodymusic
Considere na avaliação:
1. a qualidade, a variedade e a realização sonora do inventário de sons listados pelos alunos e a observação das diferenças de alturas (graves/agudos);
2. a participação no exercício de modificação do som da voz pela percussão no tronco.
Cinco estrelas 1 classificações
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22/05/2013
Cinco estrelasessa aula foi muito boa, tenho um trabalho para fazer e isso ajudou muito, valeu.obrigada