Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Fair play? - Promovendo fluência através do jogo de futebol

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • As atividades propostas nessa aula podem ser adaptadas a qualquer situação e contexto.
  • promover a fluência e interação dos alunos usando a língua inglesa
  • trabalhar o tempo verbal Simple Present nas formas afirmativa, negativa e interrogativa
Duração das atividades
3 horas/aulas e 50 minutos cada aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento das palavras WHO, WHERE, WHEN, HOW, WHAT.

Estratégias e recursos da aula

Professor,

O jogo proposto nessa aula é chamado: COMMUNICATIVE FOOTBALL GAME. Esse jogo permite que o professor trabalhe qualquer tópico gramatical, vocabulário ou estrutura da língua inglesa de forma comunicativa e divertida. Uma das grandes vantagens desse jogo é por os alunos no centro do processo de aprendizado e permitir que eles se envolvam em uma prática significante da língua.

As atividades propostas nessa aula podem ser adaptadas a qualquer situação e contexto.

A proposta abaixo irá focar no tempo verbal Simple Present.

Atividade 1

Na primeira aula você irá imprimir e distribuir a folha de atividades sobre o Simple Present disponível em: http://vanda51.blogspot.com/2010/04/present-simple.html - acesso em 10/12/10

Imagem do recurso:

Leia a explicação com a turma explicando o que for necessário. Em seguida peça aos alunos que, em pares, façam as atividades. Monitore e ofereça ajuda; após alguns minutos peça que comparem suas respostas com as de outra dupla antes de corrigir com a turma no quadro.

As instruções abaixo são apenas uma sugestão de como o jogo pode ser conduzido, ficando o professor livre para adaptá-lo de acordo com as características da sua turma e o conteúdo o qual pretende trabalhar.

Passo-a-passo do jogo:

  • Imprima uma cópia das página 2 do arquivo disponível em: http://www.esl-galaxy.com/footballgame2.html (clique em: ESL communicative football game template Download) Se possível imprima esse arquivo em tamanho maior, ou projete-o no data show.

 

Atividade 2

  • Divida a turma em dois grupos iguais e entregue uma folha para cada. Cada grupo irá escrever nessa folha 16 frases afirmativas usando o Present Simple conforme trabalhado na folha de atividades acima. Se preferir você pode escrever uma palavras para cada linha da FACT SHEET de forma que os alunos tenham que fazer frases usando-as; ou ainda  propor que façam frases na negativa. Monitore e ofereça ajuda quando necessário.

Exemplo:

  1. I watch TV.
  2. Lucas listens to music.
  3. We swim every day.
  • Depois de terem construido sentenças com essas palavras os grupos estarão prontos para o jogo.

Atividade 3

  • Imprima a página 5 do arquivo http://www.esl-galaxy.com/footballgame2.html (clique em: ESL communicative football game template Download) e recorte os jogadores e as bolinhas. Os times podem escolher qual o país querem representar de acordo com as bandeiras nas bolinhas.

  • Use uma moeda para tirar na sorte o grupo ou time que irá começar jogando. O time que ganhar a disputa da moeda irá ler uma de suas frases para que o time adversário dê a forma interrogativa dessa mesma frase.

Exemplo:

  1. Lucas listens to music. = What does Lucas do?
  2. I play soccer every day. = How often do you play soccer? ou What do you play?
  • Cada time tem três chances de fazer a frase corretamente cada vez que jogar. Se a frase estiver MUITO errada todas as três vezes, o time leva um cartão amarelo (um cartão amarelo significa que o time não avança e perde uma vez) Seis cartões amarelos equivalem a um cartão vermelho e um cartão vermelho significa que o time volta dois espaços. Imprima a página 6 do arquivo http://www.esl-galaxy.com/footballgame2.html (clique em: ESL communicative football game template Download) e recorte os cartões.

  • Não dê muito foco a erros menores, a idéia é fazer com que os alunos usem a língua. Os cartões são apenas uma estratégia para animar o jogo, portanto evite usá-los o tempo todo. Ajude os times a começarem suas frases caso fiquem perdidos. Normalmente os melhores jogos são aqueles em que ambos os times têm pontuação próxima, então tente evitar que um time dispare na frente. Se os times esgotarem as 16 frases feitas anteriormente encoraje-os a fazerem frases mais difíceis para que seus oponentes tenham mais dificuldade.
  • O time que chegar ao gol primeiro ganha o troféu. Imprima a página 6 do arquivo http://www.esl-galaxy.com/footballgame2.html (clique em: ESL communicative football game template Download) e recorte o troféu.

Recursos Complementares

Se precisar de atividades para usar como revisão, acesse o link abaixo e imprima caça-palavras no tema de sua preferência:

http://www.esl-galaxy.com/wordsearch.htm

ou o link abaixo para folhas de atividades no tema de sua preferência:

http://www.esl-galaxy.com/themesheets.html

(ambas acessadas em 14/12/10)

Avaliação

Avalie a folha de atividades e as frases produzidas durante o jogo.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.