18/08/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
1) Explorar o conceito de percussão corporal utilizando os pés (situações cotidianas e precedentes no repertório)
2) Experimentar as várias possibilidades de produção sonora com os pés
3) Criar uma peça musical utilizando os pés como "instrumento musical'
O trabalho de percussão corporal pode ser feito sem conhecimentos formais prévios em Música.
Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possivel conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes.
Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separaremos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares).
Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.
http://4.bp.blogspot.com/_9_Qi6bp3dEQ/So1RX3lN4OI/AAAAAAAAAew/4loO0sqPlRI/s1600-h/catira03.jpg
Inicie conversando sobre a utilidade de nossos pés. Lembre que, embora tenhamos muito mais habilidade com as mãos, os pés também são capazes de exercer funções e executar movimentos muito especiais como quando jogamos futebol ou pilotamos um automóvel, por exemplo.
Assim também é com a Música. Os pés desempenham um papel muito importante na execução de instrumentos musicais - especialmente na bateria - ou na dança, por exemplo. Mostre exemplos de situações musicais em que os pés exerçam um papel importante. A seguir, colocamos alguns links que podem ajudar:
Chocalho de pé http://www.youtube.com/watch?v=0zuQQHFNI4U
Este instrumento é uma adaptação de um pedal de bateria fazendo um som de chocalho.
Catira http://www.youtube.com/watch?v=6MHJ3zU3HyY
Dança brasileira realizada tradicionalmente apenas por homens. Os pés são usados para fazer sons junto com os instrumentos convencionais.
Tap dance http://www.youtube.com/watch?v=zBb9hTyLjfM
Estilo de dança tradicional norte-americana em que os pés são usados de diferentes maneiras para produzir sons.
Pergunte de que forma os pés desempenharam seus papéis nos exemplos mostrados. Quais as diferenças entre as performances?
Converse sobre as várias possibilidades de se fazer sons com os pés. Peça para os alunos imaginarem como eles conseguiriam fazer sons com os pés. Faça uma lista na lousa (quadro) ou numa folha de papel. Então, libere-os para experimentar mais profundamente: batendo os pés inteiros no chão, batendo as pontas dos pés, arrastando-os, batendo os calcanhares etc. Chame a atenção para os diferentes estilos de dança e como a sonoridade dos pés pode ser bastante importante em alguns estilos (veja em Recursos Complementares)
Após alguns minutos, peça para todos mostrarem as possibilidades encontradas e faça um grande inventário para todos poderem usar posteriormente.
Faça um exercício rápido: junte os alunos em uma roda, escolha uma canção e peça para todos usarem os pés marcando a pulsação. Ao seu sinal, todos deverão mudar de timbre - dê instruções curtas e precisas do tipo: "ponta dos pés" ou "arrastando" para todos saberem qual a nova maneira de executar o som.
Parta para um trabalho de composição usando os pés como instrumento de percussão. Dê acesso a todos ao inventário de sons feito na Atividade 2 para que possam decidir com mais facilidade que timbres serão usados.
1. Divida a turma em grupos de até 4 alunos;
2. Peça aos grupos para, inicialmente, buscarem diferentes timbres, executando os mesmos ritmos. Depois, pesquisarem ritmos contrastantes que utilizem o mesmo timbre com as pisadas. A partir dessa pesquisa, os alunos devem estruturar uma pequena peça musical utilizando a sonoridade dos pés. Os elementos ritmo e timbre dos pés devem estruturar o trabalho de composição.
3. Ao final, os trabalhos deverão ser apresentados.
Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk
Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo
Índios xavantes dançando e utilizando os pés de forma percussiva ao serem arrastados no chão
http://www.youtube.com/watch?v=ddfv4lRzy1Q
Duas pessoas tocam uma peça barroca com os pés num grande teclado
http://sorisomail.com/videos-comicos/4710.html
Gene Kelly em Singing in the Rain (o sapateado é dança e acompanhamento musical)
http://www.youtube.com/watch?v=D1ZYhVpdXbQ
Sapateado com animação
http://www.youtube.com/watch?v=WDmhvCDMEIE
Dança flamenca
http://www.youtube.com/watch?v=nIK5AvR2yLU
Considere na avaliação:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/05/2012
Cinco estrelasPerfeito!!!