Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA - Percussão corporal: Pés

 

18/08/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      1) Explorar o conceito de percussão corporal utilizando os pés (situações cotidianas e precedentes no repertório)

      2) Experimentar as várias possibilidades de produção sonora com os pés

      3) Criar uma peça musical utilizando os pés como "instrumento musical'

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O trabalho de percussão corporal pode ser feito sem conhecimentos formais prévios em Música.

Estratégias e recursos da aula

         Introdução

         Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possivel conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes.

         Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separaremos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares).

        Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.

 Grupo de Catira 

http://4.bp.blogspot.com/_9_Qi6bp3dEQ/So1RX3lN4OI/AAAAAAAAAew/4loO0sqPlRI/s1600-h/catira03.jpg 

      Atividade 1 - Apreciação analítica

      Inicie conversando sobre a utilidade de nossos pés. Lembre que, embora tenhamos muito mais habilidade com as mãos, os pés também são capazes de exercer funções e executar movimentos muito especiais como quando jogamos futebol ou pilotamos um automóvel, por exemplo.

      Assim também é com a Música. Os pés desempenham um papel muito importante na execução de instrumentos musicais - especialmente na bateria - ou na dança, por exemplo. Mostre exemplos de situações musicais em que os pés exerçam um papel importante. A seguir, colocamos alguns links que podem ajudar:

      Chocalho de pé http://www.youtube.com/watch?v=0zuQQHFNI4U     

      Este instrumento é uma adaptação de um pedal de bateria fazendo um som de chocalho.

      Catira http://www.youtube.com/watch?v=6MHJ3zU3HyY        

      Dança brasileira realizada tradicionalmente apenas por homens. Os pés são usados para fazer sons junto com os instrumentos convencionais.

      Tap dance http://www.youtube.com/watch?v=zBb9hTyLjfM  

      Estilo de dança tradicional norte-americana em que os pés são usados de diferentes maneiras para produzir sons.

      

      Pergunte de que forma os pés desempenharam seus papéis nos exemplos mostrados. Quais as diferenças entre as performances?

      

      Atividade 2 - Pesquisa de sons com os pés

      Converse sobre as várias possibilidades de se fazer sons com os pés. Peça para os alunos imaginarem como eles conseguiriam fazer sons com os pés. Faça uma lista na lousa (quadro) ou numa folha de papel. Então, libere-os para experimentar mais profundamente: batendo os pés inteiros no chão, batendo as pontas dos pés, arrastando-os, batendo os calcanhares etc. Chame a atenção para os diferentes estilos de dança e como a sonoridade dos pés pode ser bastante importante em alguns estilos (veja em Recursos Complementares)

      Após alguns minutos, peça para todos mostrarem as possibilidades encontradas e faça um grande inventário para todos poderem usar posteriormente.

      Faça um exercício rápido: junte os alunos em uma roda, escolha uma canção e peça para todos usarem os pés marcando a pulsação. Ao seu sinal, todos deverão mudar de timbre - dê instruções curtas e precisas do tipo: "ponta dos pés" ou "arrastando" para todos saberem qual a nova maneira de executar o som.

      Atividade 3 - Exercício de composição

      Parta para um trabalho de composição usando os pés como instrumento de percussão. Dê acesso a todos ao inventário de sons feito na Atividade 2 para que possam decidir com mais facilidade que timbres serão usados.

      1. Divida a turma em grupos de até 4 alunos;

      2. Peça aos grupos para, inicialmente, buscarem diferentes timbres, executando os mesmos ritmos. Depois, pesquisarem ritmos contrastantes que utilizem o mesmo timbre com as pisadas. A partir dessa pesquisa, os alunos devem estruturar uma pequena peça musical utilizando a sonoridade dos pés. Os elementos ritmo e timbre dos pés devem estruturar o trabalho de composição.

     3. Ao final, os trabalhos deverão ser apresentados.

Recursos Complementares

Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk  

Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo 

Índios xavantes dançando e utilizando os pés de forma percussiva ao serem arrastados no chão

http://www.youtube.com/watch?v=ddfv4lRzy1Q 

Duas pessoas tocam uma peça barroca com os pés num grande teclado

http://sorisomail.com/videos-comicos/4710.html 

Gene Kelly em Singing in the Rain (o sapateado é dança e acompanhamento musical)

http://www.youtube.com/watch?v=D1ZYhVpdXbQ 

Sapateado com animação

http://www.youtube.com/watch?v=WDmhvCDMEIE 

Dança flamenca

http://www.youtube.com/watch?v=nIK5AvR2yLU 

http://www.youtube.com/watch?v=fBefsNiLrhg

http://www.youtube.com/watch?v=2a85B61IsYs&feature=related

Avaliação

        Considere na avaliação:

  1. a qualidade, a variedade e a realização sonora do inventário de sons listados pelos alunos;
  2. a participação e a eficiência nas mudanças de timbre na atividade 2;
  3. a estruturação musical e organização do grupo na realização do exercício de composição.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.