Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LENDAS FOLCLÓRICAS: tradição popular

 

18/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer a cultura oral e a memória de um povo, através de atividades, incentivando a divulgação do folclore brasileiro.

- Realizar uma pesquisa em diversas fontes tendo um roteiro como orientação.

- Reescrever uma lenda,  a partir dos dados coletados durante a pesquisa.

- Apresentar, com desenvoltura, sua produção para a turma na "hora da lenda".

- Participar da confecção de um livro com as histórias produzidas pela turma.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário  que o aluno tenha um certo conhecimento sobre as lendas folclóricas brasileiras.

Estratégias e recursos da aula

1. Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre as lendas folclóricas brasileiras.

Fonte: herisalves.blog.uol.com.br   

2. Os alunos serão divididos em cinco grupos para realizarem a pesquisa em diferentes fontes.

3. Os alunos receberão um roteiro para realizar a pesquisa.

4. A pesquisa poderá ser realizada nos livros da biblioteca da escola, com os familiares, se possível com os avós e na Internet. 

Professor: Na etapa da pesquisa é muito importante a sua participação, ou seja, o seu auxílio.

A pesquisa poderá ser realizada, também, nas aulas de Geografia. Ao identificar as lendas de cada região o professor poderá trabalhar a localização, através de cartografia, das regiões brasileiras.

Roteiro de temas.

Grupo 1: pesquisar lendas referentes à Região Sul do país.

Grupo 2:pesquisar lendas referentes à Região Sudeste do país.  

Grupo 3: pesquisar lendas referentes à Região Centro-Oeste do país.

Grupo 4: pesquisar lendas referentes à Região Nordeste do país.

Grupo 5: pesquisar lendas referentes à Região Norte do país.

Lendas do Brasil: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/lendas.htm 

Roteiro de pesquisa:

a) Local da pesquisa:

b) Região do Brasil a ser pesquisada:

c) Nome das lendas pesquisadas:

d) Um resumo de cada lenda pesquisada:

1. As lendas pesquisadas serão discutidas em sala de aula e depois coletadas.

2. Durante a discussão oral, cada grupo apresentará para a turma o nome das lendas e falará resumidamente sobre elas.

3. A seguir, cada grupo irá escolher uma lenda dentre as pesquisadas e irá reescrevê-la.

a) Após a reescrita, a professora irá recolher as produções para fazer as correções necessárias.

b) Os alunos deverão passar a limpo fazendo as correções.

4. Após a conclusão dos trabalhos de reescrita os alunos deverão apresentar as suas produções na "hora da lenda".

Professor: A "hora da lenda" deverá ser um momento pré-agendado com os alunos para que eles tenham um tempo de ensaio.

* A "hora da lenda" poderá ser feita num palco improvisado.

* A lenda poderá ser dramatizada. Os alunos deverão escolher entre eles o personagem principal da lenda, o narrador (ou narradores) e demais personagens.

* Os alunos das outras salas, os outros professores e funcionários da escola, assim como os familiares, poderão assistir às apresentações.

1. A seguir, os alunos, com auxílio da professora, deverão confeccionar um livro com os textos produzidos e ilustrados.

 

1. Esta aula poderá ser trabalhada  interdisciplinarmente.

2. Nas aulas de Artes, o professor, juntamente com os alunos, poderá improvisar um palco e decorá-lo.

3. As ilustrações das produções e a capa do livro também poderão ser feitas na aula de Artes.

4. A capa do livro poderá ser decorada com dobraduras.

Modelo de capa para o livro 

Fonte: amigasdaedu.blogspot.com  

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:

- Reconheceram a cultura oral e a memória de um povo, através de atividades, incentivando a divulgação do folclore brasileiro.

- Realizaram uma pesquisa em diversas fontes tendo um roteiro como orientação.

- Reescreveram uma lenda,  a partir dos dados coletados durante a pesquisa.

- Apresentaram, com desenvoltura, sua produção para a turma na "hora da lenda".

- Participaram da confecção de um livro com as histórias produzidas pela turma.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.