18/08/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
- Reconhecer a cultura oral e a memória de um povo, através de atividades, incentivando a divulgação do folclore brasileiro.
- Realizar uma pesquisa em diversas fontes tendo um roteiro como orientação.
- Reescrever uma lenda, a partir dos dados coletados durante a pesquisa.
- Apresentar, com desenvoltura, sua produção para a turma na "hora da lenda".
- Participar da confecção de um livro com as histórias produzidas pela turma.
É necessário que o aluno tenha um certo conhecimento sobre as lendas folclóricas brasileiras.
1. Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre as lendas folclóricas brasileiras.
Fonte: herisalves.blog.uol.com.br
2. Os alunos serão divididos em cinco grupos para realizarem a pesquisa em diferentes fontes.
3. Os alunos receberão um roteiro para realizar a pesquisa.
4. A pesquisa poderá ser realizada nos livros da biblioteca da escola, com os familiares, se possível com os avós e na Internet.
Professor: Na etapa da pesquisa é muito importante a sua participação, ou seja, o seu auxílio.
A pesquisa poderá ser realizada, também, nas aulas de Geografia. Ao identificar as lendas de cada região o professor poderá trabalhar a localização, através de cartografia, das regiões brasileiras.
Roteiro de temas.
Grupo 1: pesquisar lendas referentes à Região Sul do país.
Grupo 2:pesquisar lendas referentes à Região Sudeste do país.
Grupo 3: pesquisar lendas referentes à Região Centro-Oeste do país.
Grupo 4: pesquisar lendas referentes à Região Nordeste do país.
Grupo 5: pesquisar lendas referentes à Região Norte do país.
Lendas do Brasil: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/lendas.htm
Roteiro de pesquisa:
a) Local da pesquisa:
b) Região do Brasil a ser pesquisada:
c) Nome das lendas pesquisadas:
d) Um resumo de cada lenda pesquisada:
1. As lendas pesquisadas serão discutidas em sala de aula e depois coletadas.
2. Durante a discussão oral, cada grupo apresentará para a turma o nome das lendas e falará resumidamente sobre elas.
3. A seguir, cada grupo irá escolher uma lenda dentre as pesquisadas e irá reescrevê-la.
a) Após a reescrita, a professora irá recolher as produções para fazer as correções necessárias.
b) Os alunos deverão passar a limpo fazendo as correções.
4. Após a conclusão dos trabalhos de reescrita os alunos deverão apresentar as suas produções na "hora da lenda".
Professor: A "hora da lenda" deverá ser um momento pré-agendado com os alunos para que eles tenham um tempo de ensaio.
* A "hora da lenda" poderá ser feita num palco improvisado.
* A lenda poderá ser dramatizada. Os alunos deverão escolher entre eles o personagem principal da lenda, o narrador (ou narradores) e demais personagens.
* Os alunos das outras salas, os outros professores e funcionários da escola, assim como os familiares, poderão assistir às apresentações.
1. A seguir, os alunos, com auxílio da professora, deverão confeccionar um livro com os textos produzidos e ilustrados.
1. Esta aula poderá ser trabalhada interdisciplinarmente.
2. Nas aulas de Artes, o professor, juntamente com os alunos, poderá improvisar um palco e decorá-lo.
3. As ilustrações das produções e a capa do livro também poderão ser feitas na aula de Artes.
4. A capa do livro poderá ser decorada com dobraduras.
Modelo de capa para o livro
Fonte: amigasdaedu.blogspot.com
Dobraduras sobre folclore:
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/06/origami-dobraduras-para-o-folclore.html
Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:
- Reconheceram a cultura oral e a memória de um povo, através de atividades, incentivando a divulgação do folclore brasileiro.
- Realizaram uma pesquisa em diversas fontes tendo um roteiro como orientação.
- Reescreveram uma lenda, a partir dos dados coletados durante a pesquisa.
- Apresentaram, com desenvoltura, sua produção para a turma na "hora da lenda".
- Participaram da confecção de um livro com as histórias produzidas pela turma.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/11/2011
Cinco estrelaseu gostei muito desse site pq é muito legal
27/11/2010
Cinco estrelasEsse trabalho está maravilhoso e muito interessante.