Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FOLCLORE: histórias de sua região

 

11/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as tradições e folclore da região onde vive, através de pesquisa na biblioteca, internet  e com pessoas mais velhas.

Sintetizar as informações trazidas a partir da realização da pesquisa.

Produzir, coletivamente, histórias e/ou lendas próprias de sua região.

Planejar uma exposição do material pesquisado e dos textos produzidos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos(aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o alunos já tenha trabalhado com o tema folclore.

Estratégias e recursos da aula

1. Os alunos farão uma pesquisa na biblioteca, Internet  e com pessoas mais velhas sobre as tradições folclóricas da região onde vivem como: lendas, histórias, músicas, danças.

Biblioteca: O professor deverá acompanhar os alunos e orientá-los na pesquisa selecionando antecipadamente alguns livros.

Internet: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/ 

Pessoas mais velhas: avós, pais tios, vizinhos.

A atividade de pesquisa pode acontecer nas aulas de História e Geografia.

2. Após a realização da pesquisa, os alunos, com auxílio do professor, irão sintetizar as informações obtidas.

3. A seguir, selecionar através de votação, algumas lendas e histórias que foram pesquisadas (no máximo cinco).

4. Produzir, coletivamente, as histórias e as lendas selecionadas.

a) O professor irá promover uma conversa orientada em que os alunos irão falar sobre as histórias e/ou lendas pesquisadas.

b) A partir dessa conversa, o professor irá registrar no quadro, as ideias dos alunos, formando um texto.

MODELO DE TEXTO COMO SUGESTÃO:

A LENDA DA CUCA

         Segundo a lenda, a Cuca é uma velha com formas de jacaré e dedos de gavião que rouba as crianças que desobedecem a seus pais.

        A lenda brasileira é uma variação da lenda portuguesa “Coca”, uma variação da história trazida na época da colonização do Brasil. O bicho dorme uma noite a cada 7 anos, e quando fica brava dá um berro que dá pra ouvir a 10 léguas de distância.

        Pelo fato da Cuca praticamente não dormir, alguns adultos tentam assustar as crianças que resistem dormir, dizendo que se elas não dormirem, a Cuca irá pegá-las.

c) Esta produção será feita com todos os textos que foram selecionados, um de cada vez.

5. Dividir a turma em duplas. Cada dupla passará a limpo e ilustrará uma história ou lenda produzida pela turma.

6. Organizar uma exposição dos trabalhos produzidos na Semana do Folclore.

 Dividir a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável por uma tarefa a seguir:

a) Convidar a família, professores e funcionários da escola para prestigiarem a exposição sobre o folclore regional.

b) Organizar um mural com o material pesquisado e com as histórias produzidas pela turma.

c) Ilustrar o mural confeccionado com gravuras de personagens folclóricos da região, nas aulas de Artes.

d) Selecionar alguns CDs que reúnam músicas folclóricas para serem ouvidas no dia da exposição.

http://brincandocomcores.blogspot.com/2009/07/musicas-folcloricas-para-criancas.html 

CD - Músicas Folclóricas Brasileiras: Para o professor ensinar os alunos a cantar. Fundação Victor Civita.

e) Fotografar a exposição dos trabalhos.

f) Se possível, preparar um lanche com comidas típicas da região para ser servido inauguração da exposição.

Poderá ser trabalhado o gênero receita culinária nessa aula, ampliando sua duração e objetivos.

Recursos Complementares

GIBI - Turma da Mônica e Folclore

gibitecacom.blogspot.com/.../turma-da-monica-e-folclore.html 

Esta coleção, que tem sido publicada com o nome de SAIBA MAIS, TURMA DA MÔNICA, possui um material muito bom e que pode ser utilizado para se dar boas aulas, em Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa.

Avaliação

Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:

- Conheceram as tradições e folclore da região onde vive, através de pesquisa na biblioteca, internet  e com pessoas mais velhas.

- Sintetizaram as informações trazidas a partir da realização da pesquisa.

- Produziram, coletivamente, histórias e/ou lendas próprias de sua região.

- Planejaram uma exposição do material pesquisado e dos textos produzidos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.