11/08/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Conhecer as tradições e folclore da região onde vive, através de pesquisa na biblioteca, internet e com pessoas mais velhas.
Sintetizar as informações trazidas a partir da realização da pesquisa.
Produzir, coletivamente, histórias e/ou lendas próprias de sua região.
Planejar uma exposição do material pesquisado e dos textos produzidos.
É necessário que o alunos já tenha trabalhado com o tema folclore.
1. Os alunos farão uma pesquisa na biblioteca, Internet e com pessoas mais velhas sobre as tradições folclóricas da região onde vivem como: lendas, histórias, músicas, danças.
Biblioteca: O professor deverá acompanhar os alunos e orientá-los na pesquisa selecionando antecipadamente alguns livros.
Internet: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/
Pessoas mais velhas: avós, pais tios, vizinhos.
A atividade de pesquisa pode acontecer nas aulas de História e Geografia.
2. Após a realização da pesquisa, os alunos, com auxílio do professor, irão sintetizar as informações obtidas.
3. A seguir, selecionar através de votação, algumas lendas e histórias que foram pesquisadas (no máximo cinco).
4. Produzir, coletivamente, as histórias e as lendas selecionadas.
a) O professor irá promover uma conversa orientada em que os alunos irão falar sobre as histórias e/ou lendas pesquisadas.
b) A partir dessa conversa, o professor irá registrar no quadro, as ideias dos alunos, formando um texto.
MODELO DE TEXTO COMO SUGESTÃO:
A LENDA DA CUCA
Segundo a lenda, a Cuca é uma velha com formas de jacaré e dedos de gavião que rouba as crianças que desobedecem a seus pais.
A lenda brasileira é uma variação da lenda portuguesa “Coca”, uma variação da história trazida na época da colonização do Brasil. O bicho dorme uma noite a cada 7 anos, e quando fica brava dá um berro que dá pra ouvir a 10 léguas de distância.
Pelo fato da Cuca praticamente não dormir, alguns adultos tentam assustar as crianças que resistem dormir, dizendo que se elas não dormirem, a Cuca irá pegá-las.
c) Esta produção será feita com todos os textos que foram selecionados, um de cada vez.
5. Dividir a turma em duplas. Cada dupla passará a limpo e ilustrará uma história ou lenda produzida pela turma.
6. Organizar uma exposição dos trabalhos produzidos na Semana do Folclore.
Dividir a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável por uma tarefa a seguir:
a) Convidar a família, professores e funcionários da escola para prestigiarem a exposição sobre o folclore regional.
b) Organizar um mural com o material pesquisado e com as histórias produzidas pela turma.
c) Ilustrar o mural confeccionado com gravuras de personagens folclóricos da região, nas aulas de Artes.
d) Selecionar alguns CDs que reúnam músicas folclóricas para serem ouvidas no dia da exposição.
http://brincandocomcores.blogspot.com/2009/07/musicas-folcloricas-para-criancas.html
CD - Músicas Folclóricas Brasileiras: Para o professor ensinar os alunos a cantar. Fundação Victor Civita.
e) Fotografar a exposição dos trabalhos.
f) Se possível, preparar um lanche com comidas típicas da região para ser servido inauguração da exposição.
Poderá ser trabalhado o gênero receita culinária nessa aula, ampliando sua duração e objetivos.
GIBI - Turma da Mônica e Folclore
gibitecacom.blogspot.com/.../turma-da-monica-e-folclore.html
Esta coleção, que tem sido publicada com o nome de SAIBA MAIS, TURMA DA MÔNICA, possui um material muito bom e que pode ser utilizado para se dar boas aulas, em Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa.
Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:
- Conheceram as tradições e folclore da região onde vive, através de pesquisa na biblioteca, internet e com pessoas mais velhas.
- Sintetizaram as informações trazidas a partir da realização da pesquisa.
- Produziram, coletivamente, histórias e/ou lendas próprias de sua região.
- Planejaram uma exposição do material pesquisado e dos textos produzidos.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/09/2010
Quatro estrelasÈ importantíssimo assuntos regionais ,para a concientização cultural do cidadao.
17/08/2010
Quatro estrelasÉ muito importante trabalhar com projetos. Achei muito valioso o trabalho à partir do folclore de sua região.