18/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ler, com desenvoltura, diferentes adivinhas.
Participar de uma discussão sobre o tema demonstrando conhecimentos variados.
Envolver-se, ativamente, em uma brincadeira de adivinhação.
Confeccionar, em pequenos grupos, cartazes sobre adivinhas.
Expressar-se, através de desenhos, sobre o tema proposto.
É necessário que os alunos compreendam que as adivinhas são criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
1. O professor deverá distribuir aos alunos pequenas fichas coloridas contendo variadas adivinhas.
Fonte: jordan-tutoriais.blogspot.com
MODELOS:
- O que é que é? Surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro
- O que é o que é? Que sempre se quebra quando se fala?
Resposta: o segredo
- Ele é magro pra chuchu, tem dentes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?
Resposta: o garfo
- O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?
Resposta: o botão
- O que é feito para andar e não anda?
Resposta: a rua
- O que é o que e? Dá muitas voltas e não sai do lugar?
Resposta: o relógio
- Qual é a piada do fotógrafo?
Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada.
- O que é o que é? Sobe quando a chuva desce?
Resposta: o guarda-chuva.
- Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?
Resposta: em dia de plantão.
- Qual a única pedra que fica em cima da água?
Resposta: a pedra de gelo.
- O que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato?
Resposta: formigas treinando para o carnaval!
- O que é um pontinho verde brilhando na cama de um hospital?
Resposta: uma ervilha dando à luz
- O que a esfera disse para o cubo?
Resposta: deixa de ser quadrado.
- O que é o que é? Està sempre no meio da rua e de pernas para o ar?
Resposta: a letra U
- O que é o que é? Anda com os pés na cabeça?
Resposta: o piolho
- É um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual.
Resposta: arara.
2. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa das adivinhas.
3. Realizar uma discussão oral para que os alunos demonstrem o seu conhecimento sobre o tema. Durante a discussão, ouvir dos alunos outras adivinhas, caso conheçam.
4. Explicar aos alunos que as adivinhas, também conhecidas como "o que é o que é' servem para se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
1. Propor aos alunos uma brincadeira de adivinhação.
Professor: Para a realização da brincadeira, é necessário:
* selecionar um número de adivinhas igual ao número de alunos da sala para que todos possam participar perguntando e respondendo.
* dividir a turma em dois grupos (A e B, meninos e meninas/lado esquerdo e lado direito).
O site abaixo possui 136 modelos de adivinhas.
http://www.qdivertido.com.br/charadas.php
Como brincar:
Fonte: http://blogalize.net/adivinhas.html
1. Colocar em uma caixa de papelão encapada as adivinhas em pequenos pedaços de papel dobrado.
2. Chamar um aluno do grupo A, por exemplo, e pedir que retire um papel da caixa, abra-o e leia a adivinha em voz alta.
3. Os alunos do grupo B que souberem a resposta deverão levantar a mão.
4. O professor, como mediador, falará o nome do aluno que deverá responder.
5. Caso o aluno acerte, é anotado 1 ponto para o grupo.
6. O aluno que acertou a adivinha irá retirar um outro papel da caixa e lerá a adivinha para o grupo adversário e, assim, sucessivamente.
Professor: Fique atento para que todos os alunos participem da brincadeira.
7. Caso o aluno erre a adivinha, o grupo que leu a adivinha terá o direito de ler outra.
8. O grupo que fizer mais pontos ganhará a brincadeira.
2. Após a brincadeira, dividir a turma em pequenos grupos.
3. Cada grupo receberá pedaços de papeis cortados em forma retangular e escreverá uma adivinha em cada um.
4. A seguir, cada grupo deverá confeccionar um cartaz com as adivinhas e fazer um desenho relacionado a ela.
5. Os cartazes deverão ficar expostos no corredor da escola para apreciação dos alunos, professores, funcionários e familiares.
Mais adivinhas:
O professor deverá avaliar se o aluno:
Leu, com desenvoltura, diferentes adivinhas.
Participou de uma discussão sobre o tema demonstrando conhecimentos variados.
Envolveu-se, ativamente, em uma brincadeira de adivinhação.
Confeccionou, em pequenos grupos, cartazes sobre adivinhas.
Expressou-se, através de desenhos, sobre o tema proposto.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/04/2014
Três estrelasmuito bom. adorei!
19/04/2014
Quatro estrelasDiverte e desenvolve vários aspectos como: a fluência da leitura, a rapidez do raciocinio lógico, a participação em grupos.
19/04/2014
Quatro estrelasMuito gratificante esta aula sobre adivinhas.Excelente.Com certeza farei bom proveito.
13/09/2013
Cinco estrelasEsta aula foi bem elaborada, e propocinou varias ideias que eu possa reproduzir com os meus alunos em sala de aula. obrigada!
09/08/2013
Quatro estrelasParabéns pela proposta, nala temos a leitura, interpretação e a oralidade bem trabalhados, sem contar com a integração!
04/08/2013
Cinco estrelasMuito bom, gostei das sugestões.
20/07/2013
Cinco estrelasMuito bom! Me ajudou muito! Obrigada.
14/09/2011
Quatro estrelasMuito obrigada pela dica, adoreiii
26/05/2011
Cinco estrelasmuitooooooooooo bom messsssssssmo amei