Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ADIVINHAS: como trabalhar

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler, com desenvoltura, diferentes adivinhas.

Participar de uma discussão sobre o tema demonstrando conhecimentos variados.

Envolver-se, ativamente, em uma brincadeira de adivinhação.

Confeccionar, em pequenos grupos, cartazes sobre adivinhas.

Expressar-se, através de desenhos, sobre o tema proposto.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos compreendam que as adivinhas são criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.

Estratégias e recursos da aula

1. O professor deverá distribuir aos alunos pequenas fichas coloridas contendo variadas adivinhas.

Fonte: jordan-tutoriais.blogspot.com  

MODELOS:

- O que é que é? Surdo e mudo, mas conta tudo?

Resposta: o livro

- O que é o que é? Que sempre se quebra quando se fala?

Resposta: o segredo

- Ele é magro pra chuchu, tem dentes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?

Resposta: o garfo

- O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?

Resposta: o botão

- O que é feito para andar e não anda?

Resposta: a rua

- O que é o que e? Dá muitas voltas e não sai do lugar?

Resposta: o relógio

- Qual é a piada do fotógrafo? 

Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada. 

- O que é o que é? Sobe quando a chuva desce? 

Resposta: o guarda-chuva.

- Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?

 Resposta: em dia de plantão.

- Qual a única pedra que fica em cima da água? 

Resposta: a pedra de gelo.

- O que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato?

Resposta: formigas treinando para o carnaval!

- O que é um pontinho verde brilhando na cama de um hospital? 

Resposta: uma ervilha dando à luz

- O que a esfera disse para o cubo?

Resposta: deixa de ser quadrado.

- O que é o que é? Està sempre no meio da rua e de pernas para o ar?

Resposta: a letra U

- O que é o que é? Anda com os pés na cabeça?

Resposta: o piolho

- É um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual.

Resposta: arara.

2. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa das adivinhas.

3. Realizar uma discussão oral para que os alunos demonstrem o seu conhecimento sobre o tema. Durante a discussão, ouvir dos alunos outras adivinhas, caso conheçam.

4. Explicar aos alunos que as adivinhas, também conhecidas como "o que é o que é' servem para se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.

1. Propor aos alunos uma brincadeira de adivinhação.

Professor: Para a realização da brincadeira, é necessário:

* selecionar um número de adivinhas igual ao número de alunos da sala para que todos possam participar perguntando e respondendo.

* dividir a turma em dois grupos (A e B, meninos e meninas/lado esquerdo e lado direito).

O site abaixo possui 136 modelos de adivinhas.

http://www.qdivertido.com.br/charadas.php 

Como brincar:

Fonte: http://blogalize.net/adivinhas.html 

1. Colocar em uma caixa de papelão encapada as adivinhas em pequenos pedaços de papel dobrado.

2. Chamar um aluno do grupo A, por exemplo, e pedir que retire um papel da caixa, abra-o e leia a adivinha em voz alta.

3. Os alunos do grupo B que souberem a resposta deverão levantar a mão.

4. O professor, como mediador, falará o nome do aluno que deverá responder.

5. Caso o aluno acerte, é anotado 1 ponto para o grupo.

6. O aluno que acertou a adivinha irá retirar um outro papel da caixa e lerá a adivinha para o grupo adversário e, assim, sucessivamente.

Professor: Fique atento para que todos os alunos participem da brincadeira.

7. Caso o aluno erre a adivinha, o grupo que leu a adivinha terá o direito de ler outra.

8. O grupo que fizer mais pontos ganhará a brincadeira.

2. Após a brincadeira, dividir a turma em pequenos grupos.

3. Cada grupo receberá pedaços de papeis cortados em forma retangular e escreverá uma adivinha em cada um.

4. A seguir, cada grupo deverá confeccionar um cartaz com as adivinhas e fazer um desenho relacionado a ela.

5. Os cartazes deverão ficar expostos no corredor da escola para apreciação dos alunos, professores, funcionários e familiares.

Fonte: escoladarcyribeiro.blogspot.com  

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar se o aluno:

Leu, com desenvoltura, diferentes adivinhas.

Participou de uma discussão sobre o tema demonstrando conhecimentos variados.

Envolveu-se, ativamente, em uma brincadeira de adivinhação.

Confeccionou, em pequenos grupos, cartazes sobre adivinhas.

Expressou-se, através de desenhos, sobre o tema proposto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 4/9 - 44.44%
  • Quatro estrelas 4/9 - 44.44%
  • Três estrelas 1/9 - 11.11%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.