25/08/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Objetivos: As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
ATIVIDADE 1 – Brincando como antigamente
1º momento: O professor inicia a aula propondo ao grupo a realização de alguma brincadeira do seu tempo de criança, por exemplo, boca de forno. Nesta brincadeira uma criança é eleita como o “Rei mandinha” e dará as ordens para as demais crianças cumprir. As ordens consistem em achar um determinado objeto ou realizar algum movimento. Quem não cumprir a ordem paga uma prenda. A brincadeira acontece com o seguinte diálogo:
Rei mandinha – boca de forno. Crianças – Forno! Rei mandinha – Tirando bolo. Crianças – Bolo! Rei mandinha – Jacarandá. Crianças – Dá. Rei mandinha – Se eu mandar? Crianças – Vou. Rei mandinha – Se não for? Crianças – Apanha no bumbum. |
Então o “Rei mandinha” manda que as crianças peguem um objeto, que pode ser uma folha de árvore, entre outras coisas; ou que faça algum movimento como pular em um pé só.
Figura 1
Fonte: www.google.com.br
2º momento: Após a realização da brincadeira boca de forno, o professor conversa com a turma questionando o que as crianças acharam da brincadeira. O que foi legal? O que elas não gostaram?
3º momento: Com a ajuda das crianças o professor escreve as regras da brincadeira, chamando atenção das crianças para a estrutura deste tipo de texto:
ATIVIDADE 2 - Descobrindo as brincadeiras da infância dos pais
1º momento: Após a conversa sobre a brincadeira boca de forno, o professor faz os seguintes questionamentos à turma: Vocês conhecem outras brincadeiras de antigamente? De que os pais de vocês brincavam quando eram crianças? E que tal a gente perguntar para eles?
2º momento: O professor entrega e explica para as crianças a atividade de pesquisa sobre as brincadeiras dos pais:
Converse com seu pai ou sua mãe sobre as brincadeiras que costumavam realizar quando eram crianças. Depois da conversa peça para ele ou ela responder as questões abaixo:
1- Qual o nome da brincadeira? _______________ 2- Quais as regras da brincadeira? _________________________________ _________________________________ _________________________________ _________________________________ _________________________________ _________________________________ Agora faça um desenho sobre a brincadeira.
|
3º momento: O professor organiza as crianças em uma roda e em seguida comenta a pesquisa de cada uma, organizando a lista com os nomes das brincadeiras. A lista pode ser intitulada de BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA DE NOSSOS PAIS.
4º momento: Após a realização das brincadeiras as crianças realizam o seguinte registro:
Hoje realizamos algumas brincadeiras do tempo em que os nossos pais eram crianças. Lembre deste momento de nossa aula e faça o que se pede: 1- Escreva do seu jeito o nome da brincadeira que você mais gostou. ___________________________________________________________________ 2- Ilustre esta brincadeira. |
Algumas sugestões de brincadeiras para ampliar o repertório das crianças.
Caçador com coringa e alerta [Tempo de brincar]
Andoleta e bandeirinha [Tempo de brincar]
ATIVIDADE 3 - Escolhendo brinquedos para serem confeccionados
1º momento: Após a realização do registro das brincadeiras vivenciadas no grupo o professor poderá retornar à lista das brincadeiras procurando destacar com as crianças aquelas em que apareceram brinquedos.Em seguida, propôe à turma convidar os pais para ensinar a confeccionar estes brinquedos.
2º momento: Escolhidos os brinquedos a serem confeccionados, o professor combina com os respectivos pais um horário e material necessário a confecção dos brinquedos. A vinda dos pais pode acontecer em dias diferentes.
ATIVIDADE 4 - Confeccionando brinquedos com os pais
1º momento: O professor organiza as crianças em uma roda e apresenta os pais que irão ensinar a turma a confeccionar o brinquedo. Em seguida forma os grupos de trabalho tendo como critério o brinquedo que cada criança quer confeccionar e distribui o material necessário a confecção. Os grupos podem trabalhar usando espaços fora da sala.
Fonte: Acervo do NEI, 2009.
2º momento: Concluída a confecção os grupos de trabalho voltam para apresentar os brinquedos e socializar como estes foram confeccionados. Em seguida proporciona a turma um momento para usarem o brinquedo.
Fonte: Acervo do NEI, 2009.
ATIVIDADE 5 - Planejando a produção do livro
1º momento: O professor propõe à turma a confecção de um livro ensinando a confeccionar os brinquedos. Em seguida questiona quais as partes de um livro, o que contem nele.
2º momento: O professor apresenta para a turma um livro ensinando a confeccionar brinquedos analisando o seu formato e as partes que o compõe: capa, índice, agradecimento, dedicatória, texto, ilustração.
Figura 2
Fonte: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/livro-brincadeiras-e-brinquedos-lancado.html
3º momento: Após a análise do formato e das partes do livro, o professor procede à leitura das instruções de um dos brinquedos. Em seguida lista com as crianças a estrutura do texto lido, para isso pergunta que informações devem conter no texto para as pessoas saberem confeccionar o brinquedo: nome do brinquedo, material necessário, passos da confecção.
4º momento: Com base na estrutura organizada com a turma, o professor escolhe um dos brinquedos e procede a escrita coletiva do modo de confecção.
ATIVIDADE 6 - Produzindo o livro
1º momento: O professor inicia a aula escolhendo com a turma o título do livro. Em seguida organiza os grupos para escrever os textos ensinando a confeccionar os brinquedos, definindo a função de cada componente – escriba, informantes acerca das regras que regem a nossa forma de escrita, ilustrador.
2º momento: Após a produção dos textos e ilustrações, o professor faz uma revisão coletiva do trabalho de cada grupo.
ATIVIDADE 7 – Planejando a socialização as brincadeiras e do livro
1º momento: O professor inicia aula combinando com as crianças qual a turma da escola será convidada para o lançamento do livro, exposição dos brinquedos e socialização das brincadeiras. Em seguida, discute com o grupo que informações precisam colocar no convite (data, local e horário) e procede a produção coletiva do texto.
2º momento: Junto com as crianças o professor vai até a turma escolhida para entregar o convite.
3º momento: Em seguida o professor define com as crianças a função de cada uma durante a exposição – apresentar os brinquedos, mostrar como o brinquedo funciona, ensinar as brincadeiras.
ATIVIDADE 8 – Socializando as brincadeiras e brinquedos de outros tempos
1º momento: O professor inicia aula organizando com as crianças o local da exposição.
2º momento: Após recepcionar os convidados dando as boas vindas, o professor organiza todos em uma grande roda e, com a juda de seus alunos, apresenta o livro lendo seu o título, explicando seu processo de produção e mostrando as suas partes. Em seguida procede a leitura dos nomes dos brinquedos que o livro ensina a confeccionar. À medida que o professor ler os nomes dos brinquedos, as crianças da turma vão mostrando para os convidados e explicando como se brinca.
3º momento: A exposição prossegue com a realização de algumas brincadeiras.
Nome | Tipo |
---|---|
Andoleta e bandeirinha [Tempo de brincar] | Vídeo |
Caçador com coringa e alerta [Tempo de brincar] | Vídeo |
Cobra-cega [Tempo de brincar] | Vídeo |
http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/
Nestes site é possível encontrar textos que fundamentam á prática docente ao desenvolver aulas com a temática jogos e brincadeiras. Para ter acesso é só clicar no link textos e em seguida clicar no link publicação eletrônica. Neste link clic no ano de 2008 e acesse o texto Jogos e brincadeiras: desafios e descobertas.
Para ter acesso a figura 1 é só acessar o site e digitar na caixa de pesquisa boca de forno, em seguida clica no link imagem e depois em pesquisar.
http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/livro-brincadeiras-e-brinquedos-lancado.html
Neste endereço é possível encontrar a figura 2.
.
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades, observando-se a participação dos alunos durante a realização das brincadeiras, bem como suas contribuições, na confecção dos brinquedos e produção do livro.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!