18/10/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
- Conhecer como foi criado esse esporte.
- Destacar a importância de ter regras tanto na vida quanto no esporte.
- Identificar outros esportes originalmente brasileiros.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para o aluno participar dessa aula.
Aula 1
Uma quadra dividida por uma rede, uma bola que deve ser arremessada por cima dessa rede com o objetivo de não deixar a bola cair no seu campo e devolver ela ao campo adversário. Jogado individualmente ou em duplas utilizando fundamentos de recepção, levantamento e ataque.
Ficou fácil identificar de que esporte estamos falando?
Qual bola é produzida artesanalmente de crochê recheada com polietileno granulado, com cerca de 50 gramas de peso?
Que jogo é realizado utilizando golpes com os pés, podendo também ser utilizado o tronco e a cabeça para toques na bolinha, sendo proibido o uso das mãos?
Mas e agora? Que esporte é esse?
Como joga essa modalidade esportiva? Quais suas regras e qual sua importância para o esporte?
Com a imagem abaixo fica mais fácil decifrar?
Disponível em http://www.footsack.com.br/?pagina=galeria&fundo=galeria (acesso em: 10/07/2010).
Sugestões:
Professor, antes de responder essas questões sugiro dois vídeos que apresentam alguns fundamentos desse esporte. Contextualizar um pouco sobre esse esporte após a apresentação dos vídeos e aproveitar o momento para realizar um debate sobre se qual o conhecimento que os alunos tinham ou não sobre o mesmo.
Vídeo 1 - Footsack individual:
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=10925 (acesso em 10/07/2010).
Vídeo 2 - Footsack em duplas:
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=10926 (acesso em 10/07/2010).
Atividade 1
Dividir a sala em dois grupos e propor pesquisa em forma de relatório ou apresentação, de dois temas:
- Pesquisar sobre a história do Footsack.
- Pesquisar sobre esportes criados no Brasil.
Aula 2 - Entrega dos trabalhos e/ou apresentação deles para a turma. Após isso, propor para os alunos a aula no pátio escolar ou na quadra, com atividades pré-desportivas voltadas a iniciação ao footsack.
Atividade 2
Apresentação do vídeo " Regras (Visões no Esporte) ", para mostrar a importância de se ter regras para poder jogar um determinado esporte principalmente esse por ser um esporte relativamente novo e pouco conhecido, e discutir também que regras não devem permanecer apenas nas quadras, mas sim para muitas situações na vida das pessoas, pois vivemos em sociedade, a qual cada um tem seus direitos e deveres.
Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=51227 (acesso em 10/07/2010).
2- Apresentar as regras básicas para jogar Footsack, listadas abaixo:
Quadra: é necessária apenas no Footsack competitivo, já que para jogar o recreativo basta uma bolinha e três pessoas. O campo de cada jogador mede 4m de comprimento por 5m de largura, no individual, e 5m x 5m, em duplas. A quadra é dividida em quatro quadrantes.
Rede: ocupa toda a largura da quadra e sua parte superior fica a 1,5m do chão.
Modalidades: no footsack de competição, há duas modalidades: individual e em duplas.
Pontuação: em ambos os casos, são disputados três sets de 21 pontos – em caso do set chegar ao placar de 20 x 20, é preciso abrir dois pontos de vantagem – e vence aquele que primeiro conquistar dois sets. Cada ponto é obtido quando o atleta passa o footsack por cima da rede e o faz cair no campo do adversário.
Saque: no saque, o atleta deve chutar o footsack no quadrante diagonal oposto.
Objetivo: o atleta deve passar o footsack para o outro lado da quadra em no máximo de dois toques (em duplas, o limite é de cinco toques entre a dupla, mas é obrigatório que ambos toquem na bola), com qualquer parte do corpo, exceto braço, antebraço e mão.
Disponível em http://www.abrafoots.org.br/manual_footsack.pdf (acesso em 10/07/2010).
Aula 3
Atividades práticas 1
O próximo passo após passar e discutir as regras, será a construção de uma bola de meia, a qual será utilizada para realizar a aula prática com os alunos no pátio ou quadra.
Para isso pediremos para os alunos formarem duplas e trazerem os materiais necessários para a construção da bola de meia.
Como fazer a bola de meia :
Materiais: jornal, uma meia velha e fita adesiva.
Desenvolvimento: faça uma bola do tamanho de uma bola de tênis com jornal. Forme essa bola passando fita adesiva à toda a volta dela, para que fique bem redonda.
Coloque a bola dentro da meia, lá no fundo.
Torça a meia bem junto de onde está a bola umas duas vezes.
O resto da meia que sobrar você vai virar do avesso, passar pela parte torcida, envolvendo de novo a bola dentro da meia.
Se der certo, não vai sobrar nenhuma parte da meia pendurada. Tudo vai estar no formato da bola.
Aula 4 - Atividades Práticas 2
Fundamentos pré-desportivos: após a confecção da bola de meia chega o momento de vivenciar alguns dos fundamentos pré desportivos do footsack. Alguns deles já foram mostrados nos vídeos anteriores. Nesse momento o professor pode levar os alunos para o pátio escolar ou a quadra e fazer as formações indicadas logo abaixo.
Círculo recreativo: essa modalidade é a mais indicada para os iniciantes no esporte. Em círculos formados de 3 a 5 pessoas, o praticante aprimora suas técnicas e adquire noções básicas de controle e domínio do footsack.
As regras são feitas pelo próprio grupo - sempre com o enfoque na camaradagem e no espírito de equipe - ou seja, pode limitar-se o número de toques por jogador, criar uma sequência para aprimoramento das técnicas e ganho de velocidade e ainda executar as principais manobras antes de enviar o footsack para outra pessoa do grupo.
3 pessoas: com a formação de um triângulo, um jogador toca o footsack para o outro, podendo ou não manter uma ordem na direção do footsack.
4 pessoas: formando um quadrado, os jogadores tocam o footsack na diagonal ou diretamente para um dos companheiros ao seu lado.
Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=64 (acesso em 10/07/2010).
Aula 5
Nesse momento seria interessante sentar com todos os alunos no pátio/quadra, e fazer um resgate dessas últimas aulas, pois os alunos já tem um conhecimento maior sobre o footsack, desde sua história e criação no Brasil, de outros esportes genuinamente brasileiros, de algumas de suas regras, e da importância de se ter regras no esporte e na vida, ja vivenciaram alguns fundamentos do esporte. Nesse resgate buscar saber de cada aluno uma reflexão do que aprendeu e com todos tentar pontuar a relevância dos temas abordados.
Nome | Tipo |
---|---|
Regras [Visões do esporte] | Vídeo |
Alguns sites de Esportes criados no Brasil:
Frescobol - disponível em http://www.frescobol.vai.la/ (acesso em: 10/07/2010).
Futebol de Salão - disponível em http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/origem.php (acesso em: 10/07/2010).
Futebol de Praia - disponível em http://www.cbbsbrasil.com.br/site/index.php?cat_id=10 (acesso em: 10/07/2010).
Futevôlei - disponível em http://www.cbfv.com.br/ (acesso em: 22/08/2010).
Biribol - disponível em http://www.biribol.com/verHistorico.aspx?cod=4 (acesso em: 10/07/2010).
Manual de Introdução ao Esporte: http://www.abrafoots.org.br/manual_footsack.pdf (acesso em: 10/07/2010).
Site Oficial do do Footsack: http://www.footsack.com.br/ (acesso em: 10/07/2010).
Avaliação deve ser diagnóstica, ocorrendo em todos os momentos das aulas.
Critérios avaliação/diagnóstico:
1- participação da discussão inicial, em relações as questões norteadoras;
2- realização das atividades de pesquisa, com entrega de trabalho ou apresentação;
3- desenvolvimento/participação e socialização das atividades referentes a construção de materiais (bola de meia) e nas atividades pré-desportivas;
4- participação individual e coletiva dos alunos no desenvolvimento global da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/07/2011
Cinco estrelasmuito bom mesma amei amei amei