Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Footsack: o novo esporte criado no Brasil

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer como foi criado esse esporte.

- Destacar a importância de ter regras tanto na vida quanto no esporte.

- Identificar outros esportes originalmente brasileiros.

Duração das atividades
Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para o aluno participar dessa aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Uma quadra dividida por uma rede, uma bola que deve ser arremessada por cima dessa rede com o objetivo de  não deixar a bola cair no seu campo e devolver ela ao campo adversário. Jogado individualmente ou em duplas utilizando fundamentos de recepção, levantamento e ataque.

Ficou fácil identificar de que esporte estamos falando?

Qual bola é produzida artesanalmente de crochê recheada com polietileno granulado, com cerca de 50 gramas de peso?

Que jogo é realizado utilizando golpes com os pés, podendo também ser utilizado o tronco e a cabeça para toques na bolinha, sendo proibido o uso das mãos?

Mas e agora? Que esporte é esse?

Como  joga essa modalidade esportiva? Quais suas regras e qual sua importância para o esporte?   

Com a imagem abaixo fica mais fácil decifrar?

Disponível em http://www.footsack.com.br/?pagina=galeria&fundo=galeria (acesso em: 10/07/2010).

Sugestões:

Professor, antes de responder essas questões sugiro dois vídeos que apresentam alguns fundamentos desse esporte. Contextualizar um pouco sobre esse esporte após a apresentação dos vídeos e aproveitar o momento para realizar um debate sobre se qual o conhecimento que os alunos tinham ou não sobre o mesmo.

Vídeo 1 - Footsack individual:

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=10925 (acesso em 10/07/2010).

Vídeo 2 - Footsack em duplas:

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=10926 (acesso em 10/07/2010).

Atividade 1

Dividir a sala em dois grupos e propor pesquisa em forma de relatório ou apresentação, de dois temas:  

- Pesquisar sobre a história do Footsack.       

- Pesquisar sobre esportes criados no Brasil.

Aula 2 - Entrega dos trabalhos e/ou apresentação deles para a turma. Após isso, propor para os alunos a aula no pátio escolar ou na quadra, com atividades pré-desportivas voltadas a iniciação ao footsack.

Atividade 2

Apresentação do vídeo " Regras (Visões no Esporte) ", para mostrar a importância de se ter regras para poder jogar um determinado esporte principalmente esse por ser um esporte relativamente novo e pouco conhecido, e discutir também que regras não devem permanecer apenas nas quadras, mas sim para muitas situações na vida das pessoas, pois vivemos em sociedade, a qual cada um tem seus direitos e deveres.   

Regras [Visões do esporte] 

Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=51227 (acesso  em 10/07/2010).       

2- Apresentar as regras básicas para jogar Footsack, listadas abaixo:

Quadra: é necessária apenas no Footsack competitivo, já que para jogar o recreativo basta uma bolinha e três pessoas. O campo de cada jogador mede 4m de comprimento por 5m de largura, no individual, e 5m x 5m, em duplas. A quadra é dividida em quatro quadrantes.       

Rede: ocupa toda a largura da quadra e sua parte superior fica a 1,5m do chão.      

Modalidades: no footsack de competição, há duas modalidades: individual e em duplas.       

Pontuação: em ambos os casos, são disputados três sets de 21 pontos – em caso do set chegar ao placar de 20 x 20, é preciso abrir dois pontos de vantagem – e vence aquele que primeiro conquistar dois sets. Cada ponto é obtido quando o atleta passa o footsack por cima da rede e o faz cair no campo do adversário.       

Saque: no saque, o atleta deve chutar o footsack no quadrante diagonal oposto.           

Objetivo: o atleta deve passar o footsack para o outro lado da quadra em no máximo de dois toques (em duplas, o limite é de cinco toques entre a dupla, mas é obrigatório que ambos toquem na bola), com qualquer parte do corpo, exceto braço, antebraço e mão.     

Disponível em http://www.abrafoots.org.br/manual_footsack.pdf  (acesso em 10/07/2010).

Aula 3

Atividades práticas 1

O próximo passo após passar e discutir as regras, será a construção de uma bola de meia, a qual será utilizada para realizar a aula prática com os alunos no pátio ou quadra.

Para isso pediremos para os alunos formarem duplas e trazerem os  materiais necessários para a construção da bola de meia.       

Como fazer a bola de meia :       

Materiais: jornal, uma meia velha e fita adesiva.   

Desenvolvimento: faça uma bola do tamanho de uma bola de tênis com jornal. Forme essa bola passando fita adesiva à toda a volta dela, para que fique bem redonda.

Coloque a bola dentro da meia, lá no fundo.

Torça a meia bem junto de onde está a bola umas duas vezes.

O resto da meia que sobrar você vai virar do avesso, passar pela parte torcida, envolvendo de novo a bola dentro da meia.

Se der certo, não vai sobrar nenhuma parte da meia pendurada. Tudo vai estar no formato da bola.  

Aula 4 - Atividades Práticas 2

Fundamentos pré-desportivos: após a confecção da bola de meia chega o momento de vivenciar alguns dos fundamentos pré desportivos do footsack. Alguns deles já foram mostrados nos vídeos anteriores. Nesse momento o professor pode levar os alunos para o pátio escolar ou a quadra e fazer as formações indicadas logo abaixo.        

Círculo recreativo: essa modalidade é a mais indicada para os iniciantes no esporte. Em círculos formados de 3 a 5 pessoas, o praticante aprimora suas técnicas e adquire noções básicas de controle e domínio do footsack.       

As regras são feitas pelo próprio grupo - sempre com o enfoque na camaradagem e no espírito de equipe - ou seja, pode limitar-se o número de toques por jogador, criar uma sequência para aprimoramento das técnicas e ganho de velocidade e ainda executar as principais manobras antes de enviar o footsack para outra pessoa do grupo.        

3 pessoas: com a formação de um triângulo, um jogador toca o footsack para o outro, podendo ou não manter uma ordem na direção do footsack.       

4 pessoas: formando um quadrado, os jogadores tocam o footsack na diagonal ou diretamente para um dos companheiros ao seu lado.    

Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=64 (acesso em 10/07/2010).

Aula 5 

Nesse momento seria interessante sentar com todos os alunos no pátio/quadra, e fazer um resgate dessas últimas aulas, pois os alunos já tem um conhecimento maior sobre o footsack, desde sua história e criação no Brasil, de outros esportes genuinamente brasileiros, de algumas de suas regras, e da importância de se ter regras no esporte e na vida, ja vivenciaram alguns fundamentos do esporte. Nesse resgate buscar saber de cada aluno uma reflexão do que aprendeu e com todos tentar pontuar a relevância dos temas abordados.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Regras [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

Alguns sites de Esportes criados no Brasil:

Frescobol - disponível em http://www.frescobol.vai.la/  (acesso em: 10/07/2010).

Futebol de Salão - disponível em http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/origem.php (acesso em: 10/07/2010).

Futebol de Praia - disponível em http://www.cbbsbrasil.com.br/site/index.php?cat_id=10 (acesso em: 10/07/2010).

Futevôlei - disponível em http://www.cbfv.com.br/ (acesso em: 22/08/2010).

Biribol - disponível em http://www.biribol.com/verHistorico.aspx?cod=4 (acesso em: 10/07/2010).

Manual de Introdução ao Esporte: http://www.abrafoots.org.br/manual_footsack.pdf (acesso em: 10/07/2010).

Site Oficial do do Footsack: http://www.footsack.com.br/ (acesso em: 10/07/2010).

Avaliação

Avaliação deve ser diagnóstica, ocorrendo em todos os momentos das aulas.

Critérios avaliação/diagnóstico:

1- participação da discussão inicial, em relações as questões norteadoras;

2- realização das atividades de pesquisa, com entrega de trabalho ou apresentação;

3- desenvolvimento/participação e socialização das atividades referentes a construção de materiais (bola de meia) e nas atividades pré-desportivas;

4-  participação individual e coletiva dos alunos no desenvolvimento global da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.