Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Boi bumbá, boi de reis, boi pirilampo: conhecendo outras tradições juninas do Brasil

 

25/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, ARLETE MARIA LEAL SANTOS,IZANA MARIA FERNANDES,RUTILENE SANTOS DE SOUZA MELO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula:   

  • Perceber a dança do Bumba meu boi como uma das manifestações culturais das festas juninas.
  • Conhecer a origem do Bumba meu boi. Conhecer releituras da dança e do enredo do Bumba meu boi. Participar da composição dos personagens (expressões, sonoridade da voz) do enredo da dança através da experimentação.
  • Participar da composição da coreografia e figurino da dança.
  • Realizar os movimentos da coreografia, seguindo as orientações da professora.
  • Registrar através do desenho e da escrita os conhecimentos aprendidos durante o estudo.
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas durante quinze dias em aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Conhecendo a lenda do bumba-meu-boi

1º momento – O professor inicia a aula apresentando para a turma imagens (gravuras, figuras ou fotos) de algumas danças brasileiras (frevo, quadrilha, samba, bumba-meu-boi, pastorio, etc.). Depois de nomear cada dança, pede que as crianças indiquem quais delas fazem parte das festas juninas. Dependendo da região do país pode ser que as crianças não indiquem o bumba-meu-boi como uma dança junina. Caso isso aconteça o professor explica para turma que em alguns lugares do Brasil essa é uma dança comum nos festejos juninos.

2º momento – O professor procura saber o que a turma conhece sobre a dança e em seguida conta a lenda representada pela dança. No site abaixo o professor pode encontrar uma das versões da lenda e do auto do boi:

 http://agenciadeviagem.blogspot.com/2009/02/lenda-do-bumba-meu-boi.html  

  ATIVIDADE 2 – Conhecendo a dança do boi

1º momento - O professor exibe para turma um vídeo oportunizando as crianças assistirem duas apresentações do Bumba-meu-boi, uma apresentada por grupos tradicionais e outra estilizada.  O professor orienta as crianças a observarem se durante a apresentação apareciam alguns dos personagens da história do boi contada em sala, como era o figurino dos dançarinos e os movimentos que realizavam durante a dança.    

2º momento – Após a exibição dos vídeos, o professor em uma folha grande de papel, organiza uma tabela para registrar o que foi observado conduzindo as crianças a perceberem semelhanças e diferenças entre os dois grupos:

 

BOI TRADICIONAL

 (colocar o nome do grupo da apresentação)

BOI ESTILIZADO

 (colocar o nome do grupo da apresentação)

  PERSONAGENS DA LENDA

FIGURINO DOS DANÇARINOS

PASSOS DA DANÇA

ATIVIDADE 3 – Conhecendo o Boi Pirilampo

1º momento – O professor conta para as crianças que no Brasil, no estado do Maranhão, as pessoas costumam comemorar as festas juninas brincando o bumba-meu-boi. Nesse momento pode usar o mapa do Brasil para  localizar este estado. O site http://braziliantourism.com.br/ma-cp-po.html contem informações sobre as festas juninas no Maranhão.

2º momento – O professor prossegue a aula exibindo para a turma uma das apresentações do grupo Boi Pirilampo, um dos grupos maranhense que brinca o boi nos festejos juninos. Antes de assistir ao vídeo o professor conta um pouco da história do grupo que pode ser acessada no site http://www.boipirilampo.com.br/historia.htm. Neste mesmo site é possível assistir a apresentação. 

3º momento – Após a exibição do vídeo o professor retoma o quadro na atividade 2 e compara os elementos presentes na dança do Boi Pirilampo e dos outro grupos, destacando semelhanças e diferenças.

4º momento – As crianças registram por meio de desenho e escrita as suas impressões sobre a apresentação.

5º momento – O professor apresenta para as crianças apreciarem algumas músicas do Boi Pirilampo que podem ser acessada no site do grupo (http://www.boipirilampo.com.br/historia.htm). Após o momento de apreciação das músicas o professor realiza uma votação para a turma escolher a música da dança que irão ensaiar para apresentarem na festa junina da escola.

Fonte: http://www.boipirilampo.com.br/historia.htm.

ATIVIDADE 4 – Improvisando os movimentos da dança   

1º momento – Na aula de educação física, o professor organiza as crianças em círculo e, ao som de um cd com ritmos juninos, solicita que girem saltitando movimentando os pés como se estivessem galopando igual a um cavalo. Este movimento possibilita as crianças exercitarem o passo básico da dança do boi. Em seguida, o professor pede que elas ao mesmo tempo em que giram saltitando elevem e balancem as mãos. Depois que pararem de girar, imitando o galope do cavalo, vão até o centro do círculo e voltem, fazendo o mesmo movimento só que de costa para os seus lugares.

2º momento - Após instrumentalizar as turmas com o enredo, imagens da dança e brincadeiras para irem se apropriando de seus passos, o professor inicia os ensaios propriamente ditos. Tomando como referencia as possibilidades motoras das crianças, é possível fazer algumas adaptações montando uma coreografia que não descaracterizasse a dança (que exige movimentos de saltito para frente e para trás, giros, mudança de direção, inclinações do tronco para frente). Assim, o professor pode organizar a dança da seguinte forma:

  • Formação de dois cordões, um azul e outro amarelo;
  • Encontro dos cordões no centro;
  • Cruzamento dos cordões;  
  • Formação do círculo que gira e, sob o comando de uma das professoras, muda de direção;  
  • Entrada do boi;
  • Círculo parado e crianças movimentando na mão a varinha da lua para saldar o boi que se encontra em seu centro;
  • Saída do boi;
  • Formação do caracol;
  • Saída dos cordões.    

    

Fonte: Acervo do NEI, 2006

ATIVIDADE 5 – Confeccionando o figurino e acessórios da dança

Nesta atividade o professor pode envolver as crianças e outras pessoas da comunidade escolar como exemplifica as imagens abaixo:

  Crianças rasgando tiras de jornal para preparar a massa de papel machê                                  Professora pintando a cabeça do boi

                                 

                   Funcionárias costurando o figurino                                                           Crianças participando da confecção de acessórios

                                 

Professor confeccionando a armação do boi

 

ATIVIDADE 4 – Apresentação da releitura do Bumba-meu-boi  

Vivenciado todo esse processo o professor convida a comunidade escolar para assistir a apresentação da turma. Sugerimos que a apresentação aconteça durante as festas juninas como é comum em alguns estados do nordeste.  

 

Fonte: Acervo do NEI, 2006

Recursos Complementares

http://agenciadeviagem.blogspot.com/2009/02/lenda-do-bumba-meu-boi.html  

Neste site o professor encontra uma das versões da lenda e do auto do Bumba-meu-boi.

http://www.boipirilampo.com.br/historia.htm.

Ao acessar este site o professor encontra a história do grupo popular Boi Pirilampo, vídeos diversas apresentações do grupo e, também é possível ouvir suas músicas.

http://www.youtube.com 

Neste site ao digitar na caixa de pesquisa papel machê o professor vai encontrar vários vídeos ensinando a fazer a massa de papel machê, necessária a confecção da cabeça do boi.

Avaliação

A avaliação poderá ser em função:

  • Da participação da criança ao longo das aulas;
  • Dos registros escritos e desenhos acerca dos conteúdos trabalhados;
  • Envolvimento das crianças na composição da coreografia e confecção do figurino;
  • Realização dos movimentos da coreografia, seguindo as orientações do professor.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.