25/08/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, ARLETE MARIA LEAL SANTOS,IZANA MARIA FERNANDES,RUTILENE SANTOS DE SOUZA MELO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Objetivos: As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
ATIVIDADE 1 – Conhecendo a lenda do bumba-meu-boi
1º momento – O professor inicia a aula apresentando para a turma imagens (gravuras, figuras ou fotos) de algumas danças brasileiras (frevo, quadrilha, samba, bumba-meu-boi, pastorio, etc.). Depois de nomear cada dança, pede que as crianças indiquem quais delas fazem parte das festas juninas. Dependendo da região do país pode ser que as crianças não indiquem o bumba-meu-boi como uma dança junina. Caso isso aconteça o professor explica para turma que em alguns lugares do Brasil essa é uma dança comum nos festejos juninos.
2º momento – O professor procura saber o que a turma conhece sobre a dança e em seguida conta a lenda representada pela dança. No site abaixo o professor pode encontrar uma das versões da lenda e do auto do boi:
http://agenciadeviagem.blogspot.com/2009/02/lenda-do-bumba-meu-boi.html
ATIVIDADE 2 – Conhecendo a dança do boi
1º momento - O professor exibe para turma um vídeo oportunizando as crianças assistirem duas apresentações do Bumba-meu-boi, uma apresentada por grupos tradicionais e outra estilizada. O professor orienta as crianças a observarem se durante a apresentação apareciam alguns dos personagens da história do boi contada em sala, como era o figurino dos dançarinos e os movimentos que realizavam durante a dança.
2º momento – Após a exibição dos vídeos, o professor em uma folha grande de papel, organiza uma tabela para registrar o que foi observado conduzindo as crianças a perceberem semelhanças e diferenças entre os dois grupos:
|
BOI TRADICIONAL (colocar o nome do grupo da apresentação) |
BOI ESTILIZADO (colocar o nome do grupo da apresentação) |
PERSONAGENS DA LENDA |
|
|
FIGURINO DOS DANÇARINOS |
|
|
PASSOS DA DANÇA |
|
|
ATIVIDADE 3 – Conhecendo o Boi Pirilampo
1º momento – O professor conta para as crianças que no Brasil, no estado do Maranhão, as pessoas costumam comemorar as festas juninas brincando o bumba-meu-boi. Nesse momento pode usar o mapa do Brasil para localizar este estado. O site http://braziliantourism.com.br/ma-cp-po.html contem informações sobre as festas juninas no Maranhão.
2º momento – O professor prossegue a aula exibindo para a turma uma das apresentações do grupo Boi Pirilampo, um dos grupos maranhense que brinca o boi nos festejos juninos. Antes de assistir ao vídeo o professor conta um pouco da história do grupo que pode ser acessada no site http://www.boipirilampo.com.br/historia.htm. Neste mesmo site é possível assistir a apresentação.
3º momento – Após a exibição do vídeo o professor retoma o quadro na atividade 2 e compara os elementos presentes na dança do Boi Pirilampo e dos outro grupos, destacando semelhanças e diferenças.
4º momento – As crianças registram por meio de desenho e escrita as suas impressões sobre a apresentação.
5º momento – O professor apresenta para as crianças apreciarem algumas músicas do Boi Pirilampo que podem ser acessada no site do grupo (http://www.boipirilampo.com.br/historia.htm). Após o momento de apreciação das músicas o professor realiza uma votação para a turma escolher a música da dança que irão ensaiar para apresentarem na festa junina da escola.
Fonte: http://www.boipirilampo.com.br/historia.htm.
ATIVIDADE 4 – Improvisando os movimentos da dança
1º momento – Na aula de educação física, o professor organiza as crianças em círculo e, ao som de um cd com ritmos juninos, solicita que girem saltitando movimentando os pés como se estivessem galopando igual a um cavalo. Este movimento possibilita as crianças exercitarem o passo básico da dança do boi. Em seguida, o professor pede que elas ao mesmo tempo em que giram saltitando elevem e balancem as mãos. Depois que pararem de girar, imitando o galope do cavalo, vão até o centro do círculo e voltem, fazendo o mesmo movimento só que de costa para os seus lugares.
2º momento - Após instrumentalizar as turmas com o enredo, imagens da dança e brincadeiras para irem se apropriando de seus passos, o professor inicia os ensaios propriamente ditos. Tomando como referencia as possibilidades motoras das crianças, é possível fazer algumas adaptações montando uma coreografia que não descaracterizasse a dança (que exige movimentos de saltito para frente e para trás, giros, mudança de direção, inclinações do tronco para frente). Assim, o professor pode organizar a dança da seguinte forma:
Fonte: Acervo do NEI, 2006
ATIVIDADE 5 – Confeccionando o figurino e acessórios da dança
Nesta atividade o professor pode envolver as crianças e outras pessoas da comunidade escolar como exemplifica as imagens abaixo:
Crianças rasgando tiras de jornal para preparar a massa de papel machê Professora pintando a cabeça do boi
Funcionárias costurando o figurino Crianças participando da confecção de acessórios
Professor confeccionando a armação do boi
ATIVIDADE 4 – Apresentação da releitura do Bumba-meu-boi
Vivenciado todo esse processo o professor convida a comunidade escolar para assistir a apresentação da turma. Sugerimos que a apresentação aconteça durante as festas juninas como é comum em alguns estados do nordeste.
Fonte: Acervo do NEI, 2006
http://agenciadeviagem.blogspot.com/2009/02/lenda-do-bumba-meu-boi.html
Neste site o professor encontra uma das versões da lenda e do auto do Bumba-meu-boi.
http://www.boipirilampo.com.br/historia.htm.
Ao acessar este site o professor encontra a história do grupo popular Boi Pirilampo, vídeos diversas apresentações do grupo e, também é possível ouvir suas músicas.
Neste site ao digitar na caixa de pesquisa papel machê o professor vai encontrar vários vídeos ensinando a fazer a massa de papel machê, necessária a confecção da cabeça do boi.
A avaliação poderá ser em função:
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/09/2013
Cinco estrelasPARABÉNS PELO TRABALHO REALIZADO! AS REFERÊNCIAS DE VÍDEO, FOTOS E ORGANIZAÇÃO DO PROJETO CARACTERIZAM O COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. UTILIZAREI AS IDEIAS COM MINHA TURMA. PROFª ROSEMERY CORDEIRO
21/08/2013
Três estrelasMaravilhosa a aula, parabéns vou por em pratica com os meus pequeninos, obg.
06/08/2013
Cinco estrelasMaravilhoso,com certeza irei aplicar com meus alunos.
05/10/2011
Cinco estrelasAdorei!
04/08/2011
Cinco estrelasÓtimo conteúdo. Obrigada