Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


The Language of Colors

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vocabulário relacionado a cores e adjetivos que descrevem personalidade
  • Expressar preferências
  • Conditionals (review)
Duração das atividades
3horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

First, Second and Third conditional

Estratégias e recursos da aula

Atenção!

Por ser uma aula em que alunos falarão sobre sua personalidade e sobre a personalidade dos colegas é possível que a discussão se acalore, portanto o professor deve ficar atento.

Aula 1 

Distribuir worksheet 1 disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/worksheet-1-language-of-colors  - acesso em 07/08/10

Os alunos devem começar olhando o quadro de cores e discutindo as perguntas sem qualquer preâmbulo, pois isso pode desviá-los do impacto das cores. Os alunos devem discutir as perguntas em pares e em seguida compartilhar suas escolhas com a classe

Pergunte aos alunos: se você fosse uma cor, qual seria? Peça a eles que pensem em uma cor que os represente, que não seja necessariamente a cor que eles provavelmente gostem de usar, mas aquela que melhor os expresse. Peça a eles que não conte qual cor escolheram, mas que anotem em seus cadernos.

Agora os alunos devem formar grupos de quatro pessoas e escolher uma cor que represente cada um de seus colegas. Depois disso todos lêem o quadro I de descrição de personalidades de acordo com as cores no verso do worksheet 1, comparam com suas próprias escolhas e com as escolhas de seus colegas e discutem se concordam ou não. Nos mesmos grupos os alunos devem discutir quais cores seriam apropriadas para cada tipo de pessoa descrita na atividade (worksheet 1 – activity 2). Em seguida eles checam suas sugestões no quadro II no verso do worksheet 1.

Essa atividade pode ser feita de forma divertida, portanto incentive que os alunos exagerem nas“personalidades” representadas nas frases.

Aula 2

Começar dizendo aos alunos que de acordo com analistas de cores, quando nós estamos usando roupas de uma cor em particular transmitimos mensagens a nosso respeito.

Em seguida, pedir que discutam em grupos de três se concordam completamente ou em partes com essa informação e pedir que pensem em exemplos.

Peça aos alunos que façam a activity 1 no Worksheet 2 disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/worksheet-1-language-of-colors - acesso em 07/08/10

Eles podem trabalhar em duplas discutindo a melhor expressão para completar cada sentença. Encoraje-os a inferir o significado das expressões idiomáticas. 

Respostas:

1. sees the world through rose-colored spectacles

2. see red

3. caught him red-handed

4. back and blue

5. black eye

6. a grey area

7. in black and white

8. back sheep

9. out of the blue

10. a red herring

Por último os alunos podem visitar o site abaixo, ler um pouco mais sobre o significado das cores e completar o quiz.

http://www.factmonster.com/ipka/A0769383.html - acesso em 07/08/10

Aula 3

Revisar o uso dos Conditionals usando o chart no Worksheet 3 disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/worksheet-1-language-of-colors - acesso em 07/08/10

Pedir aos alunos que façam a atividade 1 no Worksheet 3 em duplas. 

Respostas: 1 d          2 h          3 c          4 j           5 g          6 b          7 f           8 a          9 i           10 e   

Após corrigir, peça aos alunos que criem frases usando a estrutura dos Conditionals e compare com as de algum colega. Em seguidas peça ao alunos que, em grupos de 4 ou 5, façam um cartaz com as cores e seus significados e colem na parede da sala.

Eles podem ainda fazer os quizes da BBC disponível em:

http://www.bbc.co.uk/apps/ifl/worldservice/quiznet/quizengine?ContentType=text/html;quiz=1732_past 

Recursos Complementares

O site abaixo traz mais explicação e exemplos da forma e uso dos Conditionals:

http://www.learn4good.com/languages/evr_english_grammar.htm 

Avaliação

Peça aos alunos que visitem a página e respondam à pergunta dada.

http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/radio/specials/1159_gramchallenge38/page4.shtml - acesso em 07/08/10

Caso não seja possível a eles visitar a página, traga imagens de pessoas famosas que possam ser de conhecimento dos alunos e pergunte a eles:

If you could meet anyone in the world, who would you meet and what would you ask them?

Peça aos alunos que respondam em seus cadernos individualmente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.