31/08/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Nessa aula, o aluno deverá desenvolver habilidade de leitura e escrita e compreender estruturas fraseológicas fazendo uso de 4 Compassos quaternários, semínimas, 1 timbre e pausa de 1 tempo.
Os alunos devem ter desenvolvidas as noções de pulso e de tempo.
Essa aula está dividida em três partes:
a) Leitura - nesse momento os alunos devem fazer diversos exercícios de leitura rítmica à primeira vista, fazendo uso de uma notação esquemática desenvolvida por Luciano Cintra Silveira, a qual chamamos de 'Quadros Rítmicos'. O processo de compreensão da leitura é simples e não prescinde de nenhum conhecimento anterior. Basta que o professor tenha habilidade rítmica para executar os exemplos, em vários andamentos, contando o pulso em voz alta para que os alunos entendam a proposta.
b) Fraseologia - nesse segundo momento, os exercícios ganharão um sentido musical a partir da introdução de frases, suas repetições e variações. Não interessa formalizar quaisquer conceitos teóricos relacionados à fraseologia. A proposta dessa aula é inteiramente prática, e os alunos devem se relacionar com esses elementos de forma intuitiva a partir do manuseio do material.
c) Prática de conjunto - os alunos devem executar em grupo tudo o que foi desenvolvido no item 'b', de formas diversas.
-------------------------------------------------------------------------
Inicie a aula dividindo os alunos em grupos de 4 a 6 alunos.
Os Quadros Rítmicos são uma ferramenta gráfica para a construção da prática de conjunto com instrumentos de percussão. Sua aplicação é fácil e o processo de leitura é gradativo e de simples compreensão.
Os QR's (quadros rítmicos) são matrizes determinadas pelo número de compassos (linhas) e tempos por compasso (colunas), conforme as figuras 1 e 2, abaixo:
Explique aos alunos que eles devem bater palmas onde houver um 'x' assinalado no tempo e no compasso correspondentes. Sendo assim, proponha as seguintes leituras básicas:
Marque o pulso com algum material sonoro (uma clava, por exemplo), ao mesmo tempo em que faz a contagem em voz alta (1,2,3,4,1,2,3,4...). Se possível, faça a regência das entradas dos alunos nos tempos certos. Dessa maneira, eles terão várias referências para a boa compreensão da proposta e rapidamente serão capazes de realizar as quatro leituras. Assegure-se de que eles estão realizando a proposta sem perder de vista a proposta notacional. Para isso, altere o número de linhas (compassos) e veja se todos param no mesmo momento. Isso pode ser explorado ludicamente, com algum jogo. Por exemplo: 'quem erra sai', entre outros.
Considere a figura abaixo:
Proponha cada um dos exercícios, sucessivamente, considerando:
1) Execução em grupo, com o professor marcando o pulso e fazendo contagem, sem repetição.
2) Execução em grupo, com o professor marcando o pulso e fazendo contagem, com repetição (primeiro uma repetição, depois duas repetições).
3) Execução em grupo, com o professor marcando o pulso e sem fazer contagem, sem repetição.
4) Execução em grupo, com o professor marcando o pulso e sem fazer contagem, com repetição (primeiro uma repetição, depois duas repetições).
5) Execução em grupo, sem que o professor marque o pulso e sem fazer contagem, sem repetição.
6) Execução em grupo, sem que o professor marque o pulso e sem fazer contagem, com repetição (primeiro uma repetição, depois duas repetições).
7) Execuções individuais, com o professor marcando o pulso e sem fazer contagem, sem repetição.
Trabalhe ludicamente sobre essa série de exercícios, propondo pequenas competições entre os grupos. Só passe para o exercício B, depois de passar por todas as etapas do exercício anterior.
Agora retome o QR 'C' da atividade anterior, desenhando-o no quadro. Peça aos alunos que observem o desenho que, agora, deve ser dividido em duas partes, conforme a figura 5:
Eles devem perceber que ao dividirmos a figura em duas partes encontramos dois materiais idênticos, ou seja, nosso exemplo de 4 compassos é na verdade uma célula de dois compassos repetida duas vezes. Demonstre isso em todos os exemplos, observando particularmente a exceção:
O QR 'G' é um exemplo de construção com duas partes diferentes. A primeira parte não é igual e nem se parece com a segunda.
Agora peça aos grupos que construam um QR, seguindo o roteiro abaixo:
1) Desenhar o QR em branco, já com número de tempos e compassos, corretamente.
2) Dividir o QR em duas partes, com uma linha horizontal.
3) Criar livremente uma batida na primeira parte, apenas.
4) Desenhar um segundo QR, idêntico a esse, ao lado.
5) Preencher a segunda parte do primeiro usando repetição, isto é, a segunda parte deve ser idêntica à primeira.
6) Preencher a segunda parte do segundo, com outro material, nem igual, nem semelhante ao primeiro.
7) Ensaiar os dois QR's no grupo.
Nesse momento, proponha uma prática de conjunto da seguinte forma:
1) Cada grupo deve tocar seus dois QR's em sequência, com o professor marcando o pulso.
2) Repetir o item '1' (atividade anterior), agora com a execução encadeada, ou seja, ao fim do segundo QR de um grupo, o grupo seguinte deve iniciar a execução do seu primeiro QR, e assim sucessivamente.
3) Cada grupo deve tocar o seu QR1, em sequência, mas agora intercalando com o QR C. Dessa forma, teremos uma forma rondó: QR1-QRC-QR1(grupo2)-QRC...etc, com todos da turma executando o QRC.
4) Repetir o item '3' (atividade anterior), agrupando 'C' e 'D', estabelecendo a forma QR1-QRC-QRD-QR1-QRC-QRD-QR1-......etc. Da mesma forma, todos da turma tocam 'C' e 'D', em alternância com a execução de cada grupo.
5) Em vez de marcar pulso, faça uma base rítmica para todas as execuções, se possível. Isso torna a percepção dos exercícios mais musical e prazerosa, ao mesmo tempo que trabalha a organicidade do pulso, das frases e da forma.
Utilize instrumentos de percussão diversos.
Nessa aula especificamente, você deve procurar usar apenas um timbre e, de preferência, com instrumentos membranofônicos (tambores, em geral). Se usar instrumentos idiofônicos, evite os de altura definida (xilofones e similares, sinos etc) e também aqueles cujo ataque é impreciso (todos da família dos chocalhos, por exemplo).
Escolha apenas um instrumento para uso na aula, que seja em quantidade suficiente para todos os alunos da sala.
Avalie se os alunos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!