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Diabetes e Exercício Físico podem andar juntos?

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar quais são os benefícios da atividade física para a pessoa com diabetes.     

- Conhecer e diferenciar os tipos de açúcares (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos).     

- Reconhecer os tipos de diabetes, seus sintomas e como fazer para prevenir-se.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos básicos sobre anatomia e fisiologia humana.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Fazer uma pesquisa com os alunos em forma de perguntas direcionadas, para saber o que eles sabem sobre o diabetes, se conhecem pessoas que tem diabetes, histórico de diabetes na família ou amigos, e quais os males que ele causa.    

Salientar sobre a quantidade de produtos diet que ultimamente tem surgido nas prateleiras dos supermercados, panificadoras e lojas de conveniência.

- Mas afinal o que é diabetes?

- Qual a diferença entre diet e light?

- Qual a relação que existe entre a prática de exercícios físicos e diabetes?

Após realizar essa roda de debate, levantando dúvidas, ouvindo respostas, o professor pode começar a dar mais subsídios para os alunos conhecerem de forma mais ampla e científica as respostas para essas questões.

Infográfico com informações sobre o diabetes: seus tipos, seus sintomas e como fazer para se prevenir.

Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/Simuladores/diabetes.swf  (acesso em 15/07/2010).

Atividade 1

Sugestão: após esse debate onde os alunos poderão expor seus conhecimentos e dúvidas sobre o diabetes, o professor pode começar a inserir recursos para instigar mais a curiosidade sobre o tema. Para começar pode-se apresentar o áudio que explica o que é o açúcar, cita os diferentes tipos, apresenta pesquisa sobre o açúcar do capim e seu uso na cura da diabetes.

Para finalizar essa tarefa os alunos devem registrar em seu caderno suas considerações iniciais sobre considerando as informações (infográfico) e o debate direcionado pelo professor.

Diabetes   

Aula 2

 

A figura mostra as placas tipo 1, que é referente a Diabetes mellitus tipo 1, antigamente conhecida como diabetes juvenil por ocorrer mais em crianças e adolescentes. Atualmente sabemos que existem casos que ocorrem na vida adulta. É também conhecido como diabetes insulinodependente porque as pessoas que têm este tipo de diabetes precisam tomar insulina diariamente, sendo este hormônio necessário para sua sobrevivência.     

Já Diabetes Mellitus tipo 2 , tipo mais comum de diabetes, não para de crescer número de pessoas com este tipo de diabetes no mundo. “O diabetes tipo 2 é multifatorial pois resulta da interação entre a predisposição genética (se seu pai ou mãe tem diabetes tipo 2 você tem mais risco de vir a ter a doença) os fatores ambientais que adquirimos ao longo da vida, como a obesidade decorrente de uma alimentação inadequada e da falta da prática de exercícios físicos (sedentarismo). O diabetes tipo 2 é mais comumente diagnosticado após os 30 anos de idade, mas também é cada vez mais observado em crianças e adolescentes pelo aumento da obesidade”.

Disponível em www.fundaciondiabetes.org/diabetesinfantil/la_diabetes/tipos_diabetes.htm (acessado em 23/08/2010).   

Pesquisas descobriram uma outra manifestação do diabetes que pode ocorrer durante a gravidez. É chamado de diabetes gestacional. O diabetes gestacional é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer depois do parto.

Disponível em www.diabetes.org.br/diabetes-gestacional (acessado em 23/08/2010).                

Atividade 2

Professor, neste momento, você pode utilizar dois vídeos para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto proposto.

Antes de visualizar os vídeos, propor um roteiro para que os alunos registrem algumas informações, as quais poderão fazer parte do Jornal Mural.

Roteiro para os vídeos:     

- Qual o número de pessoas com diabetes no Brasil?

- Quais fatores podem aumentar as chances de desenvolver diabetes tipo 2?

- Qual hormônio auxilia a entrada de glicose nas células e qual orgão é responsável por sua produção?

- Cite alguns sintomas causados pelo diabetes tipo 2?

- Qual  o segredo de uma boa alimentação?

- O diabetes tem cura?

- Como contralar o diabetes?

- Qual a diferença entre diet e light?

1- Vídeo educativo produzido pela Novartis Brasil contém informações sobre os tipos de diabetes, fatores de risco, sintomas, exercícios físicos, processo de prevenção e controle do Diabetes.

Disponível em http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16001 (acessado em 15/07/2010).    

2 - Entrevista com o médico endocrinologista José Leonardo Vasconcelos e com a nutricionista Christiane Veloso para salientar a diferença entre produtos Diet e Light.

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=VoCPgIhW7ZA (acessado em 15/07/2010).

Roteiro para trabalhar os vídeos apresentados:

Pode-se propor aos alunos a construção de um Jornal Mural com a finalidade de informar à todos na escola/colégio de maneira clara e objetiva sobre o diabetes , dividindo a sala em grupos e distribuindo as colunas que cada grupo ficará responsável em pesquisar e escrever.

Exemplo de temas:

- Página inicial com as chamadas das notícias e diferenciando os tipos de diabetes.

- Coluna sobre nutrição: diferença entre diet e light.

- Coluna sobre tipos de açúcares.

- Coluna Esportiva: benefícios dos esportes (atividade física) para pessoas com diabetes.

- Informações gerais e dicas (males causados pelo diabetes).

Exemplo de Jornal Mural:

Disponível em http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 (aceeso em 17/07/2010). 

Aula 3 

Atividades 3

Chegou o momento onde o professor poderá propiciar um momento de discussão após ter utilizado os recursos (textos, áudio e vídeos), focando responder as questões de provocações iniciais e principalmente verificar se os alunos respondem de forma mais sistematizada a questão norteadora " Diabetes e Exercício Físico podem andar juntos?". Momento também para fechar os dados coletados para o Jornal Mural, para assim expô-los no mural da escola/colégio.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ser realizada em todos os momentos, dando ênfase em cada atividade sugerida. Analisando a participação nos debates, a socialização com a turma e professor, a organização, participação na construção do Jornal Mural. O comportamento em relação ao trabalho realizado em grupo e a forma de apresentação do mesmo.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Ana Paula Bernardes de Oliveira, Merenda Sorocaba , São Paulo - disse:
    anapaula-ber@hotmail.com

    24/02/2011

    Cinco estrelas

    Olá...sou Nutricionista e faço educação nutricional com os alunos nas escolas...achei essa aula ótima vou aplicar com os alunos do 6 ano! Obrigada!


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