01/10/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Identificar quais são os benefícios da atividade física para a pessoa com diabetes.
- Conhecer e diferenciar os tipos de açúcares (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos).
- Reconhecer os tipos de diabetes, seus sintomas e como fazer para prevenir-se.
Conceitos básicos sobre anatomia e fisiologia humana.
Aula 1
Fazer uma pesquisa com os alunos em forma de perguntas direcionadas, para saber o que eles sabem sobre o diabetes, se conhecem pessoas que tem diabetes, histórico de diabetes na família ou amigos, e quais os males que ele causa.
Salientar sobre a quantidade de produtos diet que ultimamente tem surgido nas prateleiras dos supermercados, panificadoras e lojas de conveniência.
- Mas afinal o que é diabetes?
- Qual a diferença entre diet e light?
- Qual a relação que existe entre a prática de exercícios físicos e diabetes?
Após realizar essa roda de debate, levantando dúvidas, ouvindo respostas, o professor pode começar a dar mais subsídios para os alunos conhecerem de forma mais ampla e científica as respostas para essas questões.
Infográfico com informações sobre o diabetes: seus tipos, seus sintomas e como fazer para se prevenir.
Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/Simuladores/diabetes.swf (acesso em 15/07/2010).
Atividade 1
Sugestão: após esse debate onde os alunos poderão expor seus conhecimentos e dúvidas sobre o diabetes, o professor pode começar a inserir recursos para instigar mais a curiosidade sobre o tema. Para começar pode-se apresentar o áudio que explica o que é o açúcar, cita os diferentes tipos, apresenta pesquisa sobre o açúcar do capim e seu uso na cura da diabetes.
Para finalizar essa tarefa os alunos devem registrar em seu caderno suas considerações iniciais sobre considerando as informações (infográfico) e o debate direcionado pelo professor.
Aula 2
A figura mostra as placas tipo 1, que é referente a Diabetes mellitus tipo 1, antigamente conhecida como diabetes juvenil por ocorrer mais em crianças e adolescentes. Atualmente sabemos que existem casos que ocorrem na vida adulta. É também conhecido como diabetes insulinodependente porque as pessoas que têm este tipo de diabetes precisam tomar insulina diariamente, sendo este hormônio necessário para sua sobrevivência.
Já Diabetes Mellitus tipo 2 , tipo mais comum de diabetes, não para de crescer número de pessoas com este tipo de diabetes no mundo. “O diabetes tipo 2 é multifatorial pois resulta da interação entre a predisposição genética (se seu pai ou mãe tem diabetes tipo 2 você tem mais risco de vir a ter a doença) os fatores ambientais que adquirimos ao longo da vida, como a obesidade decorrente de uma alimentação inadequada e da falta da prática de exercícios físicos (sedentarismo). O diabetes tipo 2 é mais comumente diagnosticado após os 30 anos de idade, mas também é cada vez mais observado em crianças e adolescentes pelo aumento da obesidade”.
Disponível em www.fundaciondiabetes.org/diabetesinfantil/la_diabetes/tipos_diabetes.htm (acessado em 23/08/2010).
Pesquisas descobriram uma outra manifestação do diabetes que pode ocorrer durante a gravidez. É chamado de diabetes gestacional. O diabetes gestacional é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer depois do parto.
Disponível em www.diabetes.org.br/diabetes-gestacional (acessado em 23/08/2010).
Atividade 2
Professor, neste momento, você pode utilizar dois vídeos para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto proposto.
Antes de visualizar os vídeos, propor um roteiro para que os alunos registrem algumas informações, as quais poderão fazer parte do Jornal Mural.
Roteiro para os vídeos:
- Qual o número de pessoas com diabetes no Brasil?
- Quais fatores podem aumentar as chances de desenvolver diabetes tipo 2?
- Qual hormônio auxilia a entrada de glicose nas células e qual orgão é responsável por sua produção?
- Cite alguns sintomas causados pelo diabetes tipo 2?
- Qual o segredo de uma boa alimentação?
- O diabetes tem cura?
- Como contralar o diabetes?
- Qual a diferença entre diet e light?
1- Vídeo educativo produzido pela Novartis Brasil contém informações sobre os tipos de diabetes, fatores de risco, sintomas, exercícios físicos, processo de prevenção e controle do Diabetes.
Disponível em http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16001 (acessado em 15/07/2010).
2 - Entrevista com o médico endocrinologista José Leonardo Vasconcelos e com a nutricionista Christiane Veloso para salientar a diferença entre produtos Diet e Light.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=VoCPgIhW7ZA (acessado em 15/07/2010).
Roteiro para trabalhar os vídeos apresentados:
Pode-se propor aos alunos a construção de um Jornal Mural com a finalidade de informar à todos na escola/colégio de maneira clara e objetiva sobre o diabetes , dividindo a sala em grupos e distribuindo as colunas que cada grupo ficará responsável em pesquisar e escrever.
Exemplo de temas:
- Página inicial com as chamadas das notícias e diferenciando os tipos de diabetes.
- Coluna sobre nutrição: diferença entre diet e light.
- Coluna sobre tipos de açúcares.
- Coluna Esportiva: benefícios dos esportes (atividade física) para pessoas com diabetes.
- Informações gerais e dicas (males causados pelo diabetes).
Exemplo de Jornal Mural:
Disponível em http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 (aceeso em 17/07/2010).
Aula 3
Atividades 3
Chegou o momento onde o professor poderá propiciar um momento de discussão após ter utilizado os recursos (textos, áudio e vídeos), focando responder as questões de provocações iniciais e principalmente verificar se os alunos respondem de forma mais sistematizada a questão norteadora " Diabetes e Exercício Físico podem andar juntos?". Momento também para fechar os dados coletados para o Jornal Mural, para assim expô-los no mural da escola/colégio.
Sugestão de sites para pesquisa:
Sociedade Brasileira de Diabetes: http://www.diabetes.org.br/
ABC da Saúde: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?127
Guia do Diabetes: http://www.guiadodiabetes.com.br/
Portal Diabetes: http://www.portaldiabetes.com.br/
Cyber Diet: http://cyberdiet.terra.com.br/alimentos-diet-e-light-qual-a-diferenca-2-1-1-33.html
Portal São Francisco - Tipos de açúcar: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cana-de-acucar/tipos-de-acucar.php
Atividade Física, Diabetes e Obesidade: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=73
Site Médico: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1151
Artigo "Atividade Física e Diabetes Mellitus": http://www.cdof.com.br/fisio6.htm
A avaliação deve ser realizada em todos os momentos, dando ênfase em cada atividade sugerida. Analisando a participação nos debates, a socialização com a turma e professor, a organização, participação na construção do Jornal Mural. O comportamento em relação ao trabalho realizado em grupo e a forma de apresentação do mesmo.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/02/2011
Cinco estrelasOlá...sou Nutricionista e faço educação nutricional com os alunos nas escolas...achei essa aula ótima vou aplicar com os alunos do 6 ano! Obrigada!