Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Instrumentos de percussão: sons e ritmos /Ensino Especial

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Montar instrumentos de percussão;

- Conhecer e desenvolver habilidades manuais e rítmicas;

- Conhecer os diferentes sons que os instrumentos de percussão oferecem.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

-Materiais para a confecção de alguns instrumentos musicais.

Ativide 1: Fazendo um Reco Reco

Material: 1 Rolo de papelão,   

               1 palito de churrasco,    

               1 Faca com serrinha.

Figura 1: Disponível em: http://etablissements.ac-amiens.fr/0601178e/quadriphonie/IMG/jpg/RECORECO.jpg 

  acesso em: 15.07.10.

Como montar: no rolo de papelão faça vários cortes com aproximadamente 4 cm de comprimento, estando todos na mesma direção com 1 cm de distância entre eles. Com o palito de churrasco empurre os espaços ímpares para dentro, deixando-os vazados; empurrando o primeiro espaço deixando o segundo, empurrando o terceiro, deixando o quarto e assim por diante. Depois disto seu reco reco está pronto para tocar.

Dica: O professor poderá utilizar fita crepe, cola colorida e usando a criatividade, os alunos poderão deixar o seu instrumento ainda mais bonito. Lembre sempre em auxiliar o aluno com cegueira ou baixa visão, para que este possa confeccionar o seu instrumento.

Atividade 2: Fazendo uma cuíca 

Material: - Uma lata vazia e sem tampa; - Cola; - Vareta de bambu aproximadamente de 30cm; - Abridor de lata; - Linha grossa; - Papel crepom, ou colorido; - Um pano úmido (para tocar a cuíca).

Figura 2: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_QMjm9v8L2gM/S3aar4ziafI/AAAAAAAAFO4/qTRyXOpgpOw/s400/cuica-1-cor.jpg   

acesso em: 15.07.10.

Como montar: O professor deverá fazer um buraco na lata com o abridor, onde passará a vareta de bambu. A vareta deverá ser cortada dois pedaços, cada um com aproximadamente 2 cm de comprimento, ficando assim dois pedaços do mesmo tamanho e um maior. Pegue a parte maior da vareta, corte uma de suas pontas ao meio, dividindo-a no tamanho de uns 2 cm, sem deixar que as partes se soltem. Com a linha, prenda uma das partes que cortou do bambu anteriormente, logo abaixo do corte, de modo que fique igual uma cruz. Agora passe a vareta pelo buraco da lata, onde a parte cumprida deve conseguir chegar ao final do prolongamento da lata, deixando sobrar além desta, e a parte menor (onde ficará o corte “tipo V”) ficará para fora no buraco no fundo da lata, colocando assim o outro pedacinho de bambu, de modo que fique fixo próximo à lata, fixando-o com a linha.

Para que seu instrumento fique bem decorado, encape-o com o papel crepom ou algum colorido, utilizando a cola.

Agora para tocá-la, segure a lata bem firme e com o pano úmido escorregue-o para frente e para trás ao longo da vareta, fazendo seu ritmo.

Sabemos que: a produção de brinquedo não é um mero passatempo, ela ajuda no desenvolvimento da criança, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.

Com isso...

- Mediante a confecção de instrumentos musicais é possível superar os problemas existentes e oferecer melhores condições de desenvolvimento à criança, ampliando e valorizando o espaço de criação e o desenvolvimento da autoestima.

-A interação entre criança e adulto, abre-lhes oportunidades de conhecer novos aspectos do mundo.

-A importância da orientação e construção possibilita a criança sair do isolamento e passar a achar o mundo mais interessante.

- Numa perspectiva motora atende ao desenvolvimento da habilidade manipulativa.

Atividade 3: Conhecendo os Ritmos

Material: Cuíca e Reco Reco

Descrição da atividade: Com os instrumentos criados anteriormente o professor poderá organizar junto com os alunos uma pequena apresentação, com algumas cantigas do folclore Nordestino, onde cada um com seu devido instrumento deve tentar acompanhar o ritmo das músicas apresentadas.

Algumas músicas:

Figura 3: Disponível em: http://ruilhe.com/v1/images/stories/food/musica.gif  

acesso em: 15.07.10.

Fui no Tororó

Fui no Tororó beber água não achei/ Achei linda Morena/ Que no Tororó deixei/ Aproveita minha gente/ Que uma noite não é nada/ Se não dormir agora/ Dormirá de madrugada/ Oh ! Dona Maria,/ Oh ! Mariazinha, entra nesta roda/ Ou ficarás sozinha !/ Sozinha eu não fico/ Nem hei de ficar!/ Por que eu tenho o Paulinho/ Para ser o meu par!  

Abaixo o link que apresenta a melodia da música para oportunizar aos alunos maior envolvimento no desenvolvimento da atividade,

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/musicas/eu-fui-no-itororo.php  

acesso em 08.08.10.

Ai, eu entrei na roda

Refrão - Ai, eu entrei na roda

             Ai, eu não sei como se dança

             Ai, eu entrei na “rodadança”

             Ai, eu não sei dançar.

Sete e sete são quatorze, com mais sete, vinte e um/ Tenho sete namorados só posso casar com um/

Namorei um garotinho do colégio militar/ O diabo do garoto, só queria me beijar/

Todo mundo se admira da macaca fazer renda/ Eu já vi uma perua ser caixeira de uma venda/

Lá vai uma, lá vão duas, lá vão três pela terceira/ Lá se vai o meu benzinho, no vapor da cachoeira/

Essa noite tive um sonho que chupava picolé/ Acordei de madrugada, chupando dedo do pé/

Abaixo link que apresenta a melodia da música para oportunizar aos alunos maior envolvimento no desenvolvimento da atividade,

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/musicas/ai-eu-entrei-na-roda.php  

acesso em 08.08.10

Na Bahia, tem

Na Bahia tem, tem tem tem/ Coco de vintém, ô Ia-iá/ Na Bahia tem ! (repete)

Abaixo link que apresenta a melodia da música para oferecer aos alunos maior envolvimento no desenvolvimento da atividade,

Disponível em: .http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/983994/ 

acesso em 08.08.10.

Dica: As atividades poderão ser direcionadas para alunos com deficiência visual, onde o professor deverá ajudar o aluno a construir os instrumentos, sempre possibilitando a ele tatear os objetos e no final ele poderá tocar junto com todos, escutando o ritmo da música.

Recursos Complementares

Bumba Meu Boi e Festa de São João  

Para que os alunos conheçam a história do Bumba Meu boi, uma história Regional do Nordeste brasileiro, muito festejado em festas do folclore brasileiro, assim também como a festa de São João, apresentada em áudio. Desta forma poderá utilizar as músicas das apresentações de Bumba meu Boi e da Festa de São João, e trabalhar suas habilidades manuais e expressivas em reproduzir a música com os objetos confeccionados em aula.

Disponível em:  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8472 

acesso em: 15.07.10.

Avaliação

O aluno será avaliado a todo o momento. Sua  participação e criatividade na construção dos instrumentos e na apresentação final deverão ser os pontos avaliados de maneira formativa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.