Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Descobrir como os primeiros habitantes eram chamados;

Buscar e organizar informações para saber quais as tribos que habitavam o Brasil.

Duração das atividades
3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber que antes do descobrimento, já haviam habitantes no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

    ATIVIDADE 1 

Fazer leitura de imagens e de texto.

1º momento – O professor organiza os alunos em pequenos grupos para montar uma história por intermédio da leitura de imagens. Em seguida orienta o exercício: você pode contar essa história?   

Esse primeiro contato é uma oportunidade do professor investigar o conhecimento que os alunos já construíram sobre a história dos primeiros habitantes do Brasil. É uma forma de analisar se eles conseguem transferir o conhecimento tratado na  aula Chegada dos humanos na América. Dado essa finalidade, não é preciso introduzir nenhum conhecimento novo.

Exercício: você pode contar essa história?   

1 Cada grupo recebe dois quadros como fonte de informação.

Quadro 1

Fonte:-http://api.ning.com/files/K79ppu3cMWB-qdu*zQZo-S8pWfS5j6z9IcKoIEKVfItUayiujVF50NJfhkAVoh-mLLWjKJNf8OiNKfrqrUDdCAbu7g5Yefw1/indios_brasil_quadro.jpg  

                                Quadro 2

 http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2009/04/primeira-missa-1861-victor-meirelles-brasil.jpg   

      

2. Em seguida realiza as seguintes ações:

a) descreve o que observa em cada quadro;

b) faz perguntas em busca das respostas;

c) compara os dados obtidos no quadro 1, com os dados obtidos no quadro 2.

d) organiza as informações, tomando como referência as questões formuladas.     

3. O professor deve deixar os alunos fazerem as suas perguntas, no entanto, deve formular as suas questões antes de entregar os quadros para eles, para tê-las como  referência e saber orientar a atividade.

Sugestão de questões.  

a)      Quem são essas pessoas (quadro 1 e 2)?

b)      Que ambiente é esse, onde elas estão?

c)      O que elas estão fazendo?

d)     Estão vestidas?  Por quê?

 e)      Há diferença visível entre as pessoas do primeiro e do segundo quadro?

f)       No segundo quadro há indicação de algum fato novo na vida dessas pessoas?

g)      Há possibilidade de supor que período é esse?

h)      Porque elas estão nesse ambiente?     

2º momento -  O professor ajuda os alunos a analisar os dados obtidos  nos quadros, como fonte de informação. È um exercício de compreensão de conteúdo para contar a história dos primeiros habitantes do Brasil elaborando texto.  Para essa construção o professor faz o  exercício de pensar em, pensar como, pensar onde e pensar por que.      

Exercício:  pensar em, pensar como, pensar onde, quando e pensar por que.

 1 Na orientação da produção de texto com a sistematização das informações obtidas pelos alunos, o professor faz a seguinte orientação:  

a) iniciar o texto identificando as pessoas observadas nos quadros;

b)dar continuidade ao texto, descrevendo e indicando o ambiente onde as pessoas estão;

c) descrever mais alguma coisa, demonstrando o que as pessoas estão fazendo e fazer comentários do porque estão agindo, como sugerem as imagens dos quadros analisados;

d)  explicar o motivo das pessoas aparecerem nuas no quadro 1 e semi-vestidas no quadro 2. O que pode ter mudado no comportamento delas?

e) escrever o que você descobriu na leitura dos quadros (que pensamento pode elaborar, a partir  da sugestão de um novo fato na vida dessas pessoas);

f) Contextualizar a história no tempo e no espaço geográfico.   

ATIVIDADE 2

Leitura de textos e elaboração de novas formulações conceituais.  

1º momento – O professor faz uso de uma coletânea de textos da internet, visto que é o momento de ampliar as informações, fazendo recorrência a outras fontes. Para isso, divide a turma em cinco grupos, cada um com um texto para:

a) fazer uma leitura detalhada

b) examinar os textos que trazem novos elementos e que podem ajudar na reelaboração conceitual dos alunos.   

Texto 1 -  De onde vem os índios.

(Esse texto contextualiza o continente dos indígenas; os profissionais que obtém dados de várias fontes de informações; a origem dos índios e o período de ocupação do Brasil).

   http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/deonde.html

 Texto 2 - Os números dos índios no Brasil

(O texto faz uma estimativa do número de índios no período do descobrimento, a quantidade de tribos e de línguas faladas comparada aos dados da Funai sobre a população indígena brasileira no mundo atual).

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/numeros.html  

 Texto 3  - Índio quer (e merece) respeito

 (aspectos da colonização  que fizeram imposição de outra cultura, submeteram a escravidão e as leis de proteção aos nativos).  

 http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/respeito.html     

 Texto 4 - Organização e sobrevivência

(o texto traz a relação dos índios na organização da vida coletiva, a sua relação com a terra e a natureza).

  http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/org_sobrev.html   

Texto 5 – Diversidade  

(o texto trata da diversidade étnica, cultural, lingüística e de atividade de subsistência).

  http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/diversidade.html     

1 O professor orienta a leitura na busca dos elementos essenciais do texto lido, do ponto de vista do autor (as idéias do autor, o que o autor pretendia comunicar) e quais as inferências que os alunos podem fazer.

2 Cada grupo organiza um painel e discute com a turma, mostrando as informações do texto e a opinião do grupo.

3 O professor faz uma síntese,  dos aspectos destacados por cada grupo, discutindo a opinião dos alunos e traz o seu ponto de vista para essa discussão.

2º momento -   O professor ajuda os alunos a organizar o texto, completando a coluna da esquerda com a  coluna da direita. Eles fazem o exercício: escolhendo o texto da direita,  adequado ao texto da esquerda.     

O termo índio surgiu ......

...Índios, indígenas ou nativos americanos...

Antes da colonização européia,  na América  já havia habitantes humanos e os seus descendentes atuais são denominados de ...

...o termo ameríndio é utilizado para denominar os nativos americanos.

O termo índio no mundo atual às vezes é utilizado com preconceito, mas mediante a luta pelo respeito e pela preservação das diversas  etnias indígenas ... 

... diante do fato de Cristóvão Colombo ter chegado à América convencido de ter chegado à Índia. Sendo assim, se referiu as pessoas nativas, que encontrou no novo mundo,  de índios.

  • No final, os alunos reúnem as partes adequadas e forma o texto como um todo. Fazem a leitura em voz alta, cria um título, a introdução e conclusão.

3º momento – O professor orienta os alunos para buscar informações sobre diferentes tribos, pesquisam e escolhem três tribos para indicar aspectos do passado e do presente.

Tribos

Localização

Costumes e hábitos

Língua

passado               presente

passado               presente

passado               presente

SUGESTÃO

  http://www.hjobrasil.com/aahist/tupiniquins01.htm   

  

http://www.sohistoria.com.br/ef2/descobrimento/p3.php  

 http://pib.socioambiental.org/pt/povo/tupiniquim/print

 

http://www.pousadadascores.com.br/leitura_virtual/cultura_brasileira/indio.htm 

   

http://www.atica.com.br/folder/atica_hotsite/pdf/Tudo_Linguagem7an6ser_int.pdf      

 ATIVIDADE 3 

Ouvir, cantar e analisar músicas.

  1º momento -  O professor usa a música: "um índio", para ouvir, examinar a letra  e montar um coral com a turma. Para Isso, é preciso de audição e de organização do coral.  

Sugestão:   http://www.youtube.com/watch?v=dPdfwzYuOsw    

  

Um Índio 

Caetano Veloso

Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante

 De uma estrela que virá numa velocidade estonteante

E pousará no coração do hemisfério sul, na América, num claro instante

Depois de exterminada a última nação indígena

E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida

Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias

Virá, impávido que nem Muhammed Ali,

 virá que eu vi Apaixonadamente como Peri, virá que eu vi

Tranqüilo e infalível como Bruce Lee, virá que eu vi

O axé do afoxé, filhos de Ghandi, virá

Um índio preservado em pleno corpo físico

Em todo sólido, todo gás e todo líquido

 Em átomos, palavras, alma, cor, em gesto e cheiro

Em sombra, em luz, em som magnífico

Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico

Do objeto, sim, resplandecente descerá o índio

 E as coisas que eu sei que ele dirá, fará, não sei dizer

Assim, de um modo explícito

REFRÃO

 E aquilo que nesse momento se revelará aos povos

Surpreenderá a todos, não por ser exótico

Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto

Quando terá sido o óbvio

    2º momento -  O professor  e as crianças fazem o fechamento com uma apresentação em público. No final, fazem uma pequena palestra para outras turmas sobre os primeiros habitantes do Brasil.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram descobrir como os primeiros habitantes eram chamados; buscar e organizar informações para saber quais as tribos que habitavam o Brasil.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.