01/10/2010
Raimunda Porfirio ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Descobrir como os primeiros habitantes eram chamados;
Buscar e organizar informações para saber quais as tribos que habitavam o Brasil.
Saber que antes do descobrimento, já haviam habitantes no Brasil.
1º momento – O professor organiza os alunos em pequenos grupos para montar uma história por intermédio da leitura de imagens. Em seguida orienta o exercício: você pode contar essa história?
Esse primeiro contato é uma oportunidade do professor investigar o conhecimento que os alunos já construíram sobre a história dos primeiros habitantes do Brasil. É uma forma de analisar se eles conseguem transferir o conhecimento tratado na aula Chegada dos humanos na América. Dado essa finalidade, não é preciso introduzir nenhum conhecimento novo.
1 Cada grupo recebe dois quadros como fonte de informação.
Quadro 1
Quadro 2-
http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2009/04/primeira-missa-1861-victor-meirelles-brasil.jpg
2. Em seguida realiza as seguintes ações:
a) descreve o que observa em cada quadro;
b) faz perguntas em busca das respostas;
c) compara os dados obtidos no quadro 1, com os dados obtidos no quadro 2.
d) organiza as informações, tomando como referência as questões formuladas.
3. O professor deve deixar os alunos fazerem as suas perguntas, no entanto, deve formular as suas questões antes de entregar os quadros para eles, para tê-las como referência e saber orientar a atividade.
a) Quem são essas pessoas (quadro 1 e 2)?
b) Que ambiente é esse, onde elas estão?
c) O que elas estão fazendo?
d) Estão vestidas? Por quê?
e) Há diferença visível entre as pessoas do primeiro e do segundo quadro?
f) No segundo quadro há indicação de algum fato novo na vida dessas pessoas?
g) Há possibilidade de supor que período é esse?
h) Porque elas estão nesse ambiente?
2º momento - O professor ajuda os alunos a analisar os dados obtidos nos quadros, como fonte de informação. È um exercício de compreensão de conteúdo para contar a história dos primeiros habitantes do Brasil elaborando texto. Para essa construção o professor faz o exercício de pensar em, pensar como, pensar onde e pensar por que.
1 Na orientação da produção de texto com a sistematização das informações obtidas pelos alunos, o professor faz a seguinte orientação:
a) iniciar o texto identificando as pessoas observadas nos quadros;
b)dar continuidade ao texto, descrevendo e indicando o ambiente onde as pessoas estão;
c) descrever mais alguma coisa, demonstrando o que as pessoas estão fazendo e fazer comentários do porque estão agindo, como sugerem as imagens dos quadros analisados;
d) explicar o motivo das pessoas aparecerem nuas no quadro 1 e semi-vestidas no quadro 2. O que pode ter mudado no comportamento delas?
e) escrever o que você descobriu na leitura dos quadros (que pensamento pode elaborar, a partir da sugestão de um novo fato na vida dessas pessoas);
f) Contextualizar a história no tempo e no espaço geográfico.
1º momento – O professor faz uso de uma coletânea de textos da internet, visto que é o momento de ampliar as informações, fazendo recorrência a outras fontes. Para isso, divide a turma em cinco grupos, cada um com um texto para:
a) fazer uma leitura detalhada
b) examinar os textos que trazem novos elementos e que podem ajudar na reelaboração conceitual dos alunos.
(Esse texto contextualiza o continente dos indígenas; os profissionais que obtém dados de várias fontes de informações; a origem dos índios e o período de ocupação do Brasil).
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/deonde.html
(O texto faz uma estimativa do número de índios no período do descobrimento, a quantidade de tribos e de línguas faladas comparada aos dados da Funai sobre a população indígena brasileira no mundo atual).
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/numeros.html
(aspectos da colonização que fizeram imposição de outra cultura, submeteram a escravidão e as leis de proteção aos nativos).
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/respeito.html
(o texto traz a relação dos índios na organização da vida coletiva, a sua relação com a terra e a natureza).
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/org_sobrev.html
(o texto trata da diversidade étnica, cultural, lingüística e de atividade de subsistência).
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/diversidade.html
1 O professor orienta a leitura na busca dos elementos essenciais do texto lido, do ponto de vista do autor (as idéias do autor, o que o autor pretendia comunicar) e quais as inferências que os alunos podem fazer.
2 Cada grupo organiza um painel e discute com a turma, mostrando as informações do texto e a opinião do grupo.
3 O professor faz uma síntese, dos aspectos destacados por cada grupo, discutindo a opinião dos alunos e traz o seu ponto de vista para essa discussão.
2º momento - O professor ajuda os alunos a organizar o texto, completando a coluna da esquerda com a coluna da direita. Eles fazem o exercício: escolhendo o texto da direita, adequado ao texto da esquerda.
O termo índio surgiu ...... |
...Índios, indígenas ou nativos americanos... |
Antes da colonização européia, na América já havia habitantes humanos e os seus descendentes atuais são denominados de ... |
...o termo ameríndio é utilizado para denominar os nativos americanos. |
O termo índio no mundo atual às vezes é utilizado com preconceito, mas mediante a luta pelo respeito e pela preservação das diversas etnias indígenas ... |
... diante do fato de Cristóvão Colombo ter chegado à América convencido de ter chegado à Índia. Sendo assim, se referiu as pessoas nativas, que encontrou no novo mundo, de índios. |
3º momento – O professor orienta os alunos para buscar informações sobre diferentes tribos, pesquisam e escolhem três tribos para indicar aspectos do passado e do presente.
Tribos |
Localização |
Costumes e hábitos |
Língua |
|
passado presente |
passado presente |
passado presente |
|
|
|
|
|
|
|
|
1º momento - O professor usa a música: "um índio", para ouvir, examinar a letra e montar um coral com a turma. Para Isso, é preciso de audição e de organização do coral.
Sugestão: http://www.youtube.com/watch?v=dPdfwzYuOsw
Um Índio
Caetano Veloso
Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante
De uma estrela que virá numa velocidade estonteante
E pousará no coração do hemisfério sul, na América, num claro instante
Depois de exterminada a última nação indígena
E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida
Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias
Virá, impávido que nem Muhammed Ali,
virá que eu vi Apaixonadamente como Peri, virá que eu vi
Tranqüilo e infalível como Bruce Lee, virá que eu vi
O axé do afoxé, filhos de Ghandi, virá
Um índio preservado em pleno corpo físico
Em todo sólido, todo gás e todo líquido
Em átomos, palavras, alma, cor, em gesto e cheiro
Em sombra, em luz, em som magnífico
Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico
Do objeto, sim, resplandecente descerá o índio
E as coisas que eu sei que ele dirá, fará, não sei dizer
Assim, de um modo explícito
REFRÃO
E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos, não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio
2º momento - O professor e as crianças fazem o fechamento com uma apresentação em público. No final, fazem uma pequena palestra para outras turmas sobre os primeiros habitantes do Brasil.
Avaliar se os alunos conseguiram descobrir como os primeiros habitantes eram chamados; buscar e organizar informações para saber quais as tribos que habitavam o Brasil.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2015
Cinco estrelasachei o máximo....
12/04/2015
Cinco estrelasAs informaçães são excelente para serem trabalhadas em sala de aula.
11/04/2011
Cinco estrelasA AULA SOBRE OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL E MUITO BOA.