11/10/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Com estas aulas os alunos poderão aprender estabelecer as diferenças que existem nos ambientes natural e modificado. Além disso, poderão aprender a importância da preservação do ambiente natural, que traz benefícios ao ser humano e à natureza.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início à aula, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se eles sabem o que é ambiente natural e ambiente modificado. Após ouvir as respostas dos alunos - o conhecimento prévio que eles têm sobre o referido assunto, - sugerimos que o professor mostre algumas imagens (Figs. 1, 2, 3 e 4) e peça para eles dizerem quais delas se referem ao ambiente natural e quais ao ambiente modificado.
Figura 1 – Imagem de uma paisagem natural – Ambiente natural
Disponível em: http://farm1.static.flickr.com/105/281044762_83010b03eb.jpg
Acesso em: 30. Jul. 2010.
Figura 2 – Imagem uma paisagem modificada
Disponível em: http://www.caiobarra.com.br/files/exs/pictures/doadoras_e_crias_em_ambiente_natural2.jpg
Acesso em: 30. Jul. 2010.
Figura 3 – Imagem de uma cidade – ambiente modificado
Disponível em: http://farm4.static.flickr.com/3415/3273204364_b40e6772ef.jpg
Acesso em: 29. Jul. 2010.
Figura 4 – Imagem de uma construção urbana – ambiente modificado
Disponível em: http://www.ahpmv.com.br/uploads/fotos/146_1.jpg
Acesso em: 29. Jul. 2010.
Observação: Provavelmente, os alunos dirão que as paisagens 1 e 2 correspondem ao ambiente natural, todavia, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para a construção (cobertura – telhado) que há ali. Dessa forma, os alunos perceberão, por meio de exemplos, que ambientes naturais são os que não sofreram nenhuma modificação!
Por meio da próxima atividade, os alunos poderão compreender melhor o conceito de ambiente modificado e ambiente natural. Sugerimos que os alunos estejam divididos em duplas!
Atividade 1
Nesse momento, os alunos (em duplas) deverão se dirigir ao Laboratório de Informática. As duplas deverão fazer a leitura e discussão de dois textos, intitulados de “Ambiente natural e ambiente modificado” e “Meio Ambiente”, postados abaixo. Estes textos que versam sobre ambiente natural e ambiente modificado, e sobre a importância dos dois tipos de ambiente para o homem.
Link do texto 1 - “Ambiente natural e ambiente modificado”:
http://www.escolakids.com/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm (Fig. 5)
Link do texto 2 - “Meio Ambiente”:
http://www.mundodosfilosofos.com.br/lea14.htm
Figura 5 – Imagem do site "Escola Kids"
Disponível em: http://www.escolakids.com/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm
Acesso em: 29. Jul. 2010.
Importante: Caso não haja a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links acima e faça a impressão dos textos e imagens e distribua aos alunos!
Para nortear a leitura do texto, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de leitura:
- O texto 1 versa sobre o que? Qual é a temática central desse texto?
- De acordo com o texto 1, por que o homem foi se adaptando ao ambiente?
- O texto 1 mostra alguns exemplos de prejuízos causados pela ação do homem na natureza, observe-os.
- O texto 2 versa sobre o que? Qual é a temática central desse texto?
- O texto 2 mostra alguns exemplos de ambiente construído, quais são eles?
- O texto 2 apresenta alguns prejuízos causados pela ação do homem, observe esses prejuízos.
Após a leitura e discussão dos textos pelas duplas, o professor deverá promover uma conversa com todos, em aula aberta, acerca destes, de forma a avaliar a compreensão dos alunos, bem como esclarecer dúvidas etc. Além disso, neste momento, o professor deverá favorecer com que os alunos reflitam sobre os aspectos positivos e negativos da ação do homem no ambiente modificado.
Para nortear a leitura do texto, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão:
- Quais são as diferenças entre ambiente natural e ambiente modificado?
- Nós vivemos em um ambiente natural ou modificado? Por quê?
- Quem poderia citar um exemplo de influência positiva da ação do homem no ambiente natural?
- E um exemplo negativo da ação do homem no ambiente natural?
- O desmatamento, por exemplo, é uma influência positiva ou negativa da ação do homem? Por quê?
- E a retirada de algumas plantas medicinais da natureza para a confecção de remédios, é uma influência positiva ou negativa? Por quê?
O professor poderá ressaltar aos alunos as influências positivas da ação do homem no ambiente natural, tais como: moradia, energia elétrica, eletrodomésticos (chuveiro, televisão, rádio, aparelhos hospitalares, computador, telefone, remédios etc.) e o que esses “feitos” do homem contribuíram para uma melhor qualidade de vida do ser humano.
No entanto, com esses “feitos” do homem, prejuízos para ele e para a natureza também ocorrem como, por exemplo, poluição, contaminação do solo e da água, desmatamento, morte de animais, e dessa maneira, a extinção de algumas espécies, etc. É importante que, nesta atividade, os alunos compreendam que há “prós” e “contras” da ação do homem no ambiente natural.
Para o desenvolvimento da próxima atividade, os alunos deverão ir ao Laboratório de Informática.
Atividade 2
Estando no Laboratório de Informática, para finalizar a aula, sugerimos que cada dupla elabore um desenho no “software Paint” (Fig. 6), de modo que os conhecimentos aprendidos durante a aula sejam sistematizados. Cada dupla poderá optar por fazer um desenho que represente o ambiente natural ou o ambiente modificado. Depois de fazer o desenho, cada dupla deverá elaborar um texto informativo sobre o ambiente que representaram, ou seja, se representaram o ambiente natural, deverão informar o que é um ambiente natural e quais são suas características.
Sugerimos que o desenho feito no “software Paint” seja impresso, e inserido em uma cartolina, juntamento com o texto informativo sobre o ambiente que representaram.
Ao trabalhar com a confecção de desenhos, os alunos estarão trabalhando com dos tipos de linguagem – escrita e pictória, além de trabalhar com a coordenação motora ao usar o mouse!
Figura 6 - Imagem de um desenho feito do software Paint
Fonte: Do autor
Sugerimos que as cartolinas (com os desenhos e o texto informativo) sejam expostas no corredor da sala de aula, para que os alunos das outras salas, bem como os professores e funcionários da escola possam visualizá-los.
Observação: Sugerimos também, que se possível, o professor faça uma apresentação de slides com as produções dos alunos para que todos os alunos da escola possam visualizar os desenhos, como a do link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=0XT0j7CMCa4&feature=player_embedded
- Em outra oportunidade, o professor poderá trabalhar com os alunos as sugestões da aula “ Entendendo a Biodiversidade e sua importância“ publicada no site do Portal do Professor.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22104
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a diferença que há entre ambiente natural e ambiente modificado, bem como a importância dos ambientes naturais e a preservação deles.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Estabelecimento das diferenças entre o ambiente em que vivemos com um ambiente natural;
- Diferenciação do ambiente físico natural de ambiente físico modificado;
- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e interpretação de textos);
- Língua escrita (elaboração de um texto informativo); - Desenvolvimento da oralidade;
- Organização no trabalho em grupo.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/06/2015
Quatro estrelasExcelente, estava em busca de algo assim para trabalhar com meus alunos.
16/09/2012
Cinco estrelasmuito proveitosa
25/06/2011
Cinco estrelasA aula apresentou diferentes meios para os alunos identificarem os diferentes ambientes!!!
10/05/2011
Quatro estrelasParabéns pela aula. Acredito que a partir dos recursos utilizados o aluno ao final desta aula terá condições de entende que é necessário planejar ações que evitem a degradação, e que sem planejar colocamos em risco a vida em nosso Planeta.
28/03/2011
Cinco estrelasSou mãe, me ajudou a nortear os estudos dpara a prova da minha filha de 7 anos
02/12/2010
Cinco estrelasEssa aula sobre ambiente natural e ambiente modificado é uma excelência . Muito me enriqueceu. Parabéns !!!
26/10/2010
Cinco estrelasParabéns pela bela aula e muito bom assunto escolhido,sempre importante os alunos saberem sobre meio ambiente e entender a diferença entre ambiente natural e modificado.