14/10/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
- Reconhecer diferentes níveis de intensidade do ritmo mediante articulação de instrumento;
- Desenvolver a habilidade manual e o controle motor nos diferentes movimentos;
- Conhecer o limite da voz nos níveis agudo e grave;
- Desenvolver a expressividade através do canto.
Não é necessário conhecimentos prévios.
As estratégias utilizadas serão:
- Instrumentos musicais de percussão.
Atividade 1: Ao ritmo do Instrumento
Material: Instrumentos de percussão.
Figura 1: Disponível em: http://www.ciabrink.com.br/blog/wp-content/uploads/Bandinha.jpg
acesso em: 15.07.10.
Formação: em círculo.
Descrição da Atividade: O professor tocará um pandeiro, tambor, triângulo ou qualquer outro instrumento de percussão e as crianças deverão seguir o ritmo tocado caminhando em círculo.
Para acompanhar o ritmo da música as crianças poderão variar a marcha, como andar de calcanhares, nas pontas dos pés, com um pé diante do outro, seguindo uma linha, entre outras variações, de acordo com o nível da turma. Posteriormente o professor deixará que cada criança toque o instrumento e dite o ritmo da marcha.
OBS: A atividade apresenta garantia tanto na apropriação do controle de movimento de acordo com a movimentação sugerida, como também o desenvolvimento rítmico, pois trabalha os diferentes níveis rítmicos (tipos de melodias; níveis de intensidade e aceleração) e a percepção de timbres musicais.
Apontamos alguns benefícios que este trabalho pode contribuir para o desenvolvimento e inclusão do Down:
- reforço da auto-estima através da realização de atividades rítmicas;
- estimulação e interação social;
- desenvolvimento do tônus muscular e da linguagem.
O Down encontra na música “um mundo não ameaçador com o qual pode se comunicar, se integrar e autoidentificar-se”.Jolly, 2006.
Atividade 2: Agá Agá
Descrição da Atividade: Os alunos em círculo, o professor pedirá para que as crianças falem o verso e simultaneamente executem os movimentos específicos.
“Agá, agá/ Galinha quer botar (pula-se o mais alto que puder, com as pernas afastadas lateralmente)
Igê, igê (pula-se bem alto, agora com as pernas para frente e para trás)
Mamãe me deu uma surra, fui parar no Tietê (faz-se o mesmo movimento, girando yodo o corpo (360º), até voltar a posição inicial; no “tê” de Tietê, o pulo deve ser o mais alto possível, caindo de cócoras no chão).”
Sabemos que: a hipotonia no Down é uma característica presente desde o nascimento e tem origem no sistema nervoso central afetando toda a musculatura e os ligamentos. Espontaneamente tende a diminuir com o passar dos anos, mas essa recuperação pode ser acelerada com estímulos adequados desde o nascimento. Como toda criança, as crianças Down irão controlar a cabeça, rolar, sentar, arrastar, engatinhar, ficar de pé, andar, correr, saltar e arremessar, exceto se tiver outro problema além da Síndrome. Elas irão brincar e explorar toda variedade de movimento dominando o equilíbrio, a postura, a coordenação motora e a noção espacial desde que tenham espaço.
Portanto, esta atividade oferece desafios corporais a fim de que a criança descubra suas possibilidades em relação ao pular, girar, deslocar-se, preparando-a para participar com segurança na atividade a seguir “pular corda”.
Importante: As crianças com Síndrome de Down precisam de cuidados, não de exageros a ponto de deixá-las isoladas do mundo.
Atividade 3: Pulando corda ·
Material: Instrumentos musicais e corda
Figura 2: Disponível em: http://www.theghetto.blogger.com.br/25ILAQ34.jpg
acesso em: 15.07.10.
Formação: em fila.
Descrição da Atividade: Utilizando ainda os instrumentos musicais, o professor deixará os alunos em fila. Um a um, os alunos deverão pular corda, ao ritmo que for tocado um dos instrumentos, o professor que ditará o ritmo da corda. As funções deverão ser divididas sendo que:
-enquanto um aluno toca seu instrumento acompanhando a música cantada, um aluno pula corda. No momento que errar deverá ser o próximo a tocar o instrumento e o aluno que estava de posse do instrumento deverá ir para o último lugar da fila e assim por diante.
Para que as crianças possam cantar ao ritmo do instrumento, faça com que todos cantem músicas para pular corda, sempre procurando cantar a música no ritmo do instrumento e acompanhando o grave ou o agudo do som.
Exs: Se tocar um sino, cante no agudo, se tocar um tambor cante no grave.
Músicas:
Um homem bateu à sua porta...
Com que você pretende se casar...
Rei, capitão, soldado, ladrão...
Salada, saladinha...
Nos links abaixo você poderá encontrar as letras destas e de muitas outras músicas:
http://www.projetodecolar.com.br/?p=138
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di22090709.htm
acesso em: 06.08.10.
Dica: Ao pular corda a criança expressa uma pulsação regular sincronizando com o movimento da corda e da batida do instrumento, por isto sempre procure bater a corda no ritmo que o instrumento estiver emitindo o som.
Para que a brincadeira apresente resultados positivos faz-se necessário:
- apresentar seqüências de movimentos realizados em torno da corda em movimento (principalmente saltos e giros), acompanhados de uma música cantada por todos.
- cada aluno pular a corda individualmente, num ritmo lento, e contar qual o número de repetições de saltos que consegue realizar em seqüência, sem errar.
É importante ressaltar que a definição de ritmo lento e rápido é realizada por critérios individuais de cada aluno.
Instrumentos Musicais
No jogo disponível no link abaixo, o aluno somente passando o mouse em cima do instrumento, este emitirá o som desejado. O professor poderá perguntar qual é o som e o nome do instrumento, escutando todos separadamente, depois poderão clicar na caixa de som logo à direita, abaixo e escutar a “bandinha” tocar toda junta.
Disponível em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/instrumentos-musicais-banda-smart.html
acesso em: 15.07.10.
O professor deve avaliar a capacidade do aluno em identificar e ditar o ritmo dos instrumentos relacionando com o movimento do corpo, verificando se o aluno consegue relacionar.
Importante Professor:
- Volte seu olhar para os aspectos relacionados com a inclusão de todos os alunos na vivência das atividades e com a experimentação de todas as funções existentes dentro das atividades propostas;
- As observações devem ser focadas em torno das variações de ritmo e as relações deste elemento com as capacidades físicas individuais e destas, em contexto coletivo de brincadeira.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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10/02/2011
Quatro estrelasGostei muito das dicas, estou planejando uma proporta de trabalho com teclado musical, e estas dicas com certeza me ajudarao muito. Obrigado