26/08/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos organizados, em duplas, no Laboratório de Informática, o professor deverá iniciar a aula mostrando para eles dois cartazes (Figs. 1 e 2). O primeiro cartaz deverá estar escrito a palavra “Síndrome” (Fig.1) e o segundo cartaz deverá conter a palavra “Doença” (Fig.2)
Figura 1: Imagem do cartaz Síndrome
Figura 2: Imagem do cartaz Doença
Em seguida, cada aluno deverá escrever, nestes cartazes, o que compreende por Síndrome e Doença. Quando todos os alunos terminarem de preencher, os dois cartazes, cada dupla deverá pesquisar em dicionários impressos ou eletrônicos, a definição de Síndrome e Doença. Abaixo as definições dos referidos termos no dicionário eletrônico.
Definição de “Síndrome”: s.f. Medicina Conjunto dos sintomas que caracterizam uma doença: síndrome infecciosa, hemorrágica, tóxica.
Disponível em: http://www.dicio.com.br/sindrome/ Acessado em: 23 Agosto 2010.
Definição de “Doença”: s.f. Alteração na saúde, no equilíbrio dos seres vivos; moléstia: doença epidêmica.
Disponível: http://www.dicio.com.br/doenca/ Acessado em: 23 Agosto 2010.
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.dicio.com.br/ (Fig.3)
http://www.dicionarioweb.com.br/
Figura 3: Imagem do site “Dicionário Online de Português
Quando todos finalizarem a pesquisa, os alunos, que se sentirem à vontade, deverão dizer o que entenderam das definições dos termos em questão, os comparando com o que foi escrito nos cartazes.
É importante que eles entendam que a Síndrome possui um conjunto de sintomas, e a doença é uma condição que não é comum ao organismo.
Neste momento, o professor poderá dar o seguinte exemplo: A doença é uma condição anormal de um organismo que interfere nas funções corporais e está associada a sintomas específicos, como por exemplo, a Dengue que é provocada pela picada do mosquito Aedes Aegypti.
No caso de uma Síndrome, a pessoa não a desenvolveu por conta de, por exemplo, um acidente de carro, mas, em geral, devido a sua herança genética, como por exemplo, a Síndrome de Down. Ressaltamos que nem todas as Síndromes são devido a heranças genéticas, haja visto a síndrome da imunodeficiência adquirida, por exemplo. Mas, em ambos os caso, há características específicas, sintomas.
Em seguida, o professor deverá dizer que nestas aulas eles poderão conhecer uma Síndrome – a do X-Frágil.
Atividade 1
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá pedir para que os alunos assistam ao vídeo “Síndrome do X-Frágil” (Fig. 3), com duração de 01 minutos e 54 segundos, conforme link postado abaixo.
Link do Vídeo “Síndrome do X-Frágil’ Acessado em 08 Agosto 2010.
http://www.youtube.com/watch?v=l5EhPj_ayLo
Figura 3: Imagem do vídeo “Síndrome do X-Frágil”
O referido vídeo, que foi elaborado por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional (CPIDES) da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), aborda a definição da Síndrome do X-Frágil e relata sobre as causas, tratamentos e a inclusão escolar de pessoas com a referida Síndrome.
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Sugerimos que para esta atividade, o professor disponibilize um roteiro de discussão, de forma que, após assistirem o vídeo, eles discutam entre si sobre o conteúdo deste e, em seguida, em aula aberta, com todos da sala. Observamos que, cada dupla deverá anotar em uma folha as respostas que chegaram às questões do roteiro, de forma a compartilhá-las com os demais, num próximo momento.
Roteiro de Questões:
Finalizada a atividade, as duplas deverão compartilhar as respostas que deram as questões do roteiro, bem como suas opiniões sobre o vídeo – o que gostaram etc. Neste momento, o professor deverá estar atento para esclarecer dúvidas, conceitos errôneos ou preconceituosos.
Atividade 2
Em seguida, o professor deverá pedir para que cada dupla faça uma pesquisa, em sites da internet, sobre a Síndrome do X-Frágil, de forma a ampliar o que aprenderam sobre o assunto. Sugerimos que cada dupla pesquise um dos temas abaixo. Desta forma, poderá ter mais de uma dupla pesquisando sobre o mesmo assunto, mas todos os assuntos abaixo deverão ser trabalhados po r, pelo menos, uma dupla.
Temas de pesquisa:
Sugestões de sites para a pesquisa
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=363&sec=19 (Fig. 4)
http://www.neurogene.floripa.com.br/home.htm
http://www.marimar.com.br/medico/sindrome_fragil.htm
http://www.terapeutaocupacional.com.br/sindrome_do_x-fragil.htm
http://www.bengalalegal.com/xfragil.php
http://www.brasilescola.com/biologia/sindrome-x-fragil.htm
http://www.neurogene.floripa.com.br/home.htm
http://videolog.uol.com.br/video?id=295237
http://genoma.ib.usp.br/aconselhamento/condicoes-sindrome_cromossomo-xfragil.php
Figura 4: Imagem do site “Psiqueweb’
Feitas as pesquisas, sugerimos que o professor promova uma conversa sobre os assuntos pesquisados, de forma que as duplas possam compartilhar o que aprenderam em suas pesquisas.
Em seguida, para a realização da próxima atividade, os alunos deverão se organizar em grupos, isto é, junção de duas duplas.
Atividade 3
Finalizando a aula, o professor deverá pedir para que os grupos elaborem um mural (Fig.5), com imagens e textos informativos, sobre a Síndrome X-Frágil, conforme as informações adquiridas na pesquisa realizada na atividade anterior, bem como no vídeo e discussões feitas durante a aula. Para isto, sugerimos que o professor disponibilize para os alunos, papel pardo, cola, tesoura, canetas coloridas.
Figura 5: Imagem de Mural sobre a Síndrome do X-Frágil
Feitos os Murais, o professor deverá orientar os alunos para que organizem o evento: “Semana da Conscientização Escolar – convivendo harmoniosamente com as diferenças”.Para isto, eles deverão fixar seus murais num dos corredores da escola e convidar os alunos das demais salas para fazer uma visita a este espaço. Sugerimos que cada grupo eleja um integrante para ser um aluno–guia, explicando para os demais colegas o que é a Síndrome do X-Frágil, bem como a importância para conviver com as diferenças, tenho um colega com esta Síndrome na escola.
No término da aula, é fundamental que todos os alunos tenham compreendido que é importante conviver com as diferenças, e que a criança com a Síndrome do X-Frágil pode desempenhar diversas atividades, sejam elas educacionais, de lazer e social.
Os links abaixo se referem ao conceito de síndrome do X-Frágil e da Inclusão escolar destas pessoas:
http://www.sc.senai.br/siteinstitucional/comunicacao/noticias/exibir/id/214
http://www.youtube.com/watch?v=bBxpOHrEOJ0
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=363&sec=19
http://www.marimar.com.br/medico/sindrome_fragil.htm
http://www.terapeutaocupacional.com.br/sindrome_do_x-fragil.htm
http://www.bengalalegal.com/xfragil.php
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula,de modo que o professor avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades . É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a Síndrome do X-Frágil, como tratamento e as suas características em homens e mulheres.
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