23/08/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher,Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos organizados, em duplas, no Laboratório de Informática, ou Sala de Vídeo, o professor deverá apresentar a eles a imagem abaixo (Fig. 1).
Figura 1: Imagem de crianças com Síndrome de Willian
Fonte: adaptado pelo autor.
Disponível em: http://estardeficiente.blogspot.com/2009/11/motivar-para-aprender-minha-experiencia.html Acessado em: 05 Agosto 2010.
A imagem mostra crianças, jovens e adultos, que têm a Síndrome de Williams-Beuren. Dentre as pessoas apresentadas na referida figura, está a imagem da cantora soprano Lírica Gloria Lenhoff (na parte inferior da direita para a esquerda) a qual possui Síndrome de Wiliams –Beuren.
Após a apresentação da figura, o professor deverá iniciar uma discussão, em aula aberta, por meio do roteiro disponível abaixo:
Roteiro de Discussão:
O professor deverá ressaltar que estas pessoas, mostradas na figura, têm uma Síndrome denominada Síndrome de Williams-Beuren e, que é sobre isto que eles estudarão nesta aula.
Atividade 1
Inicialmente, antes de estudar a referida síndrome, será abordado a diferença entre Síndrome e Doença. Para isto, cada dupla deverá pesquisar em dicionários eletrônicos, ou impressos, definições disponíveis sobre Deficiência e Síndrome.
Abaixo há a definição dos dois termos, segundo o Dicionário do Aurélio on line.
Definição de Doença:
s.f. Alteração na saúde, no equilíbrio dos seres vivos; moléstia: doença epidêmica.
Disponível em: http://www.dicio.com.br/doenca/ Acessado em: 23 Agosto 2010.
Definição de Síndrome:
s.f. Medicina Conjunto dos sintomas que caracterizam uma doença: síndrome infecciosa, hemorrágica, tóxica.
Disponível em: http://www.dicio.com.br/sindrome/ Acessado em: 23 Agosto 2010.
Abaixo sugerimos links de sites para a realização da pesquisa em questão.
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.dicio.com.br/ (Fig.2)
http://www.dicionariodoaurelio.com/
http://www.dicionarioweb.com.br/
Figura 2: Imagem do Dicionário Online de Português
Ao finalizar a pesquisa, cada dupla deverá relatar o que entendeu sobre as definições dos termos em questão, bem como sobre a diferença entre eles, como por exemplo: que a doença pode ter um único agente causador e a síndrome é um conjunto de sintomas.
É importante que eles compreendam que a doença é um problema de saúde (física ou mental) causada por algum agente, como por exemplo, uma infecção, e a síndrome é um conjunto de sinais e sintomas determinado por um único fator, geralmente genético.
Em seguida, o professor poderá perguntar aos alunos se eles conhecem alguma síndrome.
Neste momento, é importante que os alunos possam perceber que há vários tipos de síndromes, mas que, nesta aula, eles poderão conhecer a Síndrome de Williams-Beuren.
Atividade 2
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá pedir para que cada dupla faça uma pesquisa sobre a Síndrome de Williams-Beuren. Para isto, cada dupla deverá escolher um dos assuntos elencados abaixo. Observamos que poderá ter mais de uma dupla pesquisando sobre o mesmo assunto, mas que é importante que todos eles sejam abordados.
Temas para a Pesquisa:
Abaixo sugerimos links de sites para a realização da pesquisa em questão.
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.swbrasil.org.br/sw/ensino (Fig.2)
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1174
http://www.educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/lidando-com-sindrome-williamsbeuren-swb.htm
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI16126-15159,00.html
http://www.coladaweb.com/biologia/genetica/sindromes-geneticas/sindrome-de-williamsbeuren-sw
http://renatapinheiro.com/sindrome-de-williams/
Figura 2: Imagem do site da Associação Brasileira da Síndrome de Williams
Finalizada a pesquisa, o professor deverá promover uma conversa, de forma que as duplas compartilhem o que aprenderam em suas pesquisas.
É importante que o professor estimule a participação de todos os alunos, para que eles dêem suas opiniões acerca do tema da pesquisa e da aula, bem como para que possam esclarecer dúvidas etc.
Em seguida, sugerimos que os alunos sejam organizados em grupos - junção de duas duplas -, para a realização da próxima atividade.
Atividade 3
Neste momento, cada grupo deverá ler e discutir o depoimento (Fig. 3), conforme postado abaixo, de uma pessoa com Sindrome Williams-Beuren. O depoimento que sugerimos para este momento é o de Jéssica, a qual tem Síndrome de Williams e conta como foi descobrir como tendo tal Síndrome, as dificuldades e os problemas vividos em função desta etc. Além disso, em seu depoimento Jéssica relata como foi a sua inclusão escolar, fala sobre o comportamento de professores e colegas ao saberem que ela possuía a Síndrome de Williams.
Link do Depoimento: A História de Jéssica - Síndrome de Williams
http://www.bengalalegal.com/jessica.php Acessado em 05 Agosto 2010.
Figura 3: Imagem do depoimento “A História de Jéssica - Síndrome de Williams”
Roteiro de Leitura
Atividade 4
Após a leitura e discussão em grupo do depoimento acima, sugerimos que o professor peça para os grupos relatarem o que acharam do depoimento, o que sentiram ao lê-lo etc. Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos troquem os papéis, ou seja, que o aluno possa se sentir no lugar de uma pessoa que tem a síndrome em questão. Para isto, peça para os alunos fecharem os olhos e, caso seja possível, coloque uma música suave, como a sugestão os alunos poderiam ouvir a música “Meditação da Luz”.
Link da música “Meditação da Luz”
http://www.musicaluz.com.br/musica-luz-on-line-meditacoes-musicais.htm Acessado em: 09 Agosto 2010.
Em seguida faça a seguinte pergunta:
“E se fosse eu a pessoa com a Síndrome de Williams-Beuren, como gostaria de ser tratado pelas pessoas a minha volta?”
Sugerimos que após um tempo, de no máximo 3 minutos, o professor peça para os alunos abrirem os olhos e compartilharem o que pensaram e como se sentiram neste momento. Em seguida, peça para os alunos, ainda em grupos, elaborarem cartazes com o Tema: “Um amigo na escola com Síndrome de Williams-Beuren”.
É importante que nos cartazes os alunos relatem como se comportariam se tivessem um amigo com esta Síndrome, além de relatarem a importância de conviverem com as diferenças.
Os links abaixo se referem ao conceito de Síndrome de Williams-Beuren :
http://www.swbrasil.org.br/relatos/yuri-brandao-grana
http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC533097-2337,00.html
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13966
http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/27/artigo22388-2.asp
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o conceito de Síndrome de Williams-Beuren, bem como a compreensão de que uma pessoa com tal síndrome possui seu cognitivo preservado, e pode desenvolver atividades como outra pessoa qualquer. Além disso, o professor deverá avaliar como o aluno desempenhou as atividades no decorrer da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
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15/11/2010
Cinco estrelasAdorei a aula. são boas as ideias e trabalha bullyng(indiretamente), a sindrome em si ecomo as pessoas convivem com ela.