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Síndrome de Williams-Beuren: o que é? Por que é síndrome e não Doença?

 

23/08/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher,Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar a Síndrome de Williams-Beuren: o que é, causas, características e tratamento, e porque é uma Síndrome e não uma deficiência;
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

 • Aula interativa;

 • Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.        

    

 Motivação: 

Estando os alunos organizados, em duplas, no Laboratório de Informática, ou Sala de Vídeo, o professor deverá apresentar a eles a imagem abaixo (Fig. 1).       

Figura 1: Imagem de crianças com Síndrome de Willian    

Fonte: adaptado pelo autor.    

Disponível em: http://estardeficiente.blogspot.com/2009/11/motivar-para-aprender-minha-experiencia.html      Acessado em: 05 Agosto 2010.        

A imagem mostra crianças, jovens e adultos, que têm a Síndrome de Williams-Beuren. Dentre as pessoas apresentadas na referida figura, está a imagem da cantora soprano Lírica  Gloria Lenhoff (na parte inferior da direita para a esquerda) a qual possui Síndrome de Wiliams –Beuren.    

Após a apresentação da figura, o professor deverá iniciar uma discussão, em aula aberta, por meio do roteiro disponível abaixo:   

Roteiro de Discussão:

  • O que vocês acharam desta imagem?
  • O que há em comum nas pessoas da figura? Observem a boca, bochechas etc.
  • Vocês acham que essas pessoas podem ter alguma doença ou síndrome?
  • Vocês sabem a diferença entre Síndrome e Doença?   

O professor deverá ressaltar que estas pessoas, mostradas na figura, têm uma Síndrome denominada Síndrome de Williams-Beuren e, que é sobre isto que eles estudarão nesta aula.   

Atividade 1   

Inicialmente, antes de estudar a referida síndrome, será abordado a diferença entre Síndrome e Doença. Para isto, cada dupla deverá pesquisar em dicionários eletrônicos, ou impressos, definições disponíveis sobre Deficiência e Síndrome.   

Abaixo há a definição dos dois termos, segundo o Dicionário do Aurélio on line.     

Definição de Doença: 

s.f. Alteração na saúde, no equilíbrio dos seres vivos; moléstia: doença epidêmica.

Disponível em:        http://www.dicio.com.br/doenca/               Acessado em: 23 Agosto 2010.       

Definição de Síndrome:

s.f. Medicina Conjunto dos sintomas que caracterizam uma doença: síndrome infecciosa, hemorrágica, tóxica.    

Disponível em:      http://www.dicio.com.br/sindrome/                  Acessado em: 23 Agosto 2010.       

Abaixo sugerimos links de sites para a realização da pesquisa em questão.

Sugestões de sites para a pesquisa:  

http://michaelis.uol.com.br/  

http://www.priberam.pt/dlpo/  

http://www.dicio.com.br/  (Fig.2)  

http://www.dicionariodoaurelio.com/ 

http://www.dicionarioweb.com.br/        

Figura 2: Imagem do Dicionário Online de Português   

Ao finalizar a pesquisa, cada dupla deverá relatar o que entendeu sobre as definições dos termos em questão, bem como sobre a diferença entre eles, como por exemplo: que a doença pode ter um único agente causador e a síndrome é um conjunto de sintomas.   

É importante que eles compreendam que a doença é um problema de saúde (física ou mental) causada por algum agente, como por exemplo, uma infecção, e a síndrome é um conjunto de sinais e sintomas determinado por um único fator, geralmente genético.  

Em seguida, o professor poderá perguntar aos alunos se eles conhecem alguma síndrome.

Neste momento, é importante que os alunos possam perceber que há vários tipos de síndromes, mas que, nesta aula, eles poderão conhecer a Síndrome de Williams-Beuren.   

Atividade 2   

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá pedir para que cada dupla faça uma pesquisa sobre a Síndrome de Williams-Beuren. Para isto, cada dupla deverá escolher um dos assuntos elencados abaixo. Observamos que poderá ter mais de uma dupla pesquisando sobre o mesmo assunto, mas que é importante que todos eles sejam abordados.   

Temas para a Pesquisa:  

  • Definição da Síndrome de Williams-Beuren.
  • Causa da Síndrome de Williams-Beuren.
  • Sinais e Sintomas.
  • Incidência da Síndrome. É mais comum em homens ou mulheres?
  • Principais complicações no decorrer da vida.
  • Tratamento. ·         
  • Doenças associadas.
  • Cuidados necessários para a pessoa que tem esta Síndrome.
  • Pessoas com Síndrome de Williams-Beuren que estão em sala de aula.                   

Abaixo sugerimos links de sites para a realização da pesquisa em questão.   

Sugestões de sites para a pesquisa:

http://www.swbrasil.org.br/sw/ensino (Fig.2)  

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1174  

http://www.educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/lidando-com-sindrome-williamsbeuren-swb.htm  

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI16126-15159,00.html  

http://www.coladaweb.com/biologia/genetica/sindromes-geneticas/sindrome-de-williamsbeuren-sw  

http://renatapinheiro.com/sindrome-de-williams/                              

Figura 2: Imagem do site da Associação Brasileira da Síndrome de Williams           

Finalizada a pesquisa, o professor deverá promover uma conversa, de forma que as duplas compartilhem o que aprenderam em suas pesquisas.     

É importante que o professor estimule a participação de todos os alunos, para que eles dêem suas opiniões acerca do tema da pesquisa e da aula, bem como para que possam esclarecer dúvidas etc.     

Em seguida, sugerimos que os alunos sejam organizados em grupos - junção de duas duplas -, para a realização da próxima atividade.   

Atividade 3   

Neste momento, cada grupo deverá ler e discutir o depoimento (Fig. 3), conforme postado abaixo, de uma pessoa com Sindrome Williams-Beuren. O depoimento que sugerimos para este momento é o de Jéssica, a qual tem Síndrome de Williams e conta  como foi descobrir como tendo tal Síndrome, as dificuldades e os problemas vividos em função desta etc. Além disso, em seu depoimento Jéssica relata como foi a sua inclusão escolar, fala sobre o comportamento de professores e colegas ao saberem que ela possuía a Síndrome de Williams.    

Link do Depoimento: A História de Jéssica - Síndrome de Williams   

http://www.bengalalegal.com/jessica.php                 Acessado em 05 Agosto 2010.              

Figura 3:  Imagem do depoimento  “A História de Jéssica - Síndrome de Williams”                   

Roteiro de Leitura  

  • Qual o assunto abordado no texto em questão?
  • Jéssica possui Síndrome de Willians?
  • Com quantos anos descobriram que ela tinha esta síndrome?
  • Jéssica freqüentou uma escola regular?
  • Como foi a experiência de Jéssica na escola?
  • Jéssica tinha amigos na escola?
  • Como ela conquistou os amigos do prédio em que morava e os da escola em que estudava?
  • Jéssica sofreu algum tipo de preconceito em sua vida? Onde?
  • Qual recado Jéssica deixou para professores que não a trataram com respeito devido a sua Síndrome?
  • Como é a vida da Jéssica atualmente?
  • Ela namora? Tem amigos?
  • Qual o papel da família de Jéssica em sua vida?                     

Atividade 4   

Após a leitura e discussão em grupo do depoimento acima, sugerimos que o professor peça para os grupos relatarem o que acharam do depoimento, o que sentiram ao lê-lo etc. Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos troquem os papéis, ou seja, que o aluno possa se sentir no lugar de uma pessoa que tem a síndrome em questão. Para isto, peça para os alunos fecharem os olhos e, caso seja possível, coloque uma música suave, como a sugestão os alunos poderiam ouvir a música “Meditação da Luz”.   

Link da música “Meditação da Luz”

http://www.musicaluz.com.br/musica-luz-on-line-meditacoes-musicais.htm     Acessado em: 09 Agosto 2010.  

Em seguida faça a seguinte pergunta:     

“E se fosse eu a pessoa com a Síndrome de Williams-Beuren, como gostaria de ser tratado pelas pessoas a minha volta?”     

Sugerimos que após um tempo, de no máximo 3 minutos, o professor peça para os alunos abrirem os olhos e compartilharem o que pensaram e como se sentiram neste momento. Em seguida, peça para os alunos, ainda em grupos, elaborarem cartazes com o Tema: “Um amigo na escola com Síndrome de Williams-Beuren”.   

É importante que nos cartazes os alunos relatem como se comportariam se tivessem um amigo com esta Síndrome, além de relatarem a importância de conviverem com as diferenças.

Recursos Complementares

Os links abaixo se referem ao conceito de Síndrome de Williams-Beuren :    

http://www.swbrasil.org.br/relatos/yuri-brandao-grana                                       

http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC533097-2337,00.html 

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13966 

http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/27/artigo22388-2.asp 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o conceito de Síndrome de Williams-Beuren, bem como a compreensão de que uma pessoa com tal síndrome possui seu cognitivo preservado, e pode desenvolver atividades como outra pessoa qualquer. Além disso, o professor deverá avaliar como o aluno desempenhou as atividades no decorrer da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • iasmin, Tia Auta , Rio de Janeiro - disse:
    iasmin5@hotmail.com

    15/11/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. são boas as ideias e trabalha bullyng(indiretamente), a sindrome em si ecomo as pessoas convivem com ela.


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