22/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana de Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
ter um olhar crítico a partir da observação da realidade, do cotidiano;
elaborar roteiro de trabalho;
ter percepção acerca de temáticas sociais;
produzir textos transpondo o imagético para o gráfico.
inferir as relações entre os diversos textos usados.
O aluno deverá ter conhecimento acerca da fotografia (tratamento da imagem: escolha da cena, foco, temática) e da importância desse recurso que vai além da simples diversão.
Deverá ainda, conhecer a estrutura do texto poético e do roteiro de trabalho.
Aula 1 - 50 min.
Selecione fotografias, sugerimos o trabalho com obras de Sebastião Salgado, porém nada impede que o trabalho seja desenvolvido com materiais selecionados em revistas ou jornais.
Caso opte pela exposição das fotos de Sebastião Salgado, apresentamos abaixo algumas sugestões que você poderá projetar no data-show. Se a opção for por utilizar materiais colhidos em revistas ou jornais, sugerimos que você prepare a sala previamente, expondo as fotografias como se fosse uma mostra.
Explore a percepção dos alunos, estimule-os a observarem detalhes, perceberem o efeito da presença ou ausência de cores, as feições e os sentimentos que elas nos reportam.
http://ramonjrfonseca.blogspot.com/2009/10/vida-tem-mais-valor-que-laranjas.html [acesso em 16/08/2010]
http://domeupontodevista.wordpress.com/tag/sebastiao-salgado/ [acesso em 16/08/2010]
http://minhacasaomundo.blogspot.com/p/cidadao-ilustre.html [acesso em 16/06/2010]
http://jornale.com.br/wicca/?p=2231 [acesso em 16/08/2010]
Aula 2 - 50 min.
Selecione fotografias que contrastam com a realidade social denunciada nas fotografias utilizadas na aula 1. Esse procedimento permitirá o aprofundamento da discussão. Siga o mesmo percurso adotado na primeira aula. A comparação com as fotografias vistas será explorada na medida em que os alunos observarem esse material. Neste momento, oriente-os a perceberem os contrastes sociais. Sugerimos algumas imagens:
http://luxovocequer.blogspot.com/2009/04/victorias-secret-presentes-maravilhosos.html [acesso em 16/08/2010]
http://www.modalogia.com/2009/02/03/mercado-de-luxo/ [acesso em 16/08/2010]
http://portuguese.alibaba.com/product-gs/children-luxury-kitchen-238508022.html [ acesso em 16/08/2010]
Aula 3 - 50 min. - Atividade de campo
Professor, planeje uma atividade de campo. Divida a turma em grupos e convide outros professores e/ou funcionários da escola para acompanhá-los. Para esta atividade, o recurso a ser utilizado é uma câmera fotográfica. Se a turma possuir câmera, melhor. Se o grupo não possuir câmera, consiga uma ou duas e divida-os em pequenos grupos. Você pode ainda trabalhar com o uso de aparelhos celulares para as tomadas de fotos ou solicitar ao professor de Artes que ensine os alunos a construirem uma câmera artesanal.
Explore a área do entorno da escola ou trabalhe no interior da instituição explorando os espaços escolares.
Explique aos alunos que eles produzirão textos explorando a fotografia. Solicite a produção de um roteiro básico para esta atividade. Motive-os a serem detalhistas na observação do ambiente a fim de fazerem um ótimo registro. Dê a eles liberdade para fotografarem o que o olhar deles captou.
Aula 4 - 50 min. - Produzindo
Para dar sequência a esta atividade, você poderá optar pelo laboratório de informática (se a escola dispuser de um) ou pelo uso do projetor em sala de aula.
Proponha a produção de legendas para as fotografias. Esta atividade permitirá que o aluno trabalhe a síntese do olhar que ele teve ao fazer o registro fotográfico.
Esta atividade deve ser coletivizada na sequência. Faça o uso do projetor de imagens e detenha-se em cada fotografia solicitando que os alunos expressem as sensações que tiveram ao fazer aquele registro.
Aula 5 - 50 min. - Transpondo o olhar em palavras
Professor, proponha que cada aluno trabalhe com o texto do outro (imagem e legenda). Solicite a produção de um poema (dependendo da faixa etária, opte por uma quadrinha e, para os alunos maiores, um soneto). Estimule a exploração do sentimento, das sensações relatadas na aula anterior na produção do texto.
Aula 6 - 50 min. - Revisando
Solicite que cada aluno avalie a produção do outro, tanto na exploração das sensações, quanto na estruturação do texto, ortografia e concordância.
Aula 7 - 50 min. - Apresentando o texto
Planeje um sarau. Se possível, projete as fotos enquanto os alunos declamam a poesia. Oriente os alunos acerca da entonação, expressividade, postura no momento da declamação do poema.
Sugerimos que, para este evento, sejam convidados os pais.
Neste link você obterá maiores informações sobre Sebastião Salgado e ainda, sobre técnicas de fotografia:
http://sites.google.com/site/7e5histfoto/sebastiao-salgado [acesso em 22/11/2010]
Este link apresenta um curso sobre fotografia:
http://galeriaeduardofonseca.blogspot.com/2008/11/textos-interessantes-sobre-fotografia.html [acesso em 17/08/2010]
Este link apresenta possibilidades de trabalhar a fotografia em sala de aula:
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-uso-fotos-sala-aula.htm [acesso em 17/08/2010]
Professor, avalie as considerações feitas pelo aluno durante a observação das imagens. Observe as relações que ele estabelece entre as fotografias observadas.
Avalie o registro fotográfico, o tratamento que o aluno deu à imagem capturada.
Observe a capacidade de síntese do aluno na formulação da legenda e a produção do texto poético.
Por fim, avalie a oralidade prevista em dois momentos nesta aula - quando o aluno apresenta suas sensações e quando ele declama o poema.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/11/2010
Quatro estrelasmuito interessante o uso das imagens, para produção de texto e ao mesmo tempo analizado-o, parabens professora com certeza irei utilizar sua dica