Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando de baile medieval

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, MARIA JOSÉ CAMPOS FERREIRA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:

  •   Participar de jogos de dramatizações combinados coletivamente.
  •    Vivenciar os jogos teatrais por meio da improvisação, utilizando os procedimentos: onde, quem e o quê.
  •    Vivenciar diferentes tipos de papéis.
  •   Identificar alguns dos elementos teatrais (cenário, figurino, texto, iluminação, sonoplastia, platéia, ator)
  •    Elaborar e construir textos, cenários, sonoplastia e figurinos.  
  •  Participar da avaliação dos jogos teatrais  
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas durante quinze dias em aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre castelos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas "Conhecendo o mundo dos castelos através dos contos de fadas”, “Pesquisando diferentes tipos de castelo” e “Os castelos na história”.

Estratégias e recursos da aula

 ATIVIDADE 1 – Motivando as crianças para a brincadeira de dramatização

1° momento – O professor inicia a aula apresentando para turma algumas imagens relacionadas a um baile medieval.

Fonte: www.google.com.br 

Para ajudar as crianças  apreciarem as imagens o professor pode propor algumas questões:

  •  Quem são essas pessoas?
  •  Por que elas estão vestidas dessa forma?
  •  Elas estão vestidas como as pessoas de nosso tempo?
  •  Onde elas estão?
  •  O que elas estão fazendo?

 Durante essa conversa o professor vai retomando com a turma o que já foi estudado sobre a vida nos castelos (quem vivia neles, como as pessoas se vestiam, como as pessoas se divertiam.)

 ATIVIDADE 2 – Definindo o cenário, os personagens e suas ações

 1° momento – O professor propõe ao grupo brincar de baile medieval definindo com as crianças como será a brincadeira. Para isso ele poderá montar com a turma o seguinte quadro.

 BAILE MEDIEVAL

ONDE SERÁ O BAILE?

QUEM ESTARÁ NO BAILE?

O QUE ESSAS PESSOAS VÃO FAZER DURANTE O BAILE?

NO SALÃO PRINCIPAL

O SENHOR FEUDAL E SUA FAMÍLIA

SENTAR  À MESA PRINCIPAL PARA JANTAR

ASSISTIR AS ATRAÇÕES DO BAILE

O BOBO DA CORTE

PALHAÇADAS PARA AS PESSOAS RIREM

O DOMADOR DE ANIMAIS

COLOCAR O ANIMAL PARA SE APRESENTAR PARA OS CONVIDADOS

PRINCÍPES E PRINCESAS

JANTAM

ASSISTEM AS ATRAÇÕES DO BAILE

OS CAVALEIROS

JANTAM

ASSISTEM AS ATRAÇÕES DO BAILE

PARTICIPAM DO TORNEIO

2° momento – Após essas definições, as crianças escolhem que personagem querem ser e o professor propõe uma primeira brincadeira.

E foi assim que a brincadeira começou...

Fonte: Acervo do NEI, 2010.

3° momento – A aula prossegue com uma avaliação dessa primeira brincadeira:

  • O que foi legal na brincadeira?
  • O que precisamos melhorar?
  • Alguém teve dificuldade de representar o seu personagem? Por quê?

 A cada dia o professor propõe a realização da brincadeira sempre retomando com as crianças o que deu certo e o que precisa melhorar. É interessante que as crianças durante a brincadeira possam experimentar representar vários personagens e tenham oportunidade de justificar as suas escolhas.

 ATIVIDADE 3 – Produzindo o texto da brincadeira

1° momento – O professor propõe à turma a produção de um texto para ajudar na organização da brincadeira.

2° momento – Para auxiliar a turma na produção do texto o professor vai fazendo alguns questionamentos:

- Como é o nome da nossa brincadeira?

- Este pode ser o título do nosso texto?

- Em que época acontecia os bailes medievais?

- Quem dava o baile medieval?

- Quem o senhor feudal convidava para o baile?

 - Quem anunciava a chegada dos convidados?

- Em que local do castelo os convidados ficavam?

- O que as pessoas faziam durante o baile?

3° momento – Concluída a produção do texto o professor afixa em algum local da sala e propõe as crianças produzirem desenhos para ilustrá-lo. Os desenhos devem ser recortados e colados no texto.

ATIVIDADE 4 - Definindo o figurino

1° momento – O professor conversa com as crianças acerca do figurino que será usado na brincadeira final, definindo o que as crianças podem trazer de casa, o que pode ser pego no faz-de-conta da sala e o que será confeccionado com elas.

2° momento – O professor lista as decisões tomadas conforme o quadro abaixo:

CRIANÇA

PERSONAGEM

FIGURINO

ISABEL

PRINCESA

FANTASIA DE PRINCESA (VAI TRAZER DE CASA)

VICTOR

CAVALEIRO

ESPADA, ESCUDO, ELMO (CONFECCIONAR NA SALA) CALÇA JUSTA E CAMISA (COSTURAR) CAVALO (PEGAR NO FAZ DE CONTA DA SALA

ATIVIDADE 5 – Organizando o cenário

1° momento – O professor conversa com as crianças acerca do cenário que será usado na brincadeira final, definindo que objetos serão necessários (mesas, cadeiras, alimentos para o jantar, toalha para a mesa).

 2° momento – O professor organiza o cenário com a turma e realiza mais uma brincadeira.

3° momento – Vivenciada a brincadeira, o professor propõe ao grupo a seguinte atividade de registro:

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - NEI/CAp/UFRN

NATAL, ________/_________/_______________

NOME __________________________________________________________

ATIVIDADE INDIVIDUAL

HOJE REALIZAMOS A BRINCADEIRA DO BAILE MEDIEVAL UTILIZANDO O CENARIO. DESENHE E ESCREVA COMO FOI ESSE MOMENTO DE NOSSA AULA.

 ____________________________________________________________________

 ____________________________________________________________________

 ____________________________________________________________________

ATIVIDADE 6 – Organizando a divulgação da brincadeira

1° momento – O professor produz com as crianças um cartaz para divulgar a brincadeira do baile medieval junto as demais turmas da escola. Neste momento ele pode apresentar as crianças um modelo de texto divulgando alguma peça, lendo para elas e questionando acerca da estrutura do texto (imagem, nome da peça, atores, direção, data, horário e local). É importante chamar a atenção das crianças para o tamanho das letras, questionando porque umas são grandes e outras pequenas.

Fonte: www.google.com.br 

2° momento – O professor define com a turma quais serão as crianças que participarão da cópia do texto e quais as que farão as ilustrações.

3° momento – Concluída a produção do cartaz de divulgação as crianças, juntamente com o professor, fazem a divulgação da peça em cada turma da escola e, em seguida, afixa o cartaz em um local da escola que possa ser visto pela comunidade.

ATIVIDADE 7 – Brincando pra valer

 1° momento – O professor inicia a aula montando o cenário com a participação das crianças. Em seguida, com ajuda de algum adulto (funcionário ou mãe), arruma as crianças.

 2° momento – Após as turmas convidadas se acomodarem o professor explica o motivo da brincadeira dando algumas informações sobre como era a vida nos castelos. Inicia a apresentação fazendo a leitura do texto produzido com a turma. À medida que vai lendo as crianças vão entrando em cena representando seus personagens.

"Agora era fatal que o faz de conta terminasse asssim..."

ACERVO NEI, 2001

3° momento – Após a apresentação e organização do material usado, o professor parabeniza a turma e realiza um momento de avaliação da brincadeira.

Recursos Complementares

 www.google.com.br 

Neste site o professor pode encontrar as imagens das atividades 1 e 6

Textos para fundamentar a prática do professor.

   www.revistafenix.pro.br/    

Ao acessar o endereço o professor clica no link APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ JOGOS TEATRAIS NO BRASIL: 30 ANOS  para ter acesso ao artigo de autoria de Ingrid Dormien Koudela. No link O JOGO, A VARINHA DE CONDÃO PARA A GRANDE MÁGICA: O TEATRO. UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS, o professor terá acesso ao artigo de autoria de  Mariana Tagliari

http://revistaescola.abril.com.br 

Clicar no link Tudo sobre educação e, em seguida, no link educação infantil, depois clicar em  tudo sobre pré-escola. Neste link o professor clica em prática pedagógica e acessa a reportagem  teatro e imginação na pré-escola.

Avaliação

A avaliação poderá ser realizada em função:

  • Da participação dos alunos ao longo das aulas;
  • Dos registros escritos e desenhos das crianças acerca dos conteúdos trabalhados;
  •  Envolvimento das crianças na composição do cenário, dos personagens e suas ações, confecção do figurino;
  • Organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de avaliação das vivências.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.