26/08/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, MARIA JOSÉ CAMPOS FERREIRA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Objetivos: As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre castelos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas "Conhecendo o mundo dos castelos através dos contos de fadas”, “Pesquisando diferentes tipos de castelo” e “Os castelos na história”.
ATIVIDADE 1 – Motivando as crianças para a brincadeira de dramatização
1° momento – O professor inicia a aula apresentando para turma algumas imagens relacionadas a um baile medieval.
Fonte: www.google.com.br
Para ajudar as crianças apreciarem as imagens o professor pode propor algumas questões:
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Durante essa conversa o professor vai retomando com a turma o que já foi estudado sobre a vida nos castelos (quem vivia neles, como as pessoas se vestiam, como as pessoas se divertiam.)
ATIVIDADE 2 – Definindo o cenário, os personagens e suas ações
1° momento – O professor propõe ao grupo brincar de baile medieval definindo com as crianças como será a brincadeira. Para isso ele poderá montar com a turma o seguinte quadro.
BAILE MEDIEVAL
ONDE SERÁ O BAILE? |
QUEM ESTARÁ NO BAILE? |
O QUE ESSAS PESSOAS VÃO FAZER DURANTE O BAILE? |
NO SALÃO PRINCIPAL |
O SENHOR FEUDAL E SUA FAMÍLIA |
SENTAR À MESA PRINCIPAL PARA JANTAR ASSISTIR AS ATRAÇÕES DO BAILE |
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O BOBO DA CORTE |
PALHAÇADAS PARA AS PESSOAS RIREM |
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O DOMADOR DE ANIMAIS |
COLOCAR O ANIMAL PARA SE APRESENTAR PARA OS CONVIDADOS |
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PRINCÍPES E PRINCESAS |
JANTAM ASSISTEM AS ATRAÇÕES DO BAILE |
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OS CAVALEIROS |
JANTAM ASSISTEM AS ATRAÇÕES DO BAILE PARTICIPAM DO TORNEIO |
2° momento – Após essas definições, as crianças escolhem que personagem querem ser e o professor propõe uma primeira brincadeira.
E foi assim que a brincadeira começou...
Fonte: Acervo do NEI, 2010.
3° momento – A aula prossegue com uma avaliação dessa primeira brincadeira:
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A cada dia o professor propõe a realização da brincadeira sempre retomando com as crianças o que deu certo e o que precisa melhorar. É interessante que as crianças durante a brincadeira possam experimentar representar vários personagens e tenham oportunidade de justificar as suas escolhas.
ATIVIDADE 3 – Produzindo o texto da brincadeira
1° momento – O professor propõe à turma a produção de um texto para ajudar na organização da brincadeira.
2° momento – Para auxiliar a turma na produção do texto o professor vai fazendo alguns questionamentos:
- Como é o nome da nossa brincadeira? - Este pode ser o título do nosso texto? - Em que época acontecia os bailes medievais? - Quem dava o baile medieval? - Quem o senhor feudal convidava para o baile? - Quem anunciava a chegada dos convidados? - Em que local do castelo os convidados ficavam? - O que as pessoas faziam durante o baile? |
3° momento – Concluída a produção do texto o professor afixa em algum local da sala e propõe as crianças produzirem desenhos para ilustrá-lo. Os desenhos devem ser recortados e colados no texto.
ATIVIDADE 4 - Definindo o figurino
1° momento – O professor conversa com as crianças acerca do figurino que será usado na brincadeira final, definindo o que as crianças podem trazer de casa, o que pode ser pego no faz-de-conta da sala e o que será confeccionado com elas.
2° momento – O professor lista as decisões tomadas conforme o quadro abaixo:
CRIANÇA |
PERSONAGEM |
FIGURINO |
ISABEL |
PRINCESA |
FANTASIA DE PRINCESA (VAI TRAZER DE CASA) |
VICTOR |
CAVALEIRO |
ESPADA, ESCUDO, ELMO (CONFECCIONAR NA SALA) CALÇA JUSTA E CAMISA (COSTURAR) CAVALO (PEGAR NO FAZ DE CONTA DA SALA |
ATIVIDADE 5 – Organizando o cenário
1° momento – O professor conversa com as crianças acerca do cenário que será usado na brincadeira final, definindo que objetos serão necessários (mesas, cadeiras, alimentos para o jantar, toalha para a mesa).
2° momento – O professor organiza o cenário com a turma e realiza mais uma brincadeira.
3° momento – Vivenciada a brincadeira, o professor propõe ao grupo a seguinte atividade de registro:
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - NEI/CAp/UFRN NATAL, ________/_________/_______________ NOME __________________________________________________________ ATIVIDADE INDIVIDUAL
HOJE REALIZAMOS A BRINCADEIRA DO BAILE MEDIEVAL UTILIZANDO O CENARIO. DESENHE E ESCREVA COMO FOI ESSE MOMENTO DE NOSSA AULA.
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ATIVIDADE 6 – Organizando a divulgação da brincadeira
1° momento – O professor produz com as crianças um cartaz para divulgar a brincadeira do baile medieval junto as demais turmas da escola. Neste momento ele pode apresentar as crianças um modelo de texto divulgando alguma peça, lendo para elas e questionando acerca da estrutura do texto (imagem, nome da peça, atores, direção, data, horário e local). É importante chamar a atenção das crianças para o tamanho das letras, questionando porque umas são grandes e outras pequenas.
Fonte: www.google.com.br
2° momento – O professor define com a turma quais serão as crianças que participarão da cópia do texto e quais as que farão as ilustrações.
3° momento – Concluída a produção do cartaz de divulgação as crianças, juntamente com o professor, fazem a divulgação da peça em cada turma da escola e, em seguida, afixa o cartaz em um local da escola que possa ser visto pela comunidade.
ATIVIDADE 7 – Brincando pra valer
1° momento – O professor inicia a aula montando o cenário com a participação das crianças. Em seguida, com ajuda de algum adulto (funcionário ou mãe), arruma as crianças.
2° momento – Após as turmas convidadas se acomodarem o professor explica o motivo da brincadeira dando algumas informações sobre como era a vida nos castelos. Inicia a apresentação fazendo a leitura do texto produzido com a turma. À medida que vai lendo as crianças vão entrando em cena representando seus personagens.
"Agora era fatal que o faz de conta terminasse asssim..."
ACERVO NEI, 2001
3° momento – Após a apresentação e organização do material usado, o professor parabeniza a turma e realiza um momento de avaliação da brincadeira.
Neste site o professor pode encontrar as imagens das atividades 1 e 6
Textos para fundamentar a prática do professor.
Ao acessar o endereço o professor clica no link APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ JOGOS TEATRAIS NO BRASIL: 30 ANOS para ter acesso ao artigo de autoria de Ingrid Dormien Koudela. No link O JOGO, A VARINHA DE CONDÃO PARA A GRANDE MÁGICA: O TEATRO. UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS, o professor terá acesso ao artigo de autoria de Mariana Tagliari
http://revistaescola.abril.com.br
Clicar no link Tudo sobre educação e, em seguida, no link educação infantil, depois clicar em tudo sobre pré-escola. Neste link o professor clica em prática pedagógica e acessa a reportagem teatro e imginação na pré-escola.
A avaliação poderá ser realizada em função:
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