Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que teorizaram Bronsted-Lowry?

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Reconhecer a importância da teoria de Bronsted-Lowry, bem como suas contribuições para química
  2. Refletir a definição de ácidos e bases elaborada por Johannes N. Bronsted e Thomas Lowry
Duração das atividades
De 3 a 5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimentos sobre ácidos e bases.

Estratégias e recursos da aula

Para introduzir o conteúdo “ácido e bases” organize os alunos em equipes formadas por três pessoas e peça que sigam o roteiro. Roteiro: Acessar o recurso, responder as questões, anotar as respostas no caderno. Ao finalizarem, efetue a correção, ao mesmo tempo, explique sobre os ácidos de forma a sanar dúvidas e equívocos.

Link: http://br.syvum.com/cgi/online/mult.cgi/materia/quimica/acids_bases_salts.tdf?0 

Respostas: Sódio, lático, Potássio

Problematização

Do que trata a teoria de Bronsted-Lowry?

Instrumentalização

Explique para os alunos que o conceito de ácido e base é muito limitado, por retringir a discussão do fenômeno ácido-base apenas a soluções aquosas. A teoria de Bronsted e Lowry de ácidos também serve para dissoluções não aquosas. Não nos restringe às soluções aquosas. A teoria foi proposta para descrever o mecanismo de reação entre ácidos e bases.

Embora os ácidos e bases (também denominadas álcalis) por vezes são consideradas substâncias químicas perigosas, que corróem e dissolvem metais. Porém estão estão presentes em produtos como o refrigerante, os alimentos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. Também são utilizados no universo de aplicações industriais. A produção de ácido sulfúrico e soda cáustica são consideradas indicadoras do nível de atividade econômica de um país. 

Para fundamentar e ampliar os estudos, disponibilize o vídeo indicado no link abaixo na TV Multimídia e ou solicite que utilizem os computadores do laboratório de informática e sigam as orientações do roteiro. Roteiro: Os alunos devem assistir ao vídeo, anotar no caderno as explicações e dúvidas que possam surgir. Ao término o professor deve indagar sobre o tema, deixar que os alunos interajam entre si para, em seguida, explicar sobre o mesmo.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25007 

Aí tem química ! Funções Inorgânicas - Àcidos e Bases I - Conceito Bronsted-Lowry 

Na sequência mostre a imagem da estrutura molecular dos cristais de Hidróxido de Sódio e explique quais elementos químicos a compõem.

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/63/Sodium-hydroxide-crystal-3D-vdW.png 

Atividade 1

Esta atividade é um experimento. Tem como objetivo levar os alunos a observarem a ocorrência de reações diferenciadas. Assim, organize os alunos em equipes de três pessoas no máximo. Roteiro: Utilizar limão, vinagre ou fenolftaleina e escrever mensagens em um papel. Na sequência esborrifar suco de repolho roxo sobre o papel para que possam ler a mensagem. Utilizar outro papel e os mesmos produtos, esborrifar detergente com amoníaco. Explicar que mensagens apareceram e que reações ocorreram nos dois casos. Anotar todos os procedimentos e resultados no caderno. Incluir o relato na atividade da Catarse.

Atividade 2

O ácido tem sido definido como toda a espécie química capaz de doar um próton (íon H+) a uma outra substância e que base: é definida como uma substância capaz de aceitar um próton (íon H+) de um ácido. Assim, se considera o ácido doador de próton e base receptora de próton. O objetivo desta atividade é proporcionar ao aluno conhecer os conceitos sobre ácidos e bases. Roteiro: os alunos devem acessar o recurso e responder as questões. À medida que respondem, devem fazer anotações no caderno.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22023 

Reações ácido/base 

Atividade 3

Esta atividade tem como objetivo evidencias a importância da teoria de Bronsted-Lowry e suas contribuições na química do cotidiano. Solicite aos alunos que acessem a Quiz disponível no link abaixo para que desenvolvam a atividade Ácidos e Bases.Após concluírem a atividade, efetue a correção na sala de aula de maneira a sanar possíveis dúvidas. Roteiro: acessar o recurso, resolver as questões, anotar no caderno as respostas, efetuar a correção na sala de aula, inserir as respostas na atividade da Catarse. Link: http://br.syvum.com/cgi/online/oatm.cgi/materia/quimica/acids_bases_salts.tdf?0 

                

Catarse

Os alunos devem criar uma Wiki e inserir todas as informações obtidas nesta aula. Os alunos devem se orientar pelo roteiro abaixo para inserir as informações na wiki.

Para compreender melhor sobre como criar a wiki os alunos podem acessar o link: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal 

O contéudo de ácido e base pode ser enriquecido com a abordagem de outras disciplinas como:

Biologia: os alunos podem pesquisar sobre os riscos e danos ocasionados por derramamento de álcalis nos rios, provocando a morte dos peixes. Aplicação de conceitos químicos de ácidos e bases em processos metabólicos.

Geografia: Nesta disciplina o professor pode trabalhar a importância sócio-econômica da indústria de soda cáustica, amônia, etc., e ainda sobre as rotas de transporte rodoviário destes produtos.

História: Pode-se explorar sobre o desenvolvimento do país com a produção da soda cáustica e amônia e sobre os direitos e deveres do cidadão perante estes produtos, seja como empregador ou empregado.

Língua Portuquesa: o professor pode trabalhar a produção de textos a partir de entrevistas com pessoas que sofreram alguns danos com álcalis e/ou orientar a elaboração de cartas ou abaixo-assinados para preservar o meio ambiente e sensibilizar sobre a qualidade de vida.

Matemática: os alunos podem desenvolver cálculos apresentando dados estatísticos sobre acidentes com álcalis.

Os alunos podem pesquisar na biblioteca e ou em sites sobre as consequências do uso inadequado de ácidos e álcalis à saúde e ao meio ambiente, sobre os perigos da má utilização dos ácidos e bases no cotidiano. Em seguida criar panfletos em que contenham informações pesquisadas e divulgá-las à comunidade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Reações ácido/base Software Educacional
Aí tem química! - Funções Inorgânicas - Àcidos e Bases I - Conceito Bronsted-Lowry Vídeo
Recursos Complementares

No site a seguir o aluno pode obter informações sobre a base de Arrhenius, sua classificação, hidróxido de sódio, Teoria de Bronsted-Lowry e a Teoria eletrônica de Lewis. Link: http://www.faenquil.br/quimica/quimica_geral/base.htm 

No site abaixo tem informações sobre o hidróxido de amônio (amoníaco) NH4OH.

Link: http://www.totalquimica.com.br/index2.htm 

No site a seguir o aluno encontra informações sobre o hidróxido de sódio.

Link: http://www.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/produtos/hidroxido_sodio.html 

O aluno pode pesquisar sobre o hidróxido de sódio (soda cáustica).

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_s%C3%B3dio 

No site abaixo o aluno encontra informações sobre o conceito de ácido, base e Teoria de Bronsted-Lowry. 

Link: http://quimica-dicas.blogspot.com/2010/06/teoria-de-bronsted-lowry-para-acidos-e.html 

O site abaixo contém informações sobre Ácidos e bases Definições de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis.

Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u8.jhtm 

Avaliação

Professor(a) sugerimos alguns critérios para que possa realizar a avaliação formativa, diagnóstica e processual.

  1. Compreenderam o conceito de ácidos e bases segundo Bronsted-Lowry.  
  2. Identificaram os pares ácidos-base conjugados segundo o conceito de Bronsted-Lowry;  
  3. Compreenderam a diferença na química de ácidos e bases fortes e fracos
  4. Exercitaram conhecimentos sobre ácidos e bases

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.