Reconhecer que a emissão de gases poluentes aumenta acidez da atmosfera e, conseqüentemente, da chuva
Identificar metais pesados
Compreender a partir do aporte teórico o conceito de ácidos
Duração das atividades
De 3 a 5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer o conceito de ácidos e gases.
Estratégias e recursos da aula
Prática social inicial dos conteúdos
Professor peça aos alunos que ouçam a música o Planeta Azul que está disponível no link abaixo cujos intérpretes são Chitãozinho e Xororó. Após ouvirem, pergunte sobre que ações eles têm desenvolvido com vistas a reduzir a poluição causada pelo homem. Pergunte também se já ouviram falar da presença de ácidos e metais pesados no ar e, ainda, sobre como estes se formam. Provoque uma discussão em torno deste tema. Procure fazer intervenções trazendo à luz a questão do aumento da industrialização de produtos metalúrgicos/materiais produzidos pela metalurgia e acrescente outros exemplos. Por fim, faça uma relação entre a produção industrial e a questão da chuva ácida.
No síte do Química Professor Rossetti pode-se obter diversas informações sobre elementos químicos como: alumínio (Al), arsênico (As), cádmio (Cd), chumbo (Pb), mercúrio (Hg), níquel (Ni) e bário (Ba) além de outras informações. Link: http://www.rossetti.eti.br/
No síte Environmental Working Group pode-se pesquisar sobre os poluentes presentes no corpo humano.
MALAVOLTA,, E. Fertilizantes e seu Impacto Ambiental. São Paulo: Produquímica. Trata dos micronutrientes e metais pesados nas plantas, solo e ainda sobre alguns mitos e fatos.
CANTO, E. L. D. Minerais Minérios Metais: De Onde Vêm? Para Onde Vão?. São Paulo: Moderna, 2003.
Revista
Na revista abaixo, há informações sobre a identificação de materiais e substâncias tóxicas além de outros assuntos.
MÓL, G. de S.; Dos SANTOS, W. L. P. dos. A Identificação de materiais e substâncias. Química Nova na Escola (SBQ), São Paulo, p.67 - 69, out. 2000.
Avaliação
Para se conhecer os avanços obtidos pelos alunos pode-se aplicar as avaliações formativa, processual e diagnóstica o que pode ser feito a partir dos critérios abaixo:
Reconheceram que a emissão de gases poluentes aumenta a acidez da atmosfera e conseqüentemente da chuva
Identificaram os elementos químicos no desenvolvimento das atividades.
Elaboraram o mapa conceitual de acordo com as regras
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.