Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenhando a partir da observação de expressões faciais

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Registrar expressões faciais dos colegas a partir da percepção de odores;

  • Desenhar e colorir expressões faciais nas laterais de sacos de papel;

  • Apresentar um desfile com as expressões desenhadas nos sacos de papel.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sobre a importância das máscaras nas civilizações primitivas;

  • Desenhos de expressões faciais, caricaturas.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  • Preparar com antecedência oito aromas diferentes em copos descartáveis, bem como, faixas de tecidos em tamanho suficiente para vedar os olhos dos alunos de metade da sala. Sugestão de aromas: cera, perfume, café, desinfetante, chicletes, chocolate, alho, maracujá, ou outros que desejar;

  • Dividir a sala em dois grupos, grupo 1 e grupo 2;

  • Solicitar que cada grupo faça uma fila, de modo, que os alunos do grupo 01 fiquem em frente aos alunos do grupo 02, em alinhamento paralelo, mantendo entre as filas, uma distância de aproximadamente 1,30 cm;

  • Entregar para os alunos do grupo 01, uma prancheta com uma folha de papel sulfite A4, dividida em quatro partes;

 

  • Vedar com uma tira de tecidos, os olhos dos alunos do grupo 02;

  • Pedir aos alunos do grupo 02 que, com os olhos vendados, experimentem quatro tipos de aromas diferentes, sendo que não poderão se manifestar oralmente sobre o aroma aspirado;

  • Solicitar aos alunos deste grupo que ao experimentarem cada aroma, deverão seguir três procedimentos:  
  1. Tentar identificar o aroma;
  2. Pensar no que este aroma lembra;
  3. Se o aroma é agradável ou não;
  •  Expressar fisionomicamente este sentimento, congelando a expressão representada, por aproximadamente um minuto;

  • Dizer para os alunos do grupo 01, que registrem, na folha de papel sulfite, com traços rápidos, usando lápis 6B, as expressões faciais de agrado ou desagrado do colega que se encontra à sua frente;

  •  Inverter as funções dos grupos, mostrando ao grupo 01 os outros quatro aromas restantes;

  • Fazer um círculo com os alunos para que eles relatem aos colegas as impressões que tiveram ao sentir os aromas, se conseguiram identificar o aroma apresentado e, quais lembranças cada um dos cheiros lhes trouxe à memória, ou se isso não aconteceu;

  • Promover com os alunos, uma discussão sobre as dificuldades sentidas nesta atividade;

  • Apresentar aos alunos os aromas sentidos;

  • Solicitar que os alunos, em uma folha de papel sulfite, redijam as sensações sentidas por cada cheiro;

  • Pedir aos alunos uma pesquisa sobre a importância do olfato e da memória;

  •  Arquivar os registros dos alunos, em suas pastas, para ser utilizado na próxima aula.

Aula 2

  • Organizar para esta aula, sacos de papel que possam ser encaixados na cabeça de uma criança, como se fosse uma máscara;

  • Preparar a sala de aula para os alunos apresentarem a pesquisa, solicitada em aula anterior;

  • Avaliar com os alunos, se eles conseguem perceber ligação entre a pesquisa apresentada e a atividade realizada anteriormente;

  • Retomar os desenhos produzidos na aula anterior;

  • Entregar para cada aluno um saco de papel e pedir que o coloque na cabeça para que a/o professora/o marque, nas quatro faces do saco, o local de seus olhos;

  •  Solicitar aos alunos que transponham, em cada face do saco, as diferentes expressões dos colegas, registradas na aula anterior, tendo como referência o local dos olhos;

  • Guardar os trabalhos para a próxima aula.

Aula 3

  • Espalhar sobre as mesas da sala, giz de cera de diferentes cores e pedir aos alunos que iniciem a aplicação de cor sobre as expressões desenhadas nas faces dos sacos na aula anterior;

  • Lembrar aos alunos, que eles deverão aplicar traços fortes ao colorirem com os gizes de cera, de forma a cobrir totalmente o tom pardo do saco de papel;

  • Recolher os trabalhos para a próxima aula.

Aula 4

  • Entregar para os alunos os seus registros individuais, realizados na aula 01;

  • Solicitar aos alunos que façam uma leitura silenciosa de seus registros;

  • Perguntar para os alunos o nome do colega que registrou, desenhou e coloriu as expressões nas faces do saco de papel;

  • Dizer que cada aluno entregará o seu trabalho para o dono da expressão registrada;

  •  Distribuir na sala, revistas, tesouras e colas;

  •  Dizer aos alunos que de posse de suas expressões, deverão procurar nas revistas quatro elementos que representem as quatro sensações sentidas e registradas na aula 01;

  •  Recortar as imagens e colar, como um detalhe, nas faces correspondentes à expressão e à memória do objeto ou sentimento;

  • Colocar os trabalhos para secar;

  • Conversar com os alunos sobre a troca de trabalhos durante o processo de criação das máscaras, e colher suas impressões.

 

Aula 5

  • Organizar com os alunos, um desfile pelos corredores da escola, durante o intervalo do recreio, quando os alunos desfilarão com as máscaras produzidas nas aulas de artes;

  • Avaliar com os alunos, todo o processo de elaboração das expressões e as impressões recolhidas durante o desfile pelos corredores da escola.  
Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante e ao final do processo de desenvolvimento do trabalho, tendo como enfoque, as capacidades de registro das expressões faciais dos colegas; de associação dos aromas com lembranças; de construção de uma máscara com quatro faces e de associação do olfato com a memória, com a expressão e com o sentimento.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.