Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O verdadeiro Homem de Ferro

 

16/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a história do triatlo.

- Conhecer a origem do Iron man.

- Analisar e debater sobre superação e deficiência física no esporte.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios do aluno.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Nadar por 1.500 metros, pedalar por 40 quilômetros e ainda ter fôlego pra mais 10 quilômetros de corrida.

Essas são as distâncias olímpicas exigidas pela Confederação Brasileira de Triathlon, para realizar esse esporte que testa os limites físicos, mentais e emocionais do ser humano.

Infográfico: mostrando as características do Triatlo.

Disponível em http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/TR/TR.swf?lang=PT-BR (acesso em 10/07/2010).

Esse esporte nasceu em San Diego no ano de 1974, e sua prova mais famosa e desafiadora é sem dúvida o Iron Man. “Erradamente contam que o Triathlon surgiu no Hawai. Na realidade, no Hawai foi dado início ao Iron Man, uma das provas mais extenuantes do planeta e que apresentou definitivamente para o mundo este esporte maravilhoso e apaixonante. O Iron Man tem as distâncias de 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida”.

Disponível em http://www.cbtri.org.br/aparecimento.asp (acesso em 10/07/2010).

Vídeo: reportagem contando sobre o surgimento do Iron Man:

Disponível em http://www.corpoperfeito.com.br/videos/video.aspx?cid=1&vid=152 (acesso em 10/07/2010).

Obs: pode ser apresentado em forma de debate formando um círculo na sala de aula, ao término pedir aos alunos que registrem suas considerações sobre os temas discutidos no caderno.

Atividade 1

Professor, nesse momento podemos sistematizar a aula propondo perguntas norteadoras para debate e reflexão dos alunos de acordo com os recursos utilizados e com as experiências dos alunos. Após o debate sugerir aos alunos registrem no caderno as perguntas com suas respectivas respostas.

Exemplo de perguntas:

- Quais são as modalidades e as principais caracteristicas (distâncias percorridas) do Triatlo?

- Qual a vestimenta adequada e quais são equipamentos de segurança necessários para praticar esse esporte?

- Onde foi realizada a primeira prova do Iron Man?

_ Qual é a média de tempo que levam os atletas de elite para finalizarem as provas e qual o limite máximo estipulado para seu término?

Aula 2

Para essa segunda aula podemos começar apresentado dois vídeos que mostram não somente sobre a superação de limites físicos, mas sim um exemplo de garra e força de vontade, mostrando que limites são relativos e que muitas vezes nossos adversários podem estar dentro de nós.

Video 1: reportagem com o triatleta Paulo Cardoso, contando sobre sua adaptação à condição de pessoa cega mostrando uma forma de vivenciar sua deficiência.

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16548 (acesso em 10/07/2010).

Vídeo 2: enfatiza que o poder da mente é capaz de superar os limites físicos para a prática do esporte.

Poder da mente [Visões do esporte] 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18485 (acesso em 10/07/2010). 

Atividade 2

Propor aos alunos um momento de reflexão, finalizando com a produção de um texto, partindo das questões abaixo:

Considerado um dos esportes que mais exige as capacidades físicas do atleta, que possui em comum a busca de marcas e superação de recordes podemos dizer que esse esporte deve ser praticado por atletas, ou por atletas de elite?

Essa busca constante por superação significa vencer apenas outras pessoas ou adversários?

Quais outros adversários podemos superar?

Atividade 3

Vivenciar no pátio ou quadra a atividade abaixo, na qual todos poderão sentir as implicações de limites físicos e tentar superá-los através da cooperação e socialização com os colegas:

Seguindo o chefe: CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial)

Objetivo: fazer um desenho em grupo onde cada participante esteja em uma situação especial.

Propósito: trabalhar a cooperação, a comunicação, planejamento, raciocínio lógico, confiança e a empatia.

Recursos: papel, canetas, vendas.

Número de Participantes: grupos de 5 pessoas.

Duração: a tarefa de desenhar o barco deve ser cumprida em cinco minutos.

Descrição: dividir a turma em grupos de cinco pessoas, colocando-as sentados no chão.

Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e canetas coloridas.

Cada participante fará uma ação de cada vez, passando em seguida o desenho para o outro participante e assim por diante passando por todos um traço de cada vez até que o desenho esteja concluído ou tempo encerrado.

Exemplo: o primeiro participante faz um traço, para e a próxima ação é de outro participante.

Os participantes terão também de obedecer as seguintes características individuais:    

  • Participante 1 - é cego e só tem o braço direito;    
  • Participante 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;    
  • Participante 3 - é cego e surdo;    
  • Participante 4 - é cego e mudo;    
  • Participante 5 - não tem os braços;

Portanto, para desenvolverem esses papéis, o fprofessor pede que os grupos escolham quem será 1,2,3,4 e 5 entregando vendas par os olhos e tiras de pano para amarrar os braços que não deverão utilizar.

Quando os grupos estiverem prontos, começar a contar o tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem interrupção. Neste momento o facilitador fica em silêncio, apenas observando o trabalho.

Caso alguém solicite ajuda ou informações, reforce as instruções já ditas sem dar outras orientações. Caso algum participante faça perguntas do tipos está certo? Pode fazer assim?

Deixe o grupo decidir. Não interfira. Estas situações poderão ser retomadas no momento de debate, para análise e como ilustração para outros comentários.

Após o jogo, o professor deve realizar o CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial), abordando as dificuldades encontradas os desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática.

Dicas: pode-se jogar em dois tempos.

Primeiro deixar que eles sintam o jogo que a princípio parece fácil e depois normalmente percebendo as dificuldades.

Após minutos, alguns podem não ter terminado a tarefa e muitos poderiam certamente tê-la realizado com melhor qualidade. Por isso deixe que os grupos discutam como poderiam melhorar sua performance e depois peça que joguem novamente para colocarem em prática as alternativas que poderão ser encontradas.

Após todo o processo abra uma discussão geral onde todos os grupos poderão expor dificuldades e soluções, impressões etc.

Fonte: Edição 3 II de 2003 da Revista Jogos Cooperativos, pág 21.

Concluindo todas as etapas, infográfico, vídeo com a história do Iron Man, a reportagem com o triatleta Paulo Cardoso, a atividade Seguindo o chefe, mais as orientações do professor, chega o momento de voltar, analisar e responder: Quem é o verdadeiro Homem de Ferro?

Através desse novo debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Poder da mente [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

Confederação Brasileira Triatlon (história do Triatlo): disponível em http://www.cbtri.org.br/aparecimento.asp (acesso em 07/10/2010).

Blog Educação Especial: Igualdade na diferença (exemplos de esportes adaptados): disponível em http://educacaoespecial2009.blogspot.com/ (acesso em 07/10/2010). 

Comitê Olímpico Brasileiro (infográfico - Triatlo): http://www.cob.org.br/esportes/esporte.asp?id=39 disponível em (acesso em 07/10/2010).

Áudio - Entrevista com o coordenador da Confederação Brasileira de Triatlo - Sérgio Amauri: disponível em http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=6724 (acesso em 07/10/2010).

Avaliação

Para a avaliação deve-se considerar a construção do conhecimento como um processo, para isso o professor pode analisar de forma individual a participação dos alunos desde o ínicio da primeira parte da aula, onde propôs o tema "O verdadeiro Homem de Ferro" , passando pelas argumentações dos alunos em cada momento que foi solicitado, avaliar a organização durante as atividades práticas, se houve a cooperação com os demais colegas, e no final da aula observar se houve diferença (para respostas mais elaboradas e sistematizadas ou não) entre as respostas iniciais com as respostas finais dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.