11/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender a dança enquanto elemento artístico-cultural presente nas mais diversas culturas e nos mais diversos períodos históricos da civilização.
Conceituar o termo “dança”.
Não serão necessários conhecimentos prévios para esta aula.
Atividade 1:
Iniciar a aula reunindo os alunos em uma sala com recursos multimidia e apresentar os vídeos que seguem:
Balé:
http://www.youtube.com/watch?v=WUrJuSh0evE
Dança de salão:
http://www.youtube.com/watch?v=TzgIn_MVZ38
Dança contemporânea
http://www.youtube.com/watch?v=Fao3cfs3DyQ&feature=related
Street dance
http://www.youtube.com/watch?v=ZAqGrlySrTE
(Acessos dia 18 de agosto de 2010).
Ao término das apresentações, o professor iniciará um debate com a turma acerca dos vídeos e seu conhecimento sobre as práticas apresentadas, lançando algumas questões norteadoras da discussão: O que estas pessoas estão fazendo? Qual o contexto social onde estas práticas estão inseridas? O que elas representam? Quais destas práticas vocês conhecem? Direcionar as discussões no sentido de que estas práticas sociais são denominadas danças, inseridas nos mais diversos períodos históricos e culturais, sendo usadas para representar vários momentos históricos através do movimento corporal.
Atividade 2:
O professor deverá dividir os alunos em 4 grupos e solicitar uma pesquisa das modalidades de dança apresentadas e do período histórico de sua criação, onde deverá conter:
Estas pesquisas deverão ser apresentadas em um círculo de discussão, onde os alunos irão explanar os resultados das pesquisas para os colegas, respondendo às perguntas que serão feitas pelo professor:
Os alunos deverão responder a estas perguntas, sendo que o professor deverá abrir um espaço para questionamentos da turma.
Sugestão de sites para orientação das pesquisas:
http://danseur.br.tripod.com/index_arquivos/ballet.htm
http://www.sitedasartes.hpg.ig.com.br/bale.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Balé
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dança_de_salão
http://pt.shvoong.com/humanities/1654074-história-da-dança-salão/
http://www.clertonvieiraproducoes.com/curiosidades-pag2.htm
http://www.jornaldeteatro.com.br/materias/danca/427-identidade-danca-contemporanea-brasileira.html
http://www.dancaderuabrasil.co.cc/2009/02/historia-do-street-dance.html
http://www.efdeportes.com/efd104/street-dance.htm
http://uaibaledeminas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=57
(Acessos dia 18 de agosto de 2010).
Atividade 3
Vivência das modalidades apresentadas: o professor deverá organizar, junto aos alunos que realizaram as pesquisas, vivências dos passos básicos de cada uma das danças pesquisadas.
Dica: o professor, caso não tenha domínio técnico das modalidades apresentadas, poderá usar como recurso os links abaixo:
BALÉ:
http://www.mundodoabc.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12&Itemid=36
http://www.vetorial.net/~mmartinatto/links/passosbasicos.htm
http://balletomanes.blogs.sapo.pt/1817.html
http://www.youtube.com/watch?v=l7N1nIH-k4E&feature=related
DANÇAS DE SALÃO:
http://www.youtube.com/watch?v=A9UP6Bl42QI&p=F371408BE6F36359&playnext=1&index=1
http://passobase.com/artigos/valsa-rainha-dancas-salao
DANÇA COMTEMPORÂNEA:
http://www.youtube.com/watch?v=W6vd762WZQM
STREET DANCE:
http://www.derua.com.br/oselementos/Break/Litoral.htm
http://www.youtube.com/watch?v=rj4x9FIq5cA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=c0VZ9xGCUsw
http://www.youtube.com/watch?v=rj4x9FIq5cA&feature=related
(Acessos dia 17 de agosto de 2010)
Os alunos responsáveis por cada modalidade de dança deverá fazer uma pequena apresentação dos passos básicos das danças pesquisadas por eles, com a ajuda do professor. Os links dos passos podem ser disponibilizados para os alunos de forma a servir como material de apoio. Ao término desta apresentação, os colegas da turma serão instigados a participar e vivenciar os passos apresentados.
DICA: o professor poderá disponibilizar algum tempo de aula para que os grupos organizem as vivências.
Atividade 4: Ao término das apresentações e das vivências, iniciar um último debate com a turma, partindo da questão: “Afinal de contas, o que é dança?”. A partir dos debates e das vivências, direcionar os alunos no sentido de que as danças são manifestações artístico-culturais, onde os movimentos corporais são atribuídos de sentido acompanhados de um ritmo (normalmente musical).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Laban
http://www.studiorenatomota.com.br/site/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=104
(Acessos dia 17 de agosto de 2010).
Os alunos, de posse das discussões feitas na aula, deverão construir um painel denominado “O que é dança?” onde deverá conter fotos e informações das modalidades apresentadas e a definição de dança desenvolvidas por eles na última atividade.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/02/2015
Cinco estrelasAs dicas são boas,os vídeos em inglês é que não goste ,mas vou substitui-los.
03/09/2011
Cinco estrelasMuito bom,
01/06/2011
Cinco estrelasGostei muito da ideia, agora vou adaptar à realidade da minha escola e pôr em prática!!