14/10/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Identificar a estrutura do colesterol e a sua forma de transporte pelo organismo.
- Refletir sobre a influência do exercício físico no controle do colesterol.
- Analisar os riscos da má alimentação.
Conhecimentos básicos em anatomia, fisiologia e biologia (compreensão do funcionamento do organismo referente ao consumo de energia ou o acúmulo em forma de gordura).
Aula 1 -
Disponível em http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=11&lid=13677 (acesso em 12/07/2010).
Essa imagem mostra a estrutura molecular do colesterol, o qual é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Mas o que isso significa?
Para entender um pouco mais sobre sua estrutura sugiro dois simuladores:
1- O primeiro apresenta a estrutura da molécula de colesterol e como ocorre seu transporte pelos vasos sanguíneos, identificar a estrutura do colesterol e a sua forma de transporte pelo organismo, acessando o simulador “Colesterol”.
Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10173 (acesso em 12/07/2010).
2- No segundo simulador podemos ver os males que o excesso de LDL causa nas paredes das artérias. Mostra a formação de placa de gordura, descrevendo todo o processo de formação, o ateroma, a inflamação e o rompimento do vaso sanguíneo.
Disponível em http://saude.abril.com.br/especiais/colesterol/imagens/colesterol.swf (acesso em 12/07/2010).
Atividade 1
Solicitar registro no caderno sobre ambos infográficos, explicando desde:
- o transporte do colesterol pelos vasos sanguíneos;
- de que forma acumula-se LDL nos vasos sanguíneos e os males vem como consequência;
- como ocorre o rompimento de um vaso sanguinêo.
Para responder algumas questões precisamos analisar alguns fatores como alimentação e a influência das atividades físicas.
O colesterol está presente exclusivamente nos alimentos de origem animal (ricos em colesterol e/ou em gorduras saturadas).
Assim, todas as carnes e seus derivados, os frutos do mar, os miúdos, a gema do ovo, o leite e seus derivados (manteiga, iogurte, coalhada, queijos, creme de leite, chantilly) contêm colesterol.
As gorduras saturadas são encontradas em:
- alimentos de origem animal: carnes, leite e derivados;
- alimentos industrializados: bolos, biscoitos recheados, chocolates, croassants, tortas, gordura hidrogenada, sorvetes cremosos; alimentos vegetais: coco, banha de coco, azeite de dendê.
Disponível em http://cliquesaude.com.br/colesterol-31.html (acesso em 12/07/2010).
Falta de atividades físicas (sedentarismo): a vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.), fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada. Hoje em dia, ao contrário de alguns anos atrás, as crianças devido a violência urbana a pedido de seus pais, ficam dentro de casa com atividades que não as estimulam fazer atividades físicas como correr, jogar bola, brincar de pique etc., levando-as a passarem horas paradas em frente a uma tv ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um sanduíche regados a refrigerantes. Isto é um fator preocupante para o desenvolvimento da obesidade.
Disponível em http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm (acesso em 12/07/2010).
Atividade 2
Mural (cartazes informativos)
Com as informações debatidas acima, formar grupos na sala de aula para pesquisarem e contruirem um mural conforme o roteiro:
Roteiro para o Mural
- Grupo 1: cartaz sobre "Gorduras Saturadas"
- Grupo 2: cartaz sobre "Sedentarismo"
- Grupo 3: cartaz sobre "Doenças relacionadas ao Colestrol (LDL)"
- Grupo 4: cartaz sobre "Alimentos Saudáveis"
Obs: no cartaz pode conter recortes de imagens, textos, mensagens, dicas, outros.
Aula 2
Atividade 3
Roteiro para Pesquisa:
Identificados nas figuras abaixo como o HDL sendo o bom e o LDL o mau colestrol, pesquisar ambos para comprovar esses adjetivos agregados à eles justificando-os.
Disponível em http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=5&lid=16926 (acesso em 12/07/2010).
Tabela com os níveis adequados de colesterol no sangue
Atividade 4:
De acordo com a tabela acima podemos saber quais os níveis considerados desejáveis, limítrofes e aumentados, mas agora como responder há outras perguntas e registrá-las no caderno, como:
- Quais são as causas do aumento do nível de colesterol?
- Quais os alimentos que produzem aumento de colesterol?
- Como posso controlar o meu colesterol?
Chega o momento dos alunos apresentarem de maneira ampliada e aprofundada os conhecimentos anatômicos, fisiológicos, e bioquímicos, de forma crítica das propostas apresentadas.
Pode ser através da elaboração (individual ou em grupos) de um roteiro ou trabalho (mural, cartazes, varal, manuscrito), focando os temas e perguntas apresentados, onde através de pesquisas com suas fontes relacionadas, e com as experiências dos alunos explicitadas no trabalho.
Nome | Tipo |
---|---|
Colesterol | Animação/simulação |
Fonte da tabela com valores de Colesterol para Adultos: http://www.afh.bio.br/digest/digest2.asp
Anatomia e Fisiologia Humanas: http://www.afh.bio.br/digest/digest2.asp
Nutrição em Foco: http://www.nutricaoemfoco.com/2008/06/12/os-riscos-do-colesterol/
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica - Colesterol: http://www.sbpc.org.br/comunicacao/sala.imprensa.php?id=4&tp=2
Exercício Físico e Colesterol: http://www.maximasaude.com.br/site/Exercicio-Fisico/Exercicio-Fisico-e-Colesterol.html
ABC da Saúde: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?465
Avaliação diagnóstca em todos os momentos da aula, culminando na apresentação do trabalho final (individual ou em grupos na elaboração de um roteiro ou trabalho podendo ser na forma de um mural, cartazes, varal, manuscrito ou outros).
Através desse trabalho final, o professor poderá diagnosticar e acompanhar se atingiu seus objetivos, ao analisar se o aluno entendeu a diferenças do LDL e do HDL, como controlar o LDL, quais os alimentos mais saudáveis, qual a importância de se praticar exercícios físicos regularmente, os males que o mau colesterol causa na saúde, entre outros.
Quatro estrelas 3 classificações
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22/03/2015
Cinco estrelasParabéns Professor Marcelo. O Planejamento Me ajudou bastante a criar e inovar na elaboração de um roteiro de trabalho e a trabalhar interdisciplinaridade.
05/04/2012
Quatro estrelasParabéns pelas AULA e diversidade de fontes bibliográficas em que pude buscar mais atividades e informaçoes.
18/10/2010
Cinco estrelasÓtima sugestão de aula!