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Ética e Folclore: “É verdade que existe lobisomem?”

 

25/08/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o significado do folclore como expressão da herança histórica e cultural de um povo.

Conhecer algumas lendas do folclore brasileiro, procurando identificar os valores morais subjacentes a elas.

Sensibilizar-se pela necessidade de respeitar a si mesmo e aos colegas em relação às crenças, costumes e tradições que orientam nossos pensamentos e atitudes.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta aula é importante que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita e que conheçam o conceito de lendas. Sugerimos alguns sítios que possibilitam um trabalho de pesquisa sobre o tema:

Definições de lendas na Internet. Disponível no link http://www.google.com.br/search?q=define%3ALendas&btnG=Pesquisar&hl=pt-BR&sa=2 

Definição de lendas e vários links relacionados a lendas. Disponível no link http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lenda.htm 

Estratégias e recursos da aula

Introdução: Palavras iniciais para o professor

O que você faria diante das perguntas dos alunos: Professor, é verdade que existe lobisomem? E Saci-Pererê? Mula-sem-cabeça? E Papai Noel? Você pode escolher alguns caminhos para não deixar os alunos sem resposta. Historicamente, a humanidade buscou responder a estas e a outras tantas perguntas de uma forma mágica, criativa, fruto da imaginação e do pensamento simbólico. Como as pessoas de antigamente não tinham explicações científicas para os acontecimentos cotidianos que desafiavam a lógica do pensar e precisavam dar sentido às coisas da vida e do mundo, criavam explicações fantasiosas que hoje constituem os mitos e as lendas do riquíssimo folclore brasileiro. Nesta aula, propomos que você trilhe com os  alunos um caminho investigativo, ouvindo histórias, resgatando lendas e mitos, a fim de manter viva a tradição oral dos povos através do tempo e de valorizar o folclore nacional. Acreditamos ser o espaço escolar rico em possibilidades de troca e de produção do conhecimento, de aproximação entre o imaginário e o científico.

Atividade 1

Para iniciar a aula, solicite aos alunos que se agrupem para conversar sobre essa figura lendária do folclore brasileiro: O Lobisomem. Algumas questões poderão ser feitas para ampliar o diálogo: Vocês acreditam que existe lobisomem? Conhecem histórias de lobisomem? Quem as contou? O que dizem estas histórias? O que sabem sobre a lenda do lobisomem? dentre outras.

Em seguida, peça aos alunos que façam uma síntese da conversa do grupo para socializar com todos os colegas. Esse momento de troca é muito importante, pois favorece o exercício do diálogo, da escuta sensível, do respeito mútuo, da cidadania, da ética. Os alunos, mediados pelo professor, poderão produzir um texto coletivo sobre os aspectos mais curiosos das histórias relatadas e sobre os seus saberes acerca da lenda do lobisomem. Na atividade avaliativa da aula, este texto poderá ser analisado e ampliado por cada aluno, tendo por referência os vídeos, a pesquisa, as leituras e os estudos realizados.

Dando continuidade, proponha  aos alunos assistirem aos vídeos que retratam cenas de novela, de filme e de histórias de lobisomem, narradas por pessoas que afirmam ter visto o tal "monstro"! Após os alunos assistirem aos vídeos, converse com eles sobre os aspectos que acharam mais curiosos e relevantes, atentando sempre para as questões do respeito às experiências de vida das pessoas.

Sugestão de vídeos: 

Vô véio contando história de lobisomem. Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=Uxk3mdns0Vc  

Reportagem do Fantástico (Rede Globo) de 01 de Maio de 2007 sobre o Lobisomem de Três Lagoas - MS. Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=-aIv0wBjI-I&feature=related (Apresentação de Lima Duarte). 

Cena do último capítulo da novela Roque Santeiro (1985), de Dias Gomes, um dos grandes sucessos da história da televisão brasileira. Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=MNSjhXpLf5c&feature=related    

A Hora do Lobisomem - Final - Dublado em Português. Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=VFKEnuOpYbM&feature=related  

Prosseguindo, coloque uma situação desafiadora para os alunos: "Agora que conhecem o que pensam seus colegas sobre a existência ou não do lobisomem, que assistiram aos vídeos e depoimentos sobre histórias de lobisomem, que tal conhecer o que pensam seus irmãos, pais, avós e amigos?" Para isto, faz-se necessário um trabalho imvestigativo, de pesquisa. Professor e alunos deverão elaborar um roteiro com algumas perguntas para ser respondido pelos entrevistados.

Sugestão de roteiro:

O professor de Matemática da escola poderá ser um colaborador nesta atividade, ajudando na definição da amostragem e na organização das respostas, podendo integrar os conteúdos curriculares da área, como: operações matemáticas, porcentagens, análises e representações dos resultados por meio de gráficos ou tabelas, situações-problema, desafios lógicos dentre outros. Num esforço conjunto, professores e alunos farão um "Relatório de Pesquisa" com os dados coletados. Neste Relatório, é importante discutir as respostas tendo por referência algumas informações, tais como a idade e o nível de escolaridade dos entrevistados.

Atividade 2

Nesta atividade, a proposta é que os alunos façam leituras de artigos/textos informativos sobre o folclore e suas manifestações - lendas, crenças, superstições, festejos -, para que compreendam o seu significado como expressão histórica e cultural de um povo. Os alunos, organizados em pequenos grupos, receberão um texto para ler, debater e fazer uma síntese para ser apresentado posteriormente. Os textos-síntese poderão ser ilustrados com imagens, colagens, desenhos, pinturas, dobraduras, dentre outros. Este trabalho artístico poderá ser desenvolvido nas aulas de Artes, com a colaboração dos professores da área.

Sugestão de leituras: 

Folclore Brasileiro. O que é folclore? Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil. Disponível no link http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm 

Temas da cultura popular. Disponível no link http://www.cnfcp.gov.br/  

Folclore. Conceito. Manifestações. Lendas. Disponível no link http://www.brasilescola.com/folclore/  

Artigo: "Assassinando as lendas brasileiras" disponível no link http://www.brasilescola.com/folclore/assassinando-as-lendas-brasileiras.htm 

A lenda do Lobisomem, o que é, as características do lobisomem... disponível no link http://www.brasilescola.com/folclore/lobisomem.htm  

A lenda do Curupira... disponível no link http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1439068 

A lenda do Boitatá, o que é, as crendices, as variações da lenda... disponível no link http://www.brasilescola.com/folclore/boitata.htm 

Bumba-meu-boi, o que é, a dança, as características... disponível no link http://www.brasilescola.com/folclore/bumbameuboi.htm 

Mula-sem-cabeça, história, origem, lenda... disponível no link http://www.brasilescola.com/folclore/mula-sem-cabeca.htm  

Saci-Pererê, origem, história, o saci... disponível no link http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.htm 

Iara, mãe das águas, história, origem, a lenda... disponível no link http://www.brasilescola.com/folclore/iara.htm 

Atividade 3

Nos momentos anteriores da aula, os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre algumas lendas do folclore brasileiro. Nesta atividade, o desafio é identificar os valores morais subjacentes às lendas estudadas. Este exercício exige respeito, diálogo, negociação de idéias, desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese.

Primeiramente, converse com os alunos sobre quais são os valores morais importantes para eles, suas famílias, para a escola e para a sociedade brasileira. Liste-os na lousa a fim de favorecer a realização da tarefa proposta! Reflita criticamente com eles sobre a presença ou não destes valores em suas ações e nas atitudes das pessoas em geral. Possibilite que os alunos percebam a importância de respeitar e transmitir estes valores para a construção de um mundo mais humano e mais justo. Caso necessário, amplie a lista dos alunos com os valores morais sugeridos abaixo: 

Respeitar a si mesmo; respeitar as pessoas; respeitar o meio ambiente; respeitar as diferenças; cuidar de si, do outro e do ambiente; ser honesto; não enganar as pessoas; não mentir (ser verdadeiro); não roubar; não ser violento; ser justo; ser solidário; ser tolerante; ser generoso; cooperar; dialogar dentre outros.

Em seguida, cada grupo que elaborou o texto-síntese sobre  uma determinada lenda (Atividade 2), fará a leitura do mesmo e, com a colaboração do professor e demais colegas, deverá relacionar valores morais às lendas. Uma vez percebida a relação, deve-se proceder ao registro, para que as idéias não se percam. Este registro poderá acontecer de forma coletiva e participativa.

Como atividade de encerramento da aula, propor a organização e realização de um "Seminário" na escola, para divulgar o resultado dos estudos e trabalhos realizados e sensibilizar os participantes sobre a necessidade de respeitar as crenças, os costumes e as tradições que orientam nossos pensamentos e atitudes. Na oportunidade, socializar a leitura do Relatório de Pesquisa, dos textos-sínteses sobre as lendas do folclore nacional e convidar os participantes para assistir a um dos vídeos trabalhados, com direito a pipoca!  

Recursos Complementares

Professor, abaixo segue um  link muito precioso para ampliar o seu conhecimento ou mesmo para incrementar os momentos da aula. Trata-se de "Lendas e Mitos do Folclore" divididos pelas regiões do nosso país.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-lendas-e-mitos-do-folclore/ 

Para a diversão de toda a turma, sugerimos alguns links de jogos:

http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2010/08/jogo-da-memoria-de-lendas-do-folclore.html Jogo da Memória de lendas do folclore brasileiro.

http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2010/08/jogo-didatico-domino-do-folclore.html  Jogo didático: dominó do folclore   

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.   

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Como avaliação final, sugerimos que cada aluno retome o texto coletivo produzido na Atividade 1, para reescrevê-lo, tendo por base os vídeos assistidos, a realização da pesquisa, as leituras dos textos/ artigos e os estudos realizados.

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