26/08/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Observar como as crianças brincam;
Conhecer as fantasias que as crianças se vestem;
Conhecer os papéis (pai,mãe,filho(a) que os alunos se identificam;
Ler e interpretar textos e imagens.
Não é necessário.
1º MOMENTO:
O professor inicia a aula conversando com as crianças sobre os tipos de brincadeiras que elas costumam brincar em casa. Em seguida, o professor convida os alunos para observarem o cantinho do faz de conta que tem na sala de aula ou outro local da escola, fazendo alguns questionamentos como:
Que brinquedos e fantasias vocês estão vendo?
Quais desses brinquedos vocês gostariam de brincar?
Alguém tem algum desses brinquedos em casa? Qual?
O professor em seguida, convida as crianças para escolher os brinquedos/fantasias que mais gostaram e sugere que brinquem com seus colegas de sala. Depois, solicita que represente por meio de desenho o brinquedod/fantasia que brincou. Em seguida, expõe na sala de aula.
Fonte: Turma-2. NEI/UFRN
2º MOMENTO:
O professor dará continuidade a aula sugerindo aos alunos a escolha de um dia da semana que poderá levará para sala de aula um brinquedo de casa. No dia combinado, cada criança apresenta seu brinquedo explicando de forma oral as características dele como por exemplo, a cor, tamanho,etc. Em seguida, as crianças representam por meio do desenho o brinquedo preferido.
Fonte: Turma-2. NEI/UFRN
3º MOMENTO:
O professor conversa com a turma e sugere um baile a fantasia que poderá ser realizado na sala de aula ou outro local da escola. Para este evento, o professor, com as crianças, elaboram um convite para outras turmas participarem do grande baile. Neste dia, as crianças levarão para escola uma fantasia de sua preferência. No dia marcado, cada criança se apresenta para a turma explicando que fantasia está vestida.
4º MOMENTO:
Fonte: Turma-2 NEI/UFRN Fonte: Turma-2 NEI/UFRN
Na roda com as crianças, o professor inicia um diálogo sobre o espaço do faz de conta, perguntando do que elas mais gostam. Após essa conversa, sugere aos alunos um dia de salão de beleza na sala de aula. O professor comunica por meio de um bilhete aos pais/responsáveis o combinado com as crianças. No comunicado, o professor poderá solicitar: maquiagem, esmalte, espuma de barbear, gel, etc,cada material deverá ser identificado com o nome da criança. Neste dia, o professor também deverá providenciar o material solicitado. Após o evento, o professor conversa com os alunos sobre esse dia. Após a conversa, registra por meio de um texto coletivo e expõe no mural da sala de aula.
Sugestão de vídeos:
O professor deverá observar se o aluno:
Como as crianças brincam;
Conhece as fantasias que as crianças se vestem;
Conhece os papéis de pai, mãe, filho(a) que os alunos se identificam;
Ler e interpretar textos e imagens.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!