Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eu: uma caixinha de surpresa. Explorando as características pessoais a partir da brincadeira.

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Objetivos

- auxiliar a criança a perceber a si própria, destacando suas características físicas;

- trabalhar as diferenças e semelhanças;

- construir a identidade infantil;

- explorar o esquema corporal.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é interessante que o grupo tenha vivenciado situações de aprendizado referentes às características de seu corpo na infância, como por exemplo: ter trabalhado a altura, o peso, etc.

Estratégias e recursos da aula

  1° Momento: Em rodinha, contar para as crianças sobre uma caixinha de surpresa que apareceu na sala. Questioná-las então, sobre o possível conteúdo dessa caixinha e após este momento, ouvir as idéias das crianças. Dizer ao grupo que o conteúdo da caixinha é algo muito especial. Orientar as crianças para que ao abrirem a caixinha e descobrir o conteúdo, não o revelem imediatamente aos colegas, guardando segredo até que todos tenham visto a surpresa. Esta caixinha trata-se de uma caixa de presente pequena, com um espelho também pequeno fixado dentro da mesma, em seu fundo.  Tendo a caixinha percorrido a rodinha, é chegado o momento de falar sobre o que viram dentro desta. Este é o espaço para abordar as características pessoais de cada criança, destacando as diferenças e semelhanças existentes no grupo.

 Após as crianças destacarem as características físicas sugere-se que o registro aconteça a partir da escolha de uma das estratégias citadas abaixo:

- o/a professor/a pode utilizar a figura impressa de um menino e uma menina, para que cada criança trabalhe suas características neste desenho. Para este trabalho, são oferecidos os seguintes materiais: lã de diferentes cores para os cabelos, lantejoulas de diferentes cores para os olhos, lápis de cor ou giz de cera de variadas cores para a cor da pele. Para finalizar, caso a escola disponha de retalhos de tecido, pode ser oferecido às crianças pedacinhos destes para confeccionar a roupa.

- o/a professor/a também pode optar pelo desenho das crianças, de maneira que devem desenharem a si mesmas e trabalhar com os materiais sugeridos acima. Ao final dos trabalhos, expor os mesmos para que as crianças possam observar as diferenças e semelhanças entre elas.   

                               

 

2° Momento: O/a professor/a pode instigar as crianças a pensarem por que são diferentes entre si, quais seriam os fatores responsáveis pelas diferentes características físicas.  A partir desse pensamento, podemos elencar os fatores genéticos, associando as nossas características pessoais ao que herdamos de nossos pais. Para despertar o interesse das crianças o/ professor/a pode utilizar alguns fantoches representando o papai, a mamãe e o filho. Estes fantoches deverão ter características físicas que permitam a associação das crianças em relação aos fatores genéticos, encenando uma situação onde destacam seu parentesco e as semelhanças físicas. Ao final da encenação dos bonecos é interessante pedir para que as crianças pensem em seus pais e formulem as seguintes proposições:  “qual é a cor dos olhos da minha mãe e qual a cor dos olhos do meu pai.? A cor do meus olhos,  se parece mais com a cor dos olhos do meu pai, da minha mãe, ou é uma mistura dos dois?” O mesmo vale para a cor dos cabelos, da pele. Para registrar esse momento, o/a  professor/a pode sugerir que as crianças procurem em revistas pessoas com as características físicas de seus pais. As crianças deverão então, recortá-las e colá-las. Ao final deste trabalho o/a professor/a orienta as crianças a resgatarem o registro que fizeram sobre si e compararem com as figuras de seus pais, destacando as semelhanças e diferenças. O/a professor/a deve estar atento/a para a existência de crianças adotadas na sala. Estas crianças devem construir a compreensão de que sua constituição física tem heranças genéticas.    

 3° Momento: Neste momento, explorar com as crianças a idéia de que somos não apenas resultado da combinação de diferentes características físicas, mas também, possuímos gostos e preferências que dizem da nossa identidade. Continuar explorar a idéia da caixinha: as crianças deverão trazer de casa uma caixa de sapatos e irão trabalhar esta com pintura, colagem. Quando finalizarem a caixinha, deverão levá-la para casa e lá colocar dentro dela coisas que gostem, como pequenos brinquedos, doces, roupas, fotos, livros de história e outros objetos. Cada criança apresenta então, a sua caixinha, que receberá a seguinte denominação: eu, uma caixinha de surpresas.     

Recursos

- caixinha de presente pequena,

- espelho pequeno,

- fita crepe,

- lã de variadas cores,

 - lantejoulas de variadas cores,

- lápis de cor de variadas cores ou giz de cera,

 - retalhos de tecidos,

- cola,

- tesoura;

 - revistas;

-caixa de sapato;

- tinta guache.  

Recursos Complementares

Acessando o link http://blog.cancaonova.com/cantinho/files/2008/03/sara1.jpg   você encontra imagens de crianças adequadas para a realização da atividade sugerida no 1° momento.

Avaliação

O/a professor/a  realizará as seguintes observações:   

- a criança demonstrou interesse pela atividade;

- quais sentimentos a criança experimentou ao falar de si e ouvir sobre o outro, tendo suas semelhanças e diferenças destacadas;

- a criança foi capaz de identificar diferentes partes do corpo, assim como localizá-las;

- quais sentimentos a criança experimentou ao falarem de seus pais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marlene alves, creche municipal , Mato Grosso - disse:
    marlene_alvestorres@hotmail.com

    19/11/2012

    Cinco estrelas

    Amei o projeto, encontrei depois de navegar quase uma hora de pesquisa é exatamente o que eu tinha em mente para trabalhar com minhas crianças.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.