26/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Objetivos
- auxiliar a criança a perceber a si própria, destacando suas características físicas;
- trabalhar as diferenças e semelhanças;
- construir a identidade infantil;
- explorar o esquema corporal.
Para a realização desta aula é interessante que o grupo tenha vivenciado situações de aprendizado referentes às características de seu corpo na infância, como por exemplo: ter trabalhado a altura, o peso, etc.
1° Momento: Em rodinha, contar para as crianças sobre uma caixinha de surpresa que apareceu na sala. Questioná-las então, sobre o possível conteúdo dessa caixinha e após este momento, ouvir as idéias das crianças. Dizer ao grupo que o conteúdo da caixinha é algo muito especial. Orientar as crianças para que ao abrirem a caixinha e descobrir o conteúdo, não o revelem imediatamente aos colegas, guardando segredo até que todos tenham visto a surpresa. Esta caixinha trata-se de uma caixa de presente pequena, com um espelho também pequeno fixado dentro da mesma, em seu fundo. Tendo a caixinha percorrido a rodinha, é chegado o momento de falar sobre o que viram dentro desta. Este é o espaço para abordar as características pessoais de cada criança, destacando as diferenças e semelhanças existentes no grupo.
Após as crianças destacarem as características físicas sugere-se que o registro aconteça a partir da escolha de uma das estratégias citadas abaixo:
- o/a professor/a pode utilizar a figura impressa de um menino e uma menina, para que cada criança trabalhe suas características neste desenho. Para este trabalho, são oferecidos os seguintes materiais: lã de diferentes cores para os cabelos, lantejoulas de diferentes cores para os olhos, lápis de cor ou giz de cera de variadas cores para a cor da pele. Para finalizar, caso a escola disponha de retalhos de tecido, pode ser oferecido às crianças pedacinhos destes para confeccionar a roupa.
- o/a professor/a também pode optar pelo desenho das crianças, de maneira que devem desenharem a si mesmas e trabalhar com os materiais sugeridos acima. Ao final dos trabalhos, expor os mesmos para que as crianças possam observar as diferenças e semelhanças entre elas.
2° Momento: O/a professor/a pode instigar as crianças a pensarem por que são diferentes entre si, quais seriam os fatores responsáveis pelas diferentes características físicas. A partir desse pensamento, podemos elencar os fatores genéticos, associando as nossas características pessoais ao que herdamos de nossos pais. Para despertar o interesse das crianças o/ professor/a pode utilizar alguns fantoches representando o papai, a mamãe e o filho. Estes fantoches deverão ter características físicas que permitam a associação das crianças em relação aos fatores genéticos, encenando uma situação onde destacam seu parentesco e as semelhanças físicas. Ao final da encenação dos bonecos é interessante pedir para que as crianças pensem em seus pais e formulem as seguintes proposições: “qual é a cor dos olhos da minha mãe e qual a cor dos olhos do meu pai.? A cor do meus olhos, se parece mais com a cor dos olhos do meu pai, da minha mãe, ou é uma mistura dos dois?” O mesmo vale para a cor dos cabelos, da pele. Para registrar esse momento, o/a professor/a pode sugerir que as crianças procurem em revistas pessoas com as características físicas de seus pais. As crianças deverão então, recortá-las e colá-las. Ao final deste trabalho o/a professor/a orienta as crianças a resgatarem o registro que fizeram sobre si e compararem com as figuras de seus pais, destacando as semelhanças e diferenças. O/a professor/a deve estar atento/a para a existência de crianças adotadas na sala. Estas crianças devem construir a compreensão de que sua constituição física tem heranças genéticas.
3° Momento: Neste momento, explorar com as crianças a idéia de que somos não apenas resultado da combinação de diferentes características físicas, mas também, possuímos gostos e preferências que dizem da nossa identidade. Continuar explorar a idéia da caixinha: as crianças deverão trazer de casa uma caixa de sapatos e irão trabalhar esta com pintura, colagem. Quando finalizarem a caixinha, deverão levá-la para casa e lá colocar dentro dela coisas que gostem, como pequenos brinquedos, doces, roupas, fotos, livros de história e outros objetos. Cada criança apresenta então, a sua caixinha, que receberá a seguinte denominação: eu, uma caixinha de surpresas.
Recursos
- caixinha de presente pequena,
- espelho pequeno,
- fita crepe,
- lã de variadas cores,
- lantejoulas de variadas cores,
- lápis de cor de variadas cores ou giz de cera,
- retalhos de tecidos,
- cola,
- tesoura;
- revistas;
-caixa de sapato;
- tinta guache.
Acessando o link http://blog.cancaonova.com/cantinho/files/2008/03/sara1.jpg você encontra imagens de crianças adequadas para a realização da atividade sugerida no 1° momento.
O/a professor/a realizará as seguintes observações:
- a criança demonstrou interesse pela atividade;
- quais sentimentos a criança experimentou ao falar de si e ouvir sobre o outro, tendo suas semelhanças e diferenças destacadas;
- a criança foi capaz de identificar diferentes partes do corpo, assim como localizá-las;
- quais sentimentos a criança experimentou ao falarem de seus pais.
Cinco estrelas 1 classificações
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19/11/2012
Cinco estrelasAmei o projeto, encontrei depois de navegar quase uma hora de pesquisa é exatamente o que eu tinha em mente para trabalhar com minhas crianças.