Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogos Tradicionais

 

26/08/2010

Autor y Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Compreender a origem e o uso de jogos tradicionais (memória, dominó;

 Entender como se joga;

 Entender e respeitar as regras do jogo

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

O professor inicia a aula conversando com os alunos sobre o jogo de dominó, levantando algumas questões como:

Quem conhece o jogo do dominó?

Como começa o jogo?

Quantas pessoas podem jogar?

Existe alguma regra? Qual?

Após esses questionamentos, o professor vai listando as falas das crianças. Em seguida, expõe na sala.

ATIVIDADE 2:

O professor conversa com os alunos mostrando como se joga:

O professor mostra o jogo, explicando como se joga. O dominó contém 28 peças ou pedras. Pode-se jogar a partir de duas pessoas, sendo o  ideal  jogar quatro pessoas de cada vez. Um dos  participantes pode misturar as peças e distribuir para os demais, todos têm que ganhar o mesmo número de peças. Começa o jogo pelo carroção, o principal carroção é o seis. Se não tiver, pode ser outro carroção. Cada participante tem que colocar suas peças de acordo com o número que aparecer nas pontas das  peças. Após a explicação, o professor convida os alunos para jogar, indicando as mesas que os particapantes irão jogar. Professor é importante  lembrar as regras aos alunos durante o jogo.

ATIVIDADE 3:

O professor sugere um torneio de dominó, convidando outra turma para participar do jogo. A turma faz um convite com a ajuda do professor, já que nessa fase as crianças estão em construção da escrita. No dia marcado para o torneio, as crianças darão início ao jogo com a mediação dos professores. Cada mesa ficará um professor para fazer a mediação.

       

Fonte: Turma-2 UFRN/NEI                                                                Fonte: Turma-2 UFRN/NEI   

ATIVIDADE 4: Jogo da Memória

O professor dará continuidade a aula conversando com as crianças sobre o jogo da memória, questionando:

Quem conhece o jogo da memória?

 Como se  joga?

Quantas pessoas podem jogar?

 Existe alguma regra? Qual?

Durante o jogo, o professor estará trabalhando os conceitos de igual e diferente, formação de pares e ativando a memória visual, pois as crianças terão que memorizar as figuras iguais e localizar onde estão os pares. Após a demonstração do jogo, o professor sugere que os alunos joguem com seus colegas. Divide as crianças em grupos para dar início ao jogo.

                     

                      Fonte: turma-2 NEI/UFRN                           

Depois do jogo, o professor solicita que os alunos registrem  por meio do desnho o jogo da memória.

Sugestões: o professor poderá confeccionar jogos da memória com os alunos, utilzando colagem de gravuras iguais, desenhos, cartolina, lápis cera, hidrocor, lápis de cor, tesoura, etc. É importante lembrar que o professor deverá ajudar as crianças, pois estão em construção da escrita.

Recursos Complementares
Avaliação

  Conhecer as estratégias que as crianças usam para ler;

  Identificar as preferências das crianças pelos livros e revistas;

  Ler e interpretar textos e imagens;

  Identificar informações na capa do livro;

  Elaborar desenhos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.