26/08/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Compreender a origem e o uso de jogos tradicionais (memória, dominó;
Entender como se joga;
Entender e respeitar as regras do jogo
Não é necessário.
ATIVIDADE 1:
O professor inicia a aula conversando com os alunos sobre o jogo de dominó, levantando algumas questões como:
Quem conhece o jogo do dominó?
Como começa o jogo?
Quantas pessoas podem jogar?
Existe alguma regra? Qual?
Após esses questionamentos, o professor vai listando as falas das crianças. Em seguida, expõe na sala.
ATIVIDADE 2:
O professor conversa com os alunos mostrando como se joga:
O professor mostra o jogo, explicando como se joga. O dominó contém 28 peças ou pedras. Pode-se jogar a partir de duas pessoas, sendo o ideal jogar quatro pessoas de cada vez. Um dos participantes pode misturar as peças e distribuir para os demais, todos têm que ganhar o mesmo número de peças. Começa o jogo pelo carroção, o principal carroção é o seis. Se não tiver, pode ser outro carroção. Cada participante tem que colocar suas peças de acordo com o número que aparecer nas pontas das peças. Após a explicação, o professor convida os alunos para jogar, indicando as mesas que os particapantes irão jogar. Professor é importante lembrar as regras aos alunos durante o jogo.
ATIVIDADE 3:
O professor sugere um torneio de dominó, convidando outra turma para participar do jogo. A turma faz um convite com a ajuda do professor, já que nessa fase as crianças estão em construção da escrita. No dia marcado para o torneio, as crianças darão início ao jogo com a mediação dos professores. Cada mesa ficará um professor para fazer a mediação.
Fonte: Turma-2 UFRN/NEI Fonte: Turma-2 UFRN/NEI
ATIVIDADE 4: Jogo da Memória
O professor dará continuidade a aula conversando com as crianças sobre o jogo da memória, questionando:
Quem conhece o jogo da memória?
Como se joga?
Quantas pessoas podem jogar?
Existe alguma regra? Qual?
Durante o jogo, o professor estará trabalhando os conceitos de igual e diferente, formação de pares e ativando a memória visual, pois as crianças terão que memorizar as figuras iguais e localizar onde estão os pares. Após a demonstração do jogo, o professor sugere que os alunos joguem com seus colegas. Divide as crianças em grupos para dar início ao jogo.
Fonte: turma-2 NEI/UFRN
Depois do jogo, o professor solicita que os alunos registrem por meio do desnho o jogo da memória.
Sugestões: o professor poderá confeccionar jogos da memória com os alunos, utilzando colagem de gravuras iguais, desenhos, cartolina, lápis cera, hidrocor, lápis de cor, tesoura, etc. É importante lembrar que o professor deverá ajudar as crianças, pois estão em construção da escrita.
Sugestões de sites:
http://www.jogoscooperativos.com.br/jogos.htm
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/projetojogos.htm
Conhecer as estratégias que as crianças usam para ler;
Identificar as preferências das crianças pelos livros e revistas;
Ler e interpretar textos e imagens;
Identificar informações na capa do livro;
Elaborar desenhos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/09/2011
Cinco estrelasachei esta aula maravilhosa, aliás este site muit me ajuda na minha formação em pedagogia