26/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Objetivos
- trabalhar a sensibilidade a partir dos pés;
- explorar a lateralidade;
- destacar diferenças entre as fases do desenvolvimento humano;
- explorar noções de áspero, macio, liso, rugoso.
Na Educação Infantil, as crianças apresentam uma pré-disposição ao movimento, seja por uma necessidade motora, seja pela configuração que o conhecimento assume para elas. Sendo assim, explorar a sensibilidade é um requisito básico dos programas curriculares para esta faixa etária, que contagia as crianças pela proximidade com o objeto de aprendizagem.
1º Momento: Em rodinha, o/ a professor/ a solicita às crianças para que tirem seus sapatos; em seguida, convida-as para ficarem de pé e ouvirem e dançarem uma música. Há duas sugestões: a canção popular conhecida pelo nome de “Pezinho” ou a canção “Meus pés” de autoria de Marcos Schreiber e Edile Rodrigues. Durante a música o/a professor/a elabora uma coreografia para ser realizada com as crianças, que aborde noções topográficas, de lateralidade, etc.
2° Momento: Terminada a dança, o/a professor/a retorna com as crianças à rodinha e conversa com as mesmas sobre o conteúdo da música. Ao dizer sobre o pé, o/a professor/a propõe à turma que reflitam sobre como eram os seus pezinhos quando eram bebês. Questionar as crianças a respeito do tamanho, se seus pés eram menores ou maiores do que agora que são crianças; se serão maiores ou menores quando se tornarem adultos. Após chegarem à diferentes conclusões, propor ao grupo que carimbem o seus pés com tinta no papel. Essa atividade pode ser registrada em um instrumento individual, ou mesmo coletivamente. Assim, as crianças poderão visualizar o tamanho dos seus pés. As crianças poderão ainda, descobrirem o número que calçam, fazendo a tentativa de escrita desse. O/a professor/a pode ainda organizar uma brincadeira com os sapatos: Corrida dos sapatos Como brincar: Formam-se duas equipes, que são dispostas em fileira. Uma cadeira ou bandeirinha separa um time do outro. Os jogadores tiram os sapatos, que serão embaralhados. Dá-se o sinal de início, e os jogadores devem sair correndo, até encontrarem seus dois pés de sapato, calçando-os seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida. Os jogadores que calçarem sapatos trocados, ou não o calçarem direito, serão desclafissicados. Vence a equipe que terminar de calçar os sapatos primeiro.
3° Momento: Para encerrar as atividades em relação aos pés, o/a professor/a pode organizar uma brincadeira onde serão distribuídas pelo espaço pegadas construídas de papelão, com diversos materiais colados sobre sua superfície. Sugere-se os seguintes materiais para as diferentes pegadas: algodão, espuma, lixa d’ água, feijão, macarrão parafuso, bolas de gude, botões, lã, bucha vegetal, etc. As pegadas devem ser organizadas ao longo de um caminho, em pares; então, as crianças irão percorrer o trajeto pisando sobre elas. O/a professor/a pode ir destacando com cada criança quais sensações ela está sentindo. Ao final da brincadeira, a turma se organiza em uma rodinha e falam sobre as sensações que sentiram ao pisarem sobre os diferentes materiais; quais foram agradáveis e quais foram desagradáveis; por que sentiram-se dessa forma, tentando relacionar tais sensações às propriedades dos materiais.
4° Momento: Propor a seguinte brincadeira para o grupo: as crianças organizam –se em pares, deitadas no chão e descalças. Então, colocam-se em posição com as pernas erguidas e os joelhos flexionados encostando as solas dos pés com seus pares. A brincadeira se dá como de fossem pedalar uma bicicleta, e então, neste movimento poderão disputar quem consegue empurrar os pés do colega. É um divertido momento para as crianças que propicia um trabalho com a motricidade.
Recursos
- Som;
- Música "Pezinho" ou " Meus pés";
- Tinta;
- Sapatos das crianças;
- Papelão;
- algodão, espuma, lixa d’ água, feijão, macarrão parafuso, bolas de gude, botões, lã, bucha vegetal.
Acessando o link http://letras.com.br/cantigas-populares/984002- você pode encontrar a letra da canção "Pezinho"
Acessando o link http://www.4shared.com/audio/HWKeptzY/Baby_Hits_-_Ai_Bota_Aqui_O_Seu.html você pode ouvir um trecho da música "Pezinho"
O/a professor/a realizará as seguintes observações:
- a criança se interessou pelas atividades propostas;
- a criança foi capaz de acompanhar os movimentos com os pés, segundo os comandos dado pelo/a professor/a;
- a criança foi capaz de identificar e descrever diferentes sensações.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/08/2015
Cinco estrelasGostei muito das ideias. Criativas e de fácil realização. Adorei o trabalho com sensações através de pegadas com material reciclável. Show!
03/03/2014
Quatro estrelasÓtima atividade...amei. Vou preparar para esta semana. Valeu. Silvana
06/12/2010
Quatro estrelasbáá, acheei show, faço magistério e tava procurando algo pra trabalhar as sensações e achei isso aqui maravilhoso !! valeeu galera *--*