Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Frutas Tropicais e não tropicais

 

30/08/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer algumas frutas que não são tropicais;   

 Identificar algumas características físicas das frutas (textura, áspero/liso) em relação a casca;

 Ler e interpretar textos e imagens.

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:                 

O professor deverá levar para sala de aula algumas frutas. As crianças irão observar as frutas explorando textura, tamanho, cor, peso, etc. e irão expor oralmente suas opiniões.  É importante que a criança perceba que  as frutas constituem elementos compostos de vitaminas que são essenciais para nossa saúde. Em seguida, o professor  fala para as crianças que as frutas recebem alguns nomes pelo seu tipo, algumas são chamadas de frutas tropicais e outras de frutas não tropicais.O professor anotará  na cartolina as descobertas dos alunos ao explorar as frutas.

ATIVIDADE 2:

O professor dará continuidade a aula, apresentando imagens de algumas frutas. Em seguida, irá listar o nome das frutas tropicais e as frutas não tropicais. Em seguida, ler algumas informações sobre as frutas.

                            Fonte: Google imagens

Sugestão de texto:

Frutas tropicais 

Existe uma grande variedade de frutas tropicais de sabores exóticos e de cores fortes. Estas maravilhosas delícias incluem os cocos, as mangas e os abacaxis.

As bananas contém cerca de 5 colheres de chá de açúcar, quase 2 vezes a quantidade de muitos doces populares, mas uma banana média tem de 80 a 90 calorias porque possuem pouca gordura. Escolha bananas rechonchudas, que não estejam manchadas ou partidas. Selecione as bananas que ainda não estão completamente amarelas porque estarão firmes e sem manchas quando você as trouxer para casa (onde amadurecerão rapidamente em temperatura ambiente). Para apressar o amadurecimento das bananas verdes, coloque-as junto com bananas já maduras ou embrulhe-as em um pano úmido colocando-as dentro de um saco.

O coco

Encontrado facilmente em pacotes, é melhor quando fresco. Quando escolher um coco, verifique se os três olhos moles da casca estão intactos, secos e sem mofo. Sacuda para ouvir se está cheio de líquido. Para liberar o leite, fure os olhos da casca e drene o líquido. O leite de coco pode ser guardado na geladeira por 24 horas ou pode ser congelado para uso futuro. Para remover a casca do coco, aqueça-o por 15 minutos no forno, a 180°C. Bata levemente com um martelo, remova a casca e tire a pele marrom. O sabor intenso dos pedaços de coco é liberado quando ele é tostado. Espalhe os pedaços do coco uniformemente em uma forma de assar e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 8 a 10 minutos. Guarde as sobras do coco em um recipiente hermético por até uma semana na geladeira ou por até 6 meses no congelador.

O kiwi 

Possui uma casca marrom repleta de micropêlos que recobre uma polpa cor de esmeralda que geralmente é descrita como uma combinação de melão, abacaxi e morango. Toda salpicada de sementes pretas comestíveis, as fatias de kiwi adicionadas a qualquer receita dão um aspecto alegre. O kiwi precisa estar maduro para ter o sabor doce e ácido completo. Para amadurecer a fruta em casa, coloque-a num saco plástico junto com uma maçã e deixe em temperatura ambiente, até que ele ceda a uma leve pressão feita com a mão. Quando guardar o kiwi maduro na geladeira, coloque-o na gaveta das frutas, longe das outras frutas para não misturar os sabores. Os kiwis contêm uma enzima que não deixa a gelatina endurecer, por isso não os inclua em uma receita que leve gelatina.

As mangas 

Variam em tamanho, formato e cor. A polpa amarelo-alaranjada tem um sabor rico e um aroma maravilhoso. Elas precisam estar completamente maduras para serem comidas ou utilizadas em receitas. A casca da maioria das mangas ganha toques de cor vermelha ou amarela à medida que a fruta amadurece. Elas estão no auge quando cedem a uma leve pressão. Deixe-as amadurecer em temperatura ambiente até que estejam macias ao toque, então use ou leve à geladeira por alguns dias. O mamão é uma fruta tropical nativa das Américas. Quando está maduro, normalmente a casca é amarelo escura, a polpa é laranja claro e a textura é suave.

O mamão

maduro é macio quando pressionado de leve. Deixe a fruta amadurecer em temperatura ambiente até que a casca se torne meio amarela. Assim que estiver maduro, ele pode ser refrigerado. Ele pode ser servido tanto in natura como cozido. O interior do mamão contém muitas sementes pretas comestíveis com um sabor amargo apimentado e podem ser usadas como guarnição ou adicionadas a molhos de saladas. A polpa contém uma enzima chamada papaína, que é um dos ingredientes dos amaciantes de carnes comercializados. Antes de adicionar o mamão à gelatina, é necessário primeiro cozinhá-lo, caso contrário a papaína não deixará a gelatina endurecer.

Os abacaxis

 Depois de colhidos não amadurecem mais. Se colhidos com muita antecedência, seu sabor não será muito doce. Escolha a fruta firme, cheia e pesada. Sirva o mais rápido possível ou corte em rodelas ou ao meio e guarde na geladeira, onde pode ficar até uma semana. Se um abacaxi fresco não estiver bem maduro, você pode melhorar o sabor desta forma: prepare-o como sempre, a seguir coloque os pedaços numa panela, cubra com água, adicione açúcar e ferva por alguns minutos. Então escorra a água, deixe esfriar e coloque para gelar na geladeira. Se uma receita pedir gelatina e abacaxi, use ou a fruta em lata ou o abacaxi in natura que tenha sido fervido por cinco minutos. Existe uma enzima no abacaxi in natura que não deixa a gelatina endurecer.

A carambola

 É uma fruta tropical cujo sabor varia do azedo ao doce. O sabor da carambola doce é parecido com a combinação de laranja com abacaxi; o sabor da carambola azeda é muito similar ao sabor do limão. Quando madura, a cor da fruta é amarelo dourado. As carambolas maduras também podem ter manchas marrons.

Texto disponível em: http://lazer.hsw.uol.com.br/dicas-sobre-frutas7.htm 

ATIVIDADE 3:

O professor sugere a culinária de um bolo com  suco. No dia combinado, o professor levará as crianças para cozinha da escola e inicia o processo da receita, mostrando os ingredientes e dizendo as medidas que irão usar com a quantidade de ingredientes necessários. É importante que neste momento, o professor chamar a atenção dos alunos para observarem como acontece o procedimento. Depois da realização da culinária, o professor mostra o bolo aos alunos cortando os pedaços e solicitando que  contem o número de pedaços necessários para que todos comam o bolo. Em seguida, distribui o bolo para as crianças degustarem.                                                                                                                                 

ATIVADADE 4:

Convide em outro momento um (a) nutricionista para falar sobre a importância da fruta para nossa saúde, bem como conservá-las. A conversa com a nutricionista é importante, pois nesta fase, algumas crianças demonstram resistência em comer frutas. Para este dia, o professor combina com os alunos algumas perguntas para realizar  a entrevista, as crianças  poderão escolher um representante para entrevistar. Outras turmas poderão participar deste momento.  Para este dia, o professor poderá dividir as crianças em equipes para organização de  algumas perguntas que  irão fazer para nutricionista, orientando cada grupo na elaboração das perguntas. A turma poderá convidar outras salas para participar do evento. Após o evento, o professor organizará as crianças em cículo para iniciar uma conversa sobre a visita desse profissional, propondo que os alunos expressem de forma oral sua opinião sobre o assunto. Em seguida, o professor por meio de um texto coletivo, registra esse grande momento e expõe no mural da sala de aula.  O professor poderá organizar com os alunos um panfleto com as informações sobre as frutas, e distribuir em outras turmas da escola.

                                                    

                                                     

                        

Recursos Complementares

http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=281097  

Dicas de Livros:

As Frutas Silvestres Brasileiras -  Andersen, Otto .Globo.

 As Frutas Tropicais. Verdadeiras Dádivas da Natureza. Randall, Eric. Gaia. B

Avaliação

 O professor deverá observar se o aluno:

 Nomeia algumas frutas;   

 Identifica algumas características físicas das frutas (textura, áspero/liso) em relação a casca;  

 Lê e interpreta textos e imagens.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tais, usf , São Paulo - disse:
    taisinha_221@hotmail.com

    25/10/2011

    Quatro estrelas

    adorei essa sugenstão vai me ajudadr muito no projeto que pretendo aplicar!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.