Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Feira livre

 

30/08/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a organização de uma feira livre;

 Valorizar o trabalho dos feirantes;

 Ler e interpretar textos e imagens.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As Frutas.

As atividades propostas nessa aula são para serem realizadas com crianças de  4 e 5 anos, para que elas reconheçam a feira livre como um espaço comercial de frutas e de outros.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO: 

O professor inicia a roda conversando com as crianças sobre a feira, questionando:

  • Quem conhece uma feira?
  • O que estava sendo vendido na feira?
  • Onde estava localizada essa feira?

        

 Fonte: http://www.oguiaverde.com/?p=3057                                      Fonte: http://www.achetudoeregiao.com/BA/urandi/fotos.htm    

 Após esse levantamento, o professor continuará a aula mostrando algumas imagens de feira para as crianças, perguntando:

  • O que estão observando?
  • Onde está acontecendo a feira?  
  • O que será que as pessoas estão fazendo?
  • Que produtos são vendidos?                                                                                                                      

 2º MOMENTO:

O professor sugere as crianças visitar uma feira livre. Para isso, propõe o levantamento das feiras livres existentes na cidade. As crianças irão pesquisar em casa entrevistando seus familiares e por meio de consulta em jornais, lista telefônica e revistas locais. Após o levantamento das feiras, o professor planeja com as crianças como será a visita, por exemplo: marcar a data da visita, solicitar autorização dos pais, organizar grupos de trabalho e definir o que cada grupo irá realizar, providenciar o transporte, o que levar na visita (garrafa com água, caderno, lápis, borracha, máquina fotográfica, dinheiro,  etc), elaborar um roteiro de entrevista com um feirante, definir os alimentos que irão comprar e lembrar os cuidados necessários como: usar boné e filtro solar. Pode-se convidar alguns pais para ir acompanhando as crianças durante a visita de campo.

Para o momento da aula de campo, o professor divide a turma em pequenos grupos que escolherão um espaço da feira a ser observado/fotografado. No momento das fotos, o professor deverá orientar alguma criança para fotografar os espaços ou solicitar ajuda de um adulto. Após a visita a feira, o professor retoma em sala de aula, as observações que as crianças fizeram e constroe um texto coletivo destacando a função das feiras para a comunidade, a organização das barracas, os tipos de produtos vendidos, a limpeza, o trabalho dos feirantes, a forma como os produtos são vendidos, ou seja, as unidades de medidas usadas (quilo, bacias, lata, litro, caixa e etc).

3º MOMENTO:

Dando continuidade a aula, o professor organizará com as crianças uma exposição com as fotos dos espaços da feira livre que visitaram, utilizando: papel madeira, cartolina, papel peso 40, etc. O professor orienta a criança escrever de forma espontânea um título para sua foto ou do grupo, em seguida, transcreve  a escrita da criança usando a forma convencional. Expõe as fotos no mural da sala e faz uma apreciação com as crianças, questionando:

  • Quem aparece nas fotos?
  • Quem é o vendedor?
  • O que as pessoas estão comprando?
  • Como as barracas estão arrumadas? 

4º MOMENTO:

Para finalizar essa proposição de aula o professor poderá propor brincar de feira. Na oportunidade as crianças podem experimentar os papéis de ser feirantes e/ou compradores/clientes. O professor combina com os alunos que no dia da feirinha de frutas da Turma, cada criança deverá trazer uma fruta para ser vendida. É importante lembrar que se o trabalho for desenvolvido numa turma semelhante a sugerida nesta aula, o professor precisa definir junto com as crianças o que cada um irá fazer no momento da brincadeira de trocar, ou seja, vender/comprar. Desse modo, torna-se necessário que sejam promovidas atividades de trocas para que as crianças aceitem trocar o dinheiro pela fruta no dia da feira.

No dia da feira o professor organizará a sala, com a ajuda de algumas crianças, dispondo as frutas e o seu preço. Em seguida, será distribuído cédulas de papel de 1(um) e 2 (dois) reais para cada aluno, explicando que no momento da compra eles deverão trocar o dinheiro pela fruta.  No momento da feira, o professor orientará as crianças, mostrando como deverão realiza a compra.

Finalizadas as compras, o professor deverá conversar com as crianças sobre a realização da feira, destacando o que foi mais legal de fazer e o que não gostou de fazer.     

Fonte: Acervo da autora.

Recursos Complementares
Avaliação

   O professor deverá realizar avaliação contínua por meio de observações, intervenções e orientações individuais e coletivas, a fim de acompanhar o aprendizado das crianças em relação aos objetivos proposto para o estudo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.