30/08/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Conhecer a organização de uma feira livre;
Valorizar o trabalho dos feirantes;
Ler e interpretar textos e imagens.
As Frutas.
As atividades propostas nessa aula são para serem realizadas com crianças de 4 e 5 anos, para que elas reconheçam a feira livre como um espaço comercial de frutas e de outros.
1º MOMENTO:
O professor inicia a roda conversando com as crianças sobre a feira, questionando:
Fonte: http://www.oguiaverde.com/?p=3057 Fonte: http://www.achetudoeregiao.com/BA/urandi/fotos.htm
Após esse levantamento, o professor continuará a aula mostrando algumas imagens de feira para as crianças, perguntando:
2º MOMENTO:
O professor sugere as crianças visitar uma feira livre. Para isso, propõe o levantamento das feiras livres existentes na cidade. As crianças irão pesquisar em casa entrevistando seus familiares e por meio de consulta em jornais, lista telefônica e revistas locais. Após o levantamento das feiras, o professor planeja com as crianças como será a visita, por exemplo: marcar a data da visita, solicitar autorização dos pais, organizar grupos de trabalho e definir o que cada grupo irá realizar, providenciar o transporte, o que levar na visita (garrafa com água, caderno, lápis, borracha, máquina fotográfica, dinheiro, etc), elaborar um roteiro de entrevista com um feirante, definir os alimentos que irão comprar e lembrar os cuidados necessários como: usar boné e filtro solar. Pode-se convidar alguns pais para ir acompanhando as crianças durante a visita de campo.
Para o momento da aula de campo, o professor divide a turma em pequenos grupos que escolherão um espaço da feira a ser observado/fotografado. No momento das fotos, o professor deverá orientar alguma criança para fotografar os espaços ou solicitar ajuda de um adulto. Após a visita a feira, o professor retoma em sala de aula, as observações que as crianças fizeram e constroe um texto coletivo destacando a função das feiras para a comunidade, a organização das barracas, os tipos de produtos vendidos, a limpeza, o trabalho dos feirantes, a forma como os produtos são vendidos, ou seja, as unidades de medidas usadas (quilo, bacias, lata, litro, caixa e etc).
3º MOMENTO:
Dando continuidade a aula, o professor organizará com as crianças uma exposição com as fotos dos espaços da feira livre que visitaram, utilizando: papel madeira, cartolina, papel peso 40, etc. O professor orienta a criança escrever de forma espontânea um título para sua foto ou do grupo, em seguida, transcreve a escrita da criança usando a forma convencional. Expõe as fotos no mural da sala e faz uma apreciação com as crianças, questionando:
4º MOMENTO:
Para finalizar essa proposição de aula o professor poderá propor brincar de feira. Na oportunidade as crianças podem experimentar os papéis de ser feirantes e/ou compradores/clientes. O professor combina com os alunos que no dia da feirinha de frutas da Turma, cada criança deverá trazer uma fruta para ser vendida. É importante lembrar que se o trabalho for desenvolvido numa turma semelhante a sugerida nesta aula, o professor precisa definir junto com as crianças o que cada um irá fazer no momento da brincadeira de trocar, ou seja, vender/comprar. Desse modo, torna-se necessário que sejam promovidas atividades de trocas para que as crianças aceitem trocar o dinheiro pela fruta no dia da feira.
No dia da feira o professor organizará a sala, com a ajuda de algumas crianças, dispondo as frutas e o seu preço. Em seguida, será distribuído cédulas de papel de 1(um) e 2 (dois) reais para cada aluno, explicando que no momento da compra eles deverão trocar o dinheiro pela fruta. No momento da feira, o professor orientará as crianças, mostrando como deverão realiza a compra.
Finalizadas as compras, o professor deverá conversar com as crianças sobre a realização da feira, destacando o que foi mais legal de fazer e o que não gostou de fazer.
Fonte: Acervo da autora.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Feira_de_Santana
Sugestão de Vídeos
O professor deverá realizar avaliação contínua por meio de observações, intervenções e orientações individuais e coletivas, a fim de acompanhar o aprendizado das crianças em relação aos objetivos proposto para o estudo.
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10/07/2013
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