Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cantando, brincando e pintando: descobrindo as cores do cotidiano.

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Objetivos

- Explorar as cores;

- Instigar a percepção visual das crianças;

- Trabalhar com as artes visuais.

Duração das atividades
5 a 6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Educação Infantil com seu colorido especial desperta o interesse em descobrir e brincar com as cores.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Iremos ouvir uma canção sobre as cores. Sugere-se as canções: Meus olhos de autoria de Marcos Schreiber e Edile Rodrigues, CD Meu Corpo, Coleção Ciranda Cirandinha, Editora Ciranda Cultural. Ou as canções de Thelma Chan: AZUL, AMARELO, VERMELHO E VERDE  do cd “ Coralito”. Após ouvir as músicas falaremos sobre o conteúdo das mesmas. A professora questiona as crianças sobre as coisas e objetos que conhecem com essas cores.

2º Momento: Propor às crianças a brincadeira “Elefantinho Colorido”. Instruções para a brincadeira: o professor inicia a brincadeira na função de comandante. Ele se coloca em frente às crianças e diz: Elefantinho colorido. O grupo responde: que cor? Ele então, escolhe uma cor e as crianças terão que procurar objetos dessa mesma cor, encostando neles. Caso o pegador (comandante) encoste em alguém que ainda não encontrou nenhum objeto da cor solicitada, essa pessoa é capturada. Vence a brincadeira quem ficar por último e esta pessoa pode se tornar o novo comandante.

3º Momento: Diante de todas as coisas coloridas que descobrimos, propor para o grupo a confecção de um álbum das cores para compor a biblioteca da sala. Assim, escolhe-se algumas cores, sugere-se as cores citadas na música. As crianças serão divididas em grupos, sendo que cada um desses fará o registro de determinada cor. As técnicas de registro serão diversificadas, de modo que para cada cor irão escolher entre: colagem, pintura, fotografia, desenho, etc. Os álbuns podem ser organizados no papel cartão e depois de prontos, encadernados.

4º Momento: Para este momento faremos uma mágica com as cores. Trata-se de uma experiência com anilina, leite e detergente de cozinha que produz uma reação onde as cores se misturam, originando um lindo efeito. As crianças podem fazer um desenho com tinta aquarela para registrar as sensações que tiveram durante a mágica. O/a professor/a coloca num recipiente o leite e pinga gotas de anilina separadamente sobre o leite.  Neste momento destaca com as crianças as cores utilizadas e instiga as mesmas a perceberem o efeito que irá acontecer assim, que pingar sobre a anilina gotas de detergente.

A experiência fica dessa forma após reação das cores.  

Outra sugestão: Esta experiência é uma ótima oportunidade para trabalhar com as cores secundárias. O/a professor/a pode explorar as misturas das cores primárias destacando o resultado das mesmas. Para finalizar, Pode ser realizado um bingo com as cores, no qual o/a professor/a sorteia as cores que serão misturadas e as crianças completam com as cores resultantes.  

 5º Momento: Chegamos ao final dos trabalhos com a temática “cores”. Para comemorar podemos organizar uma festa das cores: a sala é decorada com balões coloridos, o lanche preparado com muita cor: gelatina de diferentes sabores, balas de goma de diferentes sabores, sucos de diferentes sabores, bolo decorado com confeitos coloridos, frutas, etc.  

Recursos

- Som;

- Cd Coralito ou CD Meu Corpo, Coleção Ciranda Cirandinha, Editora Ciranda Cultura;

- Tinta guache;

- Lápis de cor;

- Rvistas;

-Máquina Fotográfica e fotografias;

- Frutas;

- Gelatina;

- balas de goma;

- Bolo;

- Balões coloridos.

 

Recursos Complementares

Acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=rsma4Kz4_AM   você pode conferir as músicas de Thelma Chan citadas na aula.

 

Avaliação

Para avaliarmos as atividades realizadas, sugerimos as seguintes observações:

·        A criança demonstrou interesse pelas atividades propostas;

·        A criança foi capaz reconhecer cores no ambiente ao seu redor;

·        A criança identificou diferentes cores pelo nome.

  Ao final da atividade o professor, juntamente com os alunos realizam uma avaliação coletiva, tentando destacar a opinião do grupo sobre a atividade, ressaltando pontos positivos e negativos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.