Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brinquedos que voam

 

24/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a história milenar do papagaio e suas utilizações em diversas épocas e locais do mundo.

- Aprender a confeccionar alguns brinquedos que voam como papagaios, caixotinhos e piabinhas para aproveitar a época de ventos dos meses de junho, julho e agosto.

- Refletir sobre os possíveis acidentes ligados a prática da pipa e do papagaio (ex.: acidentes com cerol, eletrocuções com papagaios nas redes elétricas, etc.) nos dias de hoje.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Atenção na brincadeira!

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática              

No Brasil os meses de junho, julho e agosto apresentam muitos ventos em quase todas as regiões do país. Aliado ao período de férias escolares os ventos convidam as crianças a desenvolverem práticas como soltar pipa e papagaio. A experiência de trazer estes brinquedos para as aulas de Educação Física são muito enriquecedoras, pois legitimam no ambiente escolar, práticas lúdicas produzidas pelas próprias crianças em outros contextos. No entanto, este também pode ser um momento de chamar a atenção das crianças para os riscos causados pelo mau uso destas práticas. Nesta primeira atividade o(a) professor(a) poderá introduzir o tema sobre “Brinquedos que voam” mostrando vídeos que falam dos perigos do cerol e de se soltar papagaio próximo a redes elétricas.

Sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=DLrEmeT43MI  (acessado em 10/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=9fFMv43K_lc (acessado em 10/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=jwseLdEgcFo (acessado em 10/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=5w9MAZ9NAkA&feature=related (acessado em 10/09/2010) 

Atividade 2 – Papagaio

Duração: 25 minutos

Material: papel de seda (ou sacola plástica), taquaras de bambu, linha de papagaio, cola e tesoura

Local: quadra ou pátio             

Na seqüência das atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar na confecção de papagaios (Figuras 1 e 2). Para isso é preciso seguir os seguintes passos: afine duas taquaras de bambu que servirão de estrutura para o papagaio, uma delas com aproximadamente 30 cm (taquara de enverga) e a outra 25 cm (taquara de meio). Na taquara de enverga amarre uma linha em cada extremidade da taquara e envergue-a até que a distância entre as extremidades fique aproximadamente com 25cm. Recorte um quadrado de papel de seda de 25x25cm. Passe cola em toda a extensão da taquara de meio e cole-a no quadrado de papel ligando duas extremidades opostas. Coloque a taquara de enverga transversalmente à taquara de meio e faça uma amarração com a linha de papagaio na junção de ambas. Recorte 4 retalhos de papel de seda e cole nas quatro extremidades do papagaio para reforçar a afixação das taquaras. Faça dois furos no verso do papagaio, um na altura da junção das taquaras e o outro na extremidade inferior da taquara de meio. Amarre um pedaço de linha (30cm) nos dois buracos para fazer a barbela. Para fazer a rabiola recorte vários retalhos de papel de seda e amarre-os em uma linha de aproximadamente 3 metros de comprimento. Depois de pronta pegue a rabiola e amarre na parte inferior do papagaio.  A linha que servirá para soltar o papagaio deve ser amarrada no meio da barbela. Sugere-se que alguns papagaios sejam preparados anteriormente para agilizar a execução da atividade. As crianças podem participar da confecção do papagaio desempenhando tarefas auxiliares (ex. cortando e amarrando os bambolins da rabiola). Como visto nos vídeos anteriores a prática do papagaio deve ser desempenhada em local aberto e distante da rede elétrica.   

Sugestão de variação: 

O papagaio pode ser construído com sacolas plásticas. Sua confecção segue os mesmos passos, exceto na afixação das taquaras com o plástico, que deve ser feita com amarração de linha ao invés de cola. Sugere-se que se utilizem sacolas plásticas oxibiodegradáveis, que podem ser encontradas em alguns supermercados, para não agredir o meio-ambiente.

Atividade 3 - Caixotinho

Duração: 25 minutos

Material: papel A4, linha de papagaio, tesoura e papel crepom

Local: quadra ou pátio             

Na terceira atividade o(a) professor(a) poderá ensinar as crianças a construir o caixotinho (Figura 3). Para isso, é preciso que o(a) professor(a) distribua uma folha A4 para cada criança. Em seguida realize com elas os seguintes passos (Figura 4): pegue a folha A4 posicionada de lado (a) e dobre-a ao meio (b). Desfaça a dobra para verificar a marca que ficou no meio do papel (c). Dobre um lado do papel até a marca no centro (d) e em seguida dobre o outro lado (e). Pegue as extremidades da folha e faça um dobra de aproximadamente 1 cm para o lado de fora (f). Faça um furo utilizando um lápis em cada uma das dobras feitas anteriormente (g). Pegue um pedaço de linha e amarre-o nos dois furos (h) para fazer a barbela. Faça um terceiro furo na extremidade inferior do caixotinho para afixar a rabiola (i). Corte um rolinho de papel crepom (j) e amarre no terceiro furo (k). Amarre o carretel de linha no meio da barbela (l).  

Sugestão de variação:

Coloque as folhas A4 em um recipiente com água e papel crepom. A tinta do papel crepom irá tingir as folhas de papel A4. Em seguida, coloque as folhas para secar em um varal. Depois de secas as folhas de A4 estarão coloridas e darão um belo visual ao caixotinho.  

Atividade 4 - Piabinha

Duração: 25 minutos

Material: jornal, papel crepom, linha de papagaio, cola, tesoura e varinha de bambu

Local: quadra ou pátio             

Para finalizar as atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com a confecção das piabinhas de jornal (Figuras 5 e 6). Os passos para a construção do brinquedo são os seguintes: pegue uma folha inteira de jornal e enrole-a até a metade. Dobre a folha quase ao meio deixando um lado 1 cm maior que o outro. Passe a cola na extremidade do lado maior e cole-o no lado menor. Dobre as duas pontas da outra extremidade para dar forma à piabinha. Corte os retalhos de papel crepom para fazer olhos, rabos e barbatanas. Amarre uma linha nas duas extremidades da boca da piabinha. Amarre a linha em uma varinha de bambu e está pronta a piabinha de jornal. As crianças devem correr com as piabinhas para que elas se encham de ar e voem. A construção deste brinquedo pode ser feita juntamente com as crianças, mas é necessário que algumas piabinhas sejam feitas previamente para que, ao final da aula, cada criança tenha a sua própria piabinha.

Recursos Complementares

Antes de dar início à atividade 1 o(a) professor(a) poderá falar um pouco da história do papagaio e suas diversas utilizações ao longo do tempo. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestões de sites:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_%28brinquedo%29 (acessado em 10/09/2010)  

http://www.jogos.antigos.nom.br/pipa.asp (acessado em 10/09/2010)  

http://www.ventodepipa.com.br/historia.html (acessado em 10/09/2010)                          

Outros brinquedos relacionados a esse tema podem ser encontrados no livro Barangadão Arco-Íris do autor Adelsin.    

Referência bibliográfica:

MURTA FILHO, Adelson. Barangadão Arco-íris: 36 brinquedos inventados por meninos e meninas. São Paulo: Editora Peirópolis, 2008. 96p.

Avaliação

A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:

- onde e como o papagaio surgiu?

- quais foram as primeiras utilizações do papagaio?

- quais os riscos que a prática de soltar papagaio pode causar nos dias de hoje?

- qual dos brinquedos construídos na aula vocês mais gostaram?             

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Brinquedos que voam”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • VANDA, EMEI ANTONIO DE OLIVEIRA , São Paulo - disse:
    vandaalonso123@hotmail.com

    17/03/2013

    Cinco estrelas

    ADOREI E ACHO IMPORTANTE A ORINETAÇÃO SOBRE O PERIGO DA PRÁTICA DE SOLTAR PIPAS EM LOCAIS NÃO ADEQUADOS, PARABÉNS...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.