18/09/2010
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Indicar propriedades gerais e específicas da matéria.
Diferenciar as propriedades gerais e específicas da matéria
Classificar materiais de acordo com suas propriedades específicas
Conceito de matéria
Mudanças de estados físicos da matéria
O professor deverá fazer uma apresentação de imagens selecionadas como as indicadas a seguir, utilizando o datashow e pedir que os alunos nomeiem os diferentes tipos de matéria/materiais expostos e apontem algumas de suas características e usos que o homem faz dos mesmos.
Registrar na lousa esses dados para que os alunos o façam após essa conversa inicial, na folha que o professor deverá disponibilizar a cada um, contendo o quadro equivalente a ser preenchido.
Fontes:
Madeira: http://www.ufsm.br/cepef/cambara.html. Acessado em 15/08/2010
Barras de ouro: http://jornale.com.br/mirian/?p=9869 Acessado em 16/08/2010.
Vidro quebrado: http://www.dicopesa.com.br/images/vidro.jpg Acessado em 16/08/2010
Algodão: http://www.biologicaonline.net/pt/images/stories/algodao_floco.jpg . Acessado em 16/08/2010.
O professor deverá preparar o material proposto a seguir digitando-o e imprimindo-o. Disponibilizar uma cópia para cada aluno e organizá-los em grupos de três a quatro alunos para leitura e discussão das questões propostas. Cada aluno deverá registrar no caderno as respostas do grupo para socializá-las ao final dessa atividade. Nesse momento da aula a compreensão teórica ficará inicialmente a cargo do grupo e caberá ao professor circular pela sala e prestar assistência aos grupos esclarecendo eventuais dúvidas.
Faça seus registros a respeito dos materiais expostos no início da aula.
Material |
Características |
Utilização pelo homem |
Madeira |
Sólido, duro, moldável... |
Fabricação de móveis; construção civil; portas e janelas; cercas... |
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Todos nós conhecemos uma diversidade enorme de materiais: madeira, plástico, vidro, aço, areia, cimento, papel, borracha, lã, algodão, cerâmica, couro, barro, ouro, água e tantos outros. O uso que se faz de cada material está muito relacionado às suas propriedades. O cimento, por exemplo, ao ser misturado com a água, forma uma pasta que vai endurecendo com o tempo e assim fixa os tijolos. Já a areia não tem essa mesma propriedade do cimento: a mistura de areia e água não serve para fixar tijolos, pois não endurece com o tempo.
Pense e responda:
1) Embora a areia não tenha a propriedade de fixar tijolos, é comum, nas construções, misturá-la ao cimento. Que propriedade a areia tem para que seja usada assim? Por ser um material inerte, ela não reage quimicamente com os outros elementos da fórmula - ao contrário, engrossa a mistura impedindo que o cimento rache.
2) Que propriedade do vidro faz com que este material seja utilizado em janelas? Impermeável; transparente...
3) Que propriedade do gás do botijão faz com que ele seja utilizado para cozinhar alimentos? Não aquece o ambiente; não escurece as panelas; não passa cheiro ou gosto para a comida...
4) Que propriedades da madeira fazem com que ela possa ser utilizada na fabricação de móveis? solidez; resistência; durabilidade; é moldável.
O uso que se faz de cada material depende de suas propriedades. Muitas vezes, materiais diferentes são usados com a mesma finalidade. Por exemplo, há garrafas de plástico e garrafas de vidro. Plástico e vidro podem ser usados na fabricação de garrafas porque apresentam uma propriedade em comum: são impermeáveis a líquidos.
Pense e responda: gasolina, óleo diesel e álcool são usados para movimentar veículos. Que propriedade desses três materiais faz com que eles sejam usados com a mesma finalidade?
São combustíveis - queimam facilmente e quando queimados liberam energia.
Quando materiais diferentes são usados com a mesma finalidade é porque têm propriedades em comum.
ATIVIDADE 1 - ENCONTRANDO PROPRIEDADES COMUNS
Nessa atividade você vai considerar os seguintes materiais: couro, carvão, sal, óleo, terra, ferro, ouro, álcool, papel, borracha, madeira, ar, vidro, leite, açúcar, querosene, gás de fogão, areia, alumínio, isopor, grafite, gás carbônico e água. Pense e responda: Existe alguma propriedade comum a todos esses materiais? Em que se baseou para responder?
PROCEDIMENTO
(A) Examine a lista de materiais e organize-os em dois grupos: “materiais que queimam” e “materiais que não queimam”.
Preencha o Quadro I
Materiais que queimam |
Materiais que não queimam. |
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Ao preencher o Quadro I, você fez uma classificação: separou os materiais em grupos diferentes. Em um dos grupos estão os materiais que queimam e no outro, os que não queimam.
(B) Classifique agora os mesmos materiais em dois outros grupos: o grupo dos que têm cheiro e o grupo dos que não têm cheiro. Preencha o Quadro II.
MATERAIS QUE TÊM CHEIRO |
MATERIAIS QUE NÃO TÊM CHEIRO |
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Compare a primeira classificação com a segunda. Os grupos da primeira classificação são iguais aos da segunda?
Sempre que se faz uma classificação é necessário ter um critério. Na primeira classificação o critério usado foi a queima; na segunda foi o cheiro. Como você pôde perceber ao comparar os dois quadros, o resultado de uma classificação depende do critério escolhido.
(C) Agora você vai classificar os mesmos materiais de acordo com o critério “possuir massa”. Para isso, preencha o Quadro III.
Recordando: Definimos matéria como tudo aquilo que possui massa e que por sua vez ocupa lugar no espaço. Massa é a medida da quantidade de matéria que existe em um corpo.Extensão ou volume é o lugar no espaço ocupado pela matéria.
Quadro III
MATERIAIS QUE POSSUEM MASSA |
MATERIAIS QUE NÃO POSSUEM MASSA |
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a) Quantos materiais ficaram na primeira coluna do quadro III? E na segunda?
b) O critério “possuir massa” permitiu classificar os materiais em grupos diferentes?
c) Se você classificasse esses mesmos materiais em “materiais que possuem volume” (Coluna 1) e “materiais que possuem volume” (coluna 2), quantos ficariam na primeira coluna? E na segunda?
d) O critério “possuir volume” permitiu classificar os materiais em grupos diferentes?
PROPRIEDADES GERAIS E ESPECÍFICAS DA MATÉRIA
Propriedades gerais dos materiais (ou da matéria) são aquelas comuns a todos os materiais. Por essa razão, elas não permitem classificá-los/separá-los em grupos. Certamente você percebeu que não é possível classificar os materiais em grupos diferentes usando os critérios “possuir massa” e “possuir volume”. Isto porque qualquer material possui massa e volume. Massa e volume são propriedades comuns a todos os materiais, ou seja, são propriedades gerais dos materiais.
Por outro lado, propriedades como brilho, cor, cheiro e queima podem ser utilizados como critérios para classificar/separar os materiais em dois ou mais grupos diferentes. Isso porque essas propriedades permitem diferenciar os materiais. São, por essa razão, chamadas propriedades específicas. Propriedades específicas dos materiais são aquelas que permitem diferencia-los uns dos outros.
Questões para discussão
1) Cite uma propriedade específica do carvão que permita diferenciá-lo da madeira.
2) Cite uma propriedade específica comum ao carvão e à madeira.
3) Cite uma propriedade específica que permite diferenciar o ouro da prata.
4) Cite uma propriedade específica comum ao ouro e à prata.
5) Cite o nome de algum material e dê algumas de suas propriedades específicas.
6) Cite uma propriedade específica que permite diferenciar madeira, ferro e alumínio.Cite também uma propriedade específica comum a esses três materiais.
Cada grupo deverá socializar aos demais as suas considerações e dúvidas. Cabe ao professor ficar atento às correções e esclarecimentos que se fizerem necessários
Sugerimos que essa aula seja no laboratório de informática, onde cada grupo de alunos (no máximo 3) possam acessar as páginas sugeridas pelo professor a fim de realizarem pesquisas sobre as propriedades gerais e específicas da matéria. Caso haja disponibilidade de um computador por aluno, as pesquisas poderão ser realizadas individualmente e a discussão em grupo deverá acontecer em seguida.
Dinâmica da aula no laboratório de informática.
Recomendamos que essas instruções sejam passadas aos alunos com antecedência, para que eles saibam o que fazer e o façam oganizadamente e com autonomia durante a aula. O professor deverá, de antemão, distribuir os itens relativos ao tema para os grupos de alunos e disponibilizar os endereços para a pesquisa. Os alunos deverão ficar à vontade para lerem todas as informações disponíveis sobre todas as propriedades da matéria, porém terão que registrar dados referentes a algumas delas e socializá-las para toda a turma ao final da aula. Sugerimos que um grupo fique apenas com um item, no caso de "peso" e "densidade" por serem mais complexos.
O professor deverá circular pela sala esclarecendo as dúvidas dos alunos que possam surgir no decorrer da pesquisa. Ao final da aula, o professor deverá organizar os alunos no espaço do laboratório de informática para que cada grupo possa socializar a sua pesquisa, de modo que todos se vejam, ouçam e sejam ouvidos.
Propriedades gerais (comuns a todos os materiais).
Propriedades específicas (são distintas para cada tipo de material e, por isso, permite diferenciá-los):
Sugestões de endereços para a pesquisa
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/propriedade_materia/propriedade_materia.htm . Acessado em 16/08/2010.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia6.php . Acessado em 16/08/2010.
http://www.grupoescolar.com/materia/propriedades_gerais_da_materia.html . Acessado em 16/08/2010.
http://www.profpc.com.br/Mat%C3%A9ria_propriedades.htm#PROPRIEDADES_GERAIS . Acessado em 16/08/2010.
Possibilidade de interdisciplinaridade: Nesse momento da proposta, a idéia é abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade. O professor de Matemática, poderá abordar em suas aulas alguns cálculos que são necessários para se obter, por exemplo, o peso de um material. Esse seria um bom momento para se trabalhar com operações matemáticas envolvendo números decimais. Para que essa proposta se concretize o professor de Ciências deverá contactar o de Matemática a fim de ajustarem seus planejamentos de modo a coincidir esses conte[udos na mesma época. Por meio dessa parceria, será possível a integração dos conteúdos das duas disciplinas, considerando-se que os alunos poderão executar operações matemáticas (soma, divisão, multiplicação e subtração). Com isso, os alunos poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Matemática.
ESSA AULA DEVERÁ ACONTECER NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA OU ESPAÇO SIMILAR DISPONÍVEL NA ESCOLA.
Os alunos deverão ser organizados em grupos e cada um deverá receber o roteiro da aula previamente elaborado pelo professor.
Fonte da imagem e da experiência: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm Acessado em 16/08/2010
Material : 01 copo de vidro; papel; recipiente com água.
Procedimento: Coloque o papel no fundo do copo pressionando-o. Em seguida, emborque verticalmente o copo no recipiente contendo água e deixe por um minuto.
Retire o copo do recipiente, verticalmente, sem incliná-lo.
Como está o papel? seco
Por que o papel não molhou? O ar existente no interior do copo impede a entrada da água a ponto de molhar o papel. Isso mostra que o ar é matéria e que a água e o ar não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.
Que propriedades da matéria foram demonstradas nessa experiência? Impenetrabilidade e compressibilidade (o papel amassado ocupou um espaço menor)
Fonte da imagem e da experiência: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm Acessado em 16/08/2010
Material: dois sacos de papel; uma vareta de madeira (espetinho); barbante ou fio de nylon; uma vela; fósforos.
Procedimento: Amarre um saco de papel em cada extremidade da vareta. Suspenda a vareta através de um fio amarrado na metade de sua extensão de modo que fique equilibrado, como uma balança.
Aqueça um dos sacos com uma vela e o outro não. Coloque a vela sobre a mesa, acenda-a e segure a vareta suspensa de modo que apenas um dos sacos seja aquecido. Mantenha o saco a uma certa distância da vela, de modo a não queimar o papel.
O que aconteceu? O saco aquecido fica mais leve do que o não aquecido. Altera-se o equilíbrio: o saco não aquecido abaixa e o aquecido sobe.
Por que o equilíbrio se alterou? Porque o ar contido no interior do saco que foi aquecido se dilata, o volume aumenta e a densidade diminui.
Que propriedade da matéria foi demonstrada nessa experiência? Densidade
O que é mais denso, o ar quente ou o ar frio? O ar frio
Após a realização das duas experiências e discussão das questões propostas, cada grupo de alunos deverá elaborar um relatório conforme modelo sugerido nos recursos complementares.
Sugerimos ao professor que nesse relatório seja cobrada, nos espaços pertinentes, a fundamentação teórica estudada nas duas aulas anteriores.
AMBROGI, A.; LISBÔA, J.C.F. Misturas e substâncias; Reações Químicas. Série “Ciências para oº Grau”. São Paulo: CECISP: Mosaico, 1983. Adaptações dos textos e atividades: Professora Ma. Selma Gonzaga Silva. ESEBA/UFU, 2010.
TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.
RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.
INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.
RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. Geralmente as questões para a discussão estão apontadas no roteiro da aula.
CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.
REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citados
O principal instrumento a ser utilizado para avaliação será o relatório final produzido pelos grupo de alunos após a realização das atividades experimentais. Daí a importância de se cobrar dos mesmos a fundamentação teórica estudada nas três aulas.
No entanto, a avaliação do conteúdo deverá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Nesse sentido, deverão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, as pesquisas e as discussões sobre as situações apresentadas.
Quatro estrelas 10 classificações
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01/04/2015
Cinco estrelasMuito boa a proposta didática
01/04/2015
Cinco estrelaseu gostei muito dessas aulas , porque eu aprendi muito sobre matéria e suas propriedades. por isso quero parabenizar SELMA GONZAGA SILVA por ter feito essa aula...
03/12/2014
Cinco estrelasA aula é perfeita para os alunos conhecer mais profundamente a respeito dos materiais que utiliza no cotidiano. PARABÉNS!
02/03/2014
Cinco estrelasÓtimo e excelente site, me deu td q eu queria!
21/06/2013
Cinco estrelasMuito bom!!!
26/07/2012
Cinco estrelasache muito legal.eu amo ciencias ainda mais quando se fala de experiencias
02/03/2012
Cinco estrelasadorei saber sobre isso estava meio perdida nao sabia como estudar vc me deu uma lus muito obrigada
28/03/2011
Quatro estrelasÓtima aula, nada como trabalhar de forma dinâmica os conteúdos, com certeza os alunos irão adorar aprender assim...
19/03/2011
Cinco estrelasAmei a aula, sou professora de ciências e estava meio perdida.
06/01/2011
Cinco estrelasAchei a aula interessante, ela faz com que os alunos observe,analise, pense tudo isso de forma organizada sem perder a linha de raciocionio.Muito interessante. valeu