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Reptilia: Cobras e serpentes

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o posicionamento taxonômico das cobras na classificação dos seres vivos;
  • Reconhecer as relações ecológicas nas quais as cobras estão inseridas;
  • Compreender o ato de extração do veneno e a fabricação do soro;
  • Discutir as formas de prevenção de acidentes com cobras;
Duração das atividades
3 aulas de 45 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que os alunos já tenham conhecimento prévio sobre as principais características dos anfíbios possibilitando a comparação entre os dois grupos.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando aos seus alunos qual o termo correto: cobra ou serpente ? Serpente é o nome correto para designar estes répteis também conhecidos como ofídeos, enquanto a designação "Cobra" refere-se a um dos gêneros (Cobra sp.) de serpentes encontrado na Ásia (Najas). No entanto, no Brasil, ambos são aceitos como sinônimos no meio popular.

Os répteis se configuram como um importante grupo no estudo evolutivo, por apresentarem características que possibilitaram uma certa independência da água e a conquista dos ambientes terrestres. São encontrados em todos os continentes exceto na Antártica. Não possuem uma temperatura corporal constante, são ectotérmicos, necessitando do calor externo para regulação da temperatura corporal, por isso normalmente habitam ambientes quentes e tropicais. A maioria das espécies são carnívoras e ovíparas, com algumas espécies ovovivíparas, e poucas vivíparas.

Muitos répteis são venenosos e outros ainda, peçonhentos. Além da importância por seu envolvimento com acidentes envolvendo humanos e outros mamíferos, os componetes do veneno são bastante estudados para uso em tratamento de enfermidades e uso medicinal.

Para começar, apresente as imagens abaixo:

Imagem disponível em http://www.platongs.org.cv/images/stories/tartaruga.jpg (acessada e 13/08/2010).

Imagem disponível em http://rsurgente.zip.net/images/tartaruga.jpg (acessada em 13/08/2010).

Imagem disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,11567950-EX,00.jpg (acessado em 13/08/2010).

Imagem disponível em http://www.damisela.com/zoo/photo/cr6/croconile3.jpg (acessada em 13/08/2010).

Imagem disponível em http://alunos.esffl.pt/bemvindoaoparque/images/camaleao2.jpg (acessado em 13/08/2010).

Imagem disponível em http://www.naturfoto-cz.de/photos/sevcik/indian-cobra--naja-naja-2.jpg (acessado em 13/08/2010).

Todos os animais apresentados acima são répteis, pertencendo a 3 ordens diferentes:

  • Ordem Crocodilia - crocodilos, gaviais e jacarés;
  • Ordem Squamata - lagartos e serpentes;
  • Ordem Testudinata - tartarugas, jabutis e cágados.

Atividade 1

Divida seus alunos em grupos de 4 a 5 alunos, apresente as imagens para os grupos e solicite que listem em uma folha de caderno todas as características que reúnem todos estes animais como répteis. Como segundo passo, solicite que montem em uma folha de caderno, um quadro comparativo entre as três ordens, listando suas particularidades. Este material serve para posicionar taxonomicamente os répteis e as serpentes como pertencentes a ordem Squamata. A partir do quadro com as características dos répteis, peça aos alunos para que estabeleçam as similitudes e as diferenças entre as características conhecidas dos anfíbios e répteis.

Se o professor sentir que seus alunos não estão conseguindo apontar similaridades e diferenças entre estes animais observando as imagens, poderá incitar aos alunos à comparação, como quais apresentam patas e quais não apresentam patas? Quais apresentam carapaças e quais não apresentam? Como é a pele destes animais?

Em caso de dificuldades, este tipo de perguntas com observação das imagens deverá auxiliar.

No quadro negro, quadro branco ou flipchart, peça para que os grupos reproduzam o quadro que criaram, cada um colocando uma característica ou comparação e complementando com o próximo grupo. Com base em todas estas informações, forme grupos de 4 a 5 alunos e no laboratório de informática peça que construam uma apresentação ressaltando os principais pontos de destaque dos répteis e particularmente das serpentes.

A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em   http://www.broffice.org acessado em 10/08/2010). Outra ferramenta que também possibilita a criação de apresentações é o Microsoft Power Point, uma ferramenta proprietária que faz parte do pacote Microsoft Office. 

Link para tutorial do Impress:   http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/08/2010).    

Após fazerem as apresentações, cada um dos grupos deverá expor seu trabalho para o restante da turma.

Répteis: serpentes peçonhentas: Crotalus durissus http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14942 (acessado em 13/08/2010).

Répteis: serpente: Philodryas aestivus http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15831 (acessado em 13/08/2010). 

Répteis: serpente: Oxyrhopus http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17105 (acessado em 13/08/2010). 

Répteis: serpente: Mastigodryas bifossatus http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14921 (acessado em 13/08/2010). 

Répteis: serpentes peçonhentas: Bothrops itapetiningae http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15844 (acessado em 13/08/2010). 

Répteis: serpentes peçonhentas: Micrurus lemniscatus http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14967 (acessado em 13/08/2010). 

Atividade 2

presente as imagens dos exemplares de serpentes disponíveis nos recursos. No laboratório de informática, divida os alunos em grupos de 4 ou 5. Solicite que façam uma pesquisa sobre os diferentes gêneros de serpentes, identificando quais são peçonhentas ou venenosas e quais podem atacar ao homem e outros animais. De posse destas informações, solicite que procurem como é a distribuição geográfica dos diferentes gêneros, localizando em um mapa os principais gêneros presentes em cada continente. Agora localize os principais gêneros encontrados no Brasil. Solicite que pesquisem também as orientações em caso de acidentes com cobras.

Mapa Mundi: projeção de mercator http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1933 (acessado em 13/08/2010).

Estes sites possuem informações para a realização desta atividade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Serpente (acessado em 13/08/2010).

http://www.brasilescola.com/biologia/serpentes.htm (acessado em 13/08/2010).

http://www.parquesuica.com.br/material%20butantan/material/serpentes.pdf (acessado em 13/08/2010).

http://www.cobrasbrasileiras.com.br/serpentes_classificacao.html (acessado em 13/08/2010).

De posse destas informações, os grupos deverão confeccionar um folder ou cartilha com a síntese destas infomações.

Organize uma mostra para o restante da escola do material produzido pelos alunos.

Apresentar aos alunos os principais tipos de relações ecológicas encontradas no ambiente:

  • Relações intra-específicas harmônicas: Sociedades e Colônias;
  • Relações interespecíficas harmónicas: Simbiose ou mutualismo;
  • Protocooperação; Inquilinismo ou epibiose e Comensalismo;
  • Relações interespecíficas desarmônicas: Amensalismo ou antibiose; Predatismo; Herbivorismo; Parasitismo e Sinfilia ou esclavagismo;
  • Relações intra-específicas desarmônicas: Competição e Canibalismo.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Relações_ecológicas (acessado em 10/08/2010) 

Apresente este vídeo em 7 partes sobre o comportamento das serpentes:

http://www.youtube.com/watch?v=USzQ8H4MXYc (acessado em 13/08/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=84vWENdwBrg (acessado em 13/08/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=d5vNDTDWhjY (acessado em 13/08/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=yQLAz7Zobho (acessado em 13/08/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=Do1SuEKHrws (acessado em 13/08/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=5jGmjw6XZvw  (acessado em 13/08/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=1xGd4NRP06I (acessado em 13/08/2010). 

Atividade 3

Após apresentar os principais tipos de relações ecológicas, divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que identifiquem quais as relações ecológicas que podem ser atribuídas às serpentes. Solicite que montem uma apresentação em conjunto apontando estas relações com exemplos.

A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em   http://www.broffice.org acessado em 10/08/2010).

Link para tutorial do Impress:   http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/08/2010).

Estes vídeos apresentam como é feita a extração do veneno de serpentes para a fabricação do soro.

http://www.youtube.com/watch?v=8w2BtHtimug (acessado em 10/08/2010).      

http://www.youtube.com/watch?v=NPKrZvAt_3Q (acessado em 10/08/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=iOJseeVF6Ik (acessado em 10/08/2010). 

Atividade 4

Após assistirem ao vídeo sobre extração do veneno, solicite aos alunos que em grupos de 4 a 5 alunos realizem uma pesquisa sobre a fabricação do soro a partir do veneno extraído.

Estes sites apresentam informações sobre a produção do soro antiofídico.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Soro_antiof%C3%ADdico (acessado em 10/08/2010).      

http://www.cobrasbrasileiras.com.br/soros-fabricacao.html (acessado em 10/08/2010).      

http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_286871.shtml (acessado em 10/08/2010).      

http://www.redetec.org.br/inventabrasil/vital.htm (acessado em 10/08/2010).      

Solicite para que cada um dos grupos confeccionem um cartaz contendo a informação escrita ou desenho sobre a produção do soro e sobre os principais tipos de soro antiofídico produzidos. Os cartazes deverão ser expostos para o restante dos alunos e comunidade da escola.

Agora, de posse de todas estas informações sobre as serpentes, retome as características dos demais pertencentes ao grupo dos répteis, estabelecendo as diferenças e semehanças que podem ser observadas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Répteis: serpentes peçonhentas: Bothrops itapetiningae Imagem
Mapa Mundi: projeção de mercator Mapa
Répteis: serpentes peçonhentas: Crotalus durissus Imagem
Répteis: serpente: Philodryas aestivus Imagem
Répteis: serpentes peçonhentas: Micrurus lemniscatus Imagem
Répteis: serpente: Oxyrhopus Imagem
Répteis: serpente: Mastigodryas bifossatus Imagem
Recursos Complementares

http://www.unisinos.br/_diversos/laboratorios/embriologia/_arquivos/curiosidades-serpentes.pdf (acessado em 12/08/2010) Este artigo de Leonardo Francisco Stahnke apresenta informações muito interessantes sobre serpentes, com imagens e boa referência bibliográfica

Avaliação

O professor deverá estabelecer os critérios de avaliação de forma participativa com a turma, lembrando que as atividades serão realizadas em grupos e que a participação e compomentimento entre os membros das equipes é fundamental para o aproveitamento das atividades. Os critérios de avaliação deverão ser claros e pré-estabelecidos.

O conteúdo deve despertar o interesse dos alunos, por fugir das informações tradicionais sobre répteis e serpentes normalmente discutidas e trabalhadas.

Como sugestão dos critérios de avaliação:

  • participação das atividades;
  • clareza e objetividade nas apresentações;
  • comprometimento com seus colegas dos grupos durante o desenvolvimento das atividades;
  • capacidade de síntese das informações e capacidade de relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos integrando as atividades;
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