27/09/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Sugere-se que os alunos já tenham conhecimento prévio sobre as principais características dos anfíbios possibilitando a comparação entre os dois grupos.
Inicie a aula perguntando aos seus alunos qual o termo correto: cobra ou serpente ? Serpente é o nome correto para designar estes répteis também conhecidos como ofídeos, enquanto a designação "Cobra" refere-se a um dos gêneros (Cobra sp.) de serpentes encontrado na Ásia (Najas). No entanto, no Brasil, ambos são aceitos como sinônimos no meio popular.
Os répteis se configuram como um importante grupo no estudo evolutivo, por apresentarem características que possibilitaram uma certa independência da água e a conquista dos ambientes terrestres. São encontrados em todos os continentes exceto na Antártica. Não possuem uma temperatura corporal constante, são ectotérmicos, necessitando do calor externo para regulação da temperatura corporal, por isso normalmente habitam ambientes quentes e tropicais. A maioria das espécies são carnívoras e ovíparas, com algumas espécies ovovivíparas, e poucas vivíparas.
Muitos répteis são venenosos e outros ainda, peçonhentos. Além da importância por seu envolvimento com acidentes envolvendo humanos e outros mamíferos, os componetes do veneno são bastante estudados para uso em tratamento de enfermidades e uso medicinal.
Para começar, apresente as imagens abaixo:
Imagem disponível em http://www.platongs.org.cv/images/stories/tartaruga.jpg (acessada e 13/08/2010).
Imagem disponível em http://rsurgente.zip.net/images/tartaruga.jpg (acessada em 13/08/2010).
Imagem disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,11567950-EX,00.jpg (acessado em 13/08/2010).
Imagem disponível em http://www.damisela.com/zoo/photo/cr6/croconile3.jpg (acessada em 13/08/2010).
Imagem disponível em http://alunos.esffl.pt/bemvindoaoparque/images/camaleao2.jpg (acessado em 13/08/2010).
Imagem disponível em http://www.naturfoto-cz.de/photos/sevcik/indian-cobra--naja-naja-2.jpg (acessado em 13/08/2010).
Todos os animais apresentados acima são répteis, pertencendo a 3 ordens diferentes:
Atividade 1
Divida seus alunos em grupos de 4 a 5 alunos, apresente as imagens para os grupos e solicite que listem em uma folha de caderno todas as características que reúnem todos estes animais como répteis. Como segundo passo, solicite que montem em uma folha de caderno, um quadro comparativo entre as três ordens, listando suas particularidades. Este material serve para posicionar taxonomicamente os répteis e as serpentes como pertencentes a ordem Squamata. A partir do quadro com as características dos répteis, peça aos alunos para que estabeleçam as similitudes e as diferenças entre as características conhecidas dos anfíbios e répteis.
Se o professor sentir que seus alunos não estão conseguindo apontar similaridades e diferenças entre estes animais observando as imagens, poderá incitar aos alunos à comparação, como quais apresentam patas e quais não apresentam patas? Quais apresentam carapaças e quais não apresentam? Como é a pele destes animais?
Em caso de dificuldades, este tipo de perguntas com observação das imagens deverá auxiliar.
No quadro negro, quadro branco ou flipchart, peça para que os grupos reproduzam o quadro que criaram, cada um colocando uma característica ou comparação e complementando com o próximo grupo. Com base em todas estas informações, forme grupos de 4 a 5 alunos e no laboratório de informática peça que construam uma apresentação ressaltando os principais pontos de destaque dos répteis e particularmente das serpentes.
A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/08/2010). Outra ferramenta que também possibilita a criação de apresentações é o Microsoft Power Point, uma ferramenta proprietária que faz parte do pacote Microsoft Office.
Link para tutorial do Impress: http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/08/2010).
Após fazerem as apresentações, cada um dos grupos deverá expor seu trabalho para o restante da turma.
Répteis: serpentes peçonhentas: Crotalus durissus http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14942 (acessado em 13/08/2010).
Répteis: serpente: Philodryas aestivus http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15831 (acessado em 13/08/2010).
Répteis: serpente: Oxyrhopus http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17105 (acessado em 13/08/2010).
Répteis: serpente: Mastigodryas bifossatus http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14921 (acessado em 13/08/2010).
Répteis: serpentes peçonhentas: Bothrops itapetiningae http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15844 (acessado em 13/08/2010).
Répteis: serpentes peçonhentas: Micrurus lemniscatus http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14967 (acessado em 13/08/2010).
Atividade 2
presente as imagens dos exemplares de serpentes disponíveis nos recursos. No laboratório de informática, divida os alunos em grupos de 4 ou 5. Solicite que façam uma pesquisa sobre os diferentes gêneros de serpentes, identificando quais são peçonhentas ou venenosas e quais podem atacar ao homem e outros animais. De posse destas informações, solicite que procurem como é a distribuição geográfica dos diferentes gêneros, localizando em um mapa os principais gêneros presentes em cada continente. Agora localize os principais gêneros encontrados no Brasil. Solicite que pesquisem também as orientações em caso de acidentes com cobras.
Mapa Mundi: projeção de mercator http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1933 (acessado em 13/08/2010).
Estes sites possuem informações para a realização desta atividade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serpente (acessado em 13/08/2010).
http://www.brasilescola.com/biologia/serpentes.htm (acessado em 13/08/2010).
http://www.parquesuica.com.br/material%20butantan/material/serpentes.pdf (acessado em 13/08/2010).
http://www.cobrasbrasileiras.com.br/serpentes_classificacao.html (acessado em 13/08/2010).
De posse destas informações, os grupos deverão confeccionar um folder ou cartilha com a síntese destas infomações.
Organize uma mostra para o restante da escola do material produzido pelos alunos.
Apresentar aos alunos os principais tipos de relações ecológicas encontradas no ambiente:
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Relações_ecológicas (acessado em 10/08/2010)
Apresente este vídeo em 7 partes sobre o comportamento das serpentes:
http://www.youtube.com/watch?v=USzQ8H4MXYc (acessado em 13/08/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=84vWENdwBrg (acessado em 13/08/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=d5vNDTDWhjY (acessado em 13/08/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=yQLAz7Zobho (acessado em 13/08/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=Do1SuEKHrws (acessado em 13/08/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=5jGmjw6XZvw (acessado em 13/08/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=1xGd4NRP06I (acessado em 13/08/2010).
Atividade 3
Após apresentar os principais tipos de relações ecológicas, divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que identifiquem quais as relações ecológicas que podem ser atribuídas às serpentes. Solicite que montem uma apresentação em conjunto apontando estas relações com exemplos.
A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/08/2010).
Link para tutorial do Impress: http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/08/2010).
Estes vídeos apresentam como é feita a extração do veneno de serpentes para a fabricação do soro.
http://www.youtube.com/watch?v=8w2BtHtimug (acessado em 10/08/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=NPKrZvAt_3Q (acessado em 10/08/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=iOJseeVF6Ik (acessado em 10/08/2010).
Atividade 4
Após assistirem ao vídeo sobre extração do veneno, solicite aos alunos que em grupos de 4 a 5 alunos realizem uma pesquisa sobre a fabricação do soro a partir do veneno extraído.
Estes sites apresentam informações sobre a produção do soro antiofídico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Soro_antiof%C3%ADdico (acessado em 10/08/2010).
http://www.cobrasbrasileiras.com.br/soros-fabricacao.html (acessado em 10/08/2010).
http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_286871.shtml (acessado em 10/08/2010).
http://www.redetec.org.br/inventabrasil/vital.htm (acessado em 10/08/2010).
Solicite para que cada um dos grupos confeccionem um cartaz contendo a informação escrita ou desenho sobre a produção do soro e sobre os principais tipos de soro antiofídico produzidos. Os cartazes deverão ser expostos para o restante dos alunos e comunidade da escola.
Agora, de posse de todas estas informações sobre as serpentes, retome as características dos demais pertencentes ao grupo dos répteis, estabelecendo as diferenças e semehanças que podem ser observadas.
Nome | Tipo |
---|---|
Répteis: serpentes peçonhentas: Bothrops itapetiningae | Imagem |
Mapa Mundi: projeção de mercator | Mapa |
Répteis: serpentes peçonhentas: Crotalus durissus | Imagem |
Répteis: serpente: Philodryas aestivus | Imagem |
Répteis: serpentes peçonhentas: Micrurus lemniscatus | Imagem |
Répteis: serpente: Oxyrhopus | Imagem |
Répteis: serpente: Mastigodryas bifossatus | Imagem |
http://www.unisinos.br/_diversos/laboratorios/embriologia/_arquivos/curiosidades-serpentes.pdf (acessado em 12/08/2010) Este artigo de Leonardo Francisco Stahnke apresenta informações muito interessantes sobre serpentes, com imagens e boa referência bibliográfica
O professor deverá estabelecer os critérios de avaliação de forma participativa com a turma, lembrando que as atividades serão realizadas em grupos e que a participação e compomentimento entre os membros das equipes é fundamental para o aproveitamento das atividades. Os critérios de avaliação deverão ser claros e pré-estabelecidos.
O conteúdo deve despertar o interesse dos alunos, por fugir das informações tradicionais sobre répteis e serpentes normalmente discutidas e trabalhadas.
Como sugestão dos critérios de avaliação:
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