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Malária ou maleita

 

14/09/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Natureza e as questões sócio-ambientais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir o que é Malária;
  • Identificar os ciclos da Malária nos seres humanos e no mosquito;
  • Listar as principais formas de prevenção à Malária;
  • Relacionar a Malária com outras enfermidades;
Duração das atividades
2 aulas 45 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existem pré-requisitos para esta aula

Estratégias e recursos da aula

Para indroduzir a temática com seus alunos, pergunte-lhes quais os principais problemas de saúde que existem hoje na região onde vivem. Amplie para os principais problemas de saúde do seu estado e do Brasil. Levante a seguinte questão: Será que nos outros países do mundo os problemas são os mesmos? Explique que grande parte das doenças são causadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes. Pergunte se já ouviram falar sobre malária e se conhecem alguém que já contraiu a enfermidade.

A malária sempre foi um dos grandes flagelos da humanidade. Atualmente, pelo menos 300 milhões de pessoas contraem malária por ano em todo o mundo. Destas, cerca de 1,5 a 2 milhões morrem. É uma doença infecciosa, causada por parasitas protozoários do gênero Plasmodium, transmitida por mosquitos do gênero Anopheles. Tipicamente uma doença do mundo subdesenvolvido, já tendo desaparecido da Europa e da América do Norte, onde vicejou até a metade do século XX. Na última década, apenas cerca de 400 casos anuais de malária foram registrados no Canadá, e 900 nos Estados Unidos, sendo a grande maioria importados, apenas uma dezena se originou no próprio país por meio de transfusões de sangue. A malária espalha-se em regiões tropicais e sub-tropicais, como partes das Américas, Ásia e África. 

Malária http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10130 (acessado em 13/08/2010)

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16932 (acessado em 13/08/2010)

Atividade 1

No laboratório de informática, acesse os recursos acima, que apresentam informações sobre esta enfermidade, principal forma de contágio e ciclo dos protozoários em seres humanos e mosquito. Divida seus alunos em grupos de 4 a 5 alunos e crie webquest para orientar o trabalho de pesquisa sobre esta enfermidade, seu histórico, sintomas, zonas geográficas de maior incidência,...

WebQuest (do inglês, demanda da Web) é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML.  Um bom espaço para criar sua webquest de forma gratuita é através do site   http://www.webquestbrasil.org/criador/, (acessado em 13/08/2010) e um tutorial para auxiliar na criação passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (acessado em 13/08/2010).   Estes sites apresentam exemplos de webquests que podem ser interessantes http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 10/08/2010),http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/08/2010),    http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 10/08/2010).   

Uma WebQuest tem a seguinte estrutura: Introdução, Tarefa, Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão. Neste endereço você pode encontrar uma boa descrição bem explicativa de cada uma das seções de uma webquest: http://webquest.sp.senac.br/textos/oque (acessado em 10/09/2010).

Algumas indicações de sites que podem ser usados para orientar a pesquisa de seus alunos:

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=s0009-67252003000100021&script=sci_arttext (acessado em 13/08/2010), artigo da ciência e cultura disponível na scielo com informações recentes sobre a malária.

http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=191&sid=6 (acessado em 13/08/2010), artigo no sitio da fiocruz sobre esta enfermidade.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1526 (acessado em 13/08/2010), portal de saúde do governo federal, com dados dos últimos anos sobre a malária, incluíndo dados estatísticos.

 

Reproduza os arquivos de áudio sobre o ciclo de transmissão da malária e métodos de prevenção para seus alunos. Os arquivos podem ser reproduzidos nas caixinhas de som ou fones de ouvido no laboratório de informática, ou, caso o professor tenha condições, o arquivo pode ser baixado (feito download) do site, ser colocado em outra mídia (CD, pendrive, ...) e reproduzida em outros aparelhos de acordo com a mídia escolhida.

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=13388 (acessado em 13/08/2010) Este arquivo de áudio da Bibvirt/USP explica o ciclo de transmissão da malária e porque, após ser considerada erradicada, tornou-se endemia na região Amazônica.

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=13077 (acessado em 13/08/2010) Este arquivo de áudio da Bibvirt/USP fala sobre o ciclo do protozoário Plasmodium  causador da doença malária, em regiões do Brasil e os métodos de prevenção desta doença.

Atividade 2

Após escutar os arquivos de áudio, promova um debate na sala, associando as formas de transmissão desta enfermidade com as zonas de maior ocorrência no Brasil e no mundo. Por que as zonas de maior ocorrência, são também zonas de grande concentração de pobreza?  Peça a seus alunos que confeccionem cartazes com as principais formas de prevenção. Os cartazes deverão ser organizados e expostos para o restante das turmas da escola como uma mostra e forma de divulgação da prevenção desta enfermidade.

Imagem disponível em http://www.fiocruz.br/ccs/media/malaria1.jpg (acessada em 13/08/2010)?

Atividade 3

Observando a imagem acima, que apresenta a principal forma de transmissão do protozoário caudasor da malária, leve seus alunos ao laboratório de informática, divida-os em grupos de 4 a 5 e solicitem que pesquisem outras doenças que são transmitidas da mesma forma. Peça para que busquem as principais zonas de ocorrência destas enfermidades localizando no mapa. O que as zonas de maior concentração das doenças transmitidas por picadas de insetos tem em comum? Montem um quadro comparativo em cartolinas com o nome da enfermidade, agente causador, agente transmissor e sintomatologia. O professor pode escolher as enfermidades para ada um dos grupos para que os cartazes não fiquem repetitivos. Os cartazes deverão ser colocados na sala de aula como forma de socializar as informações obtidas.

http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+31-40/Passo+a+Passo+33/Informa%C3%A7%C3%B5es+sobre+doen%C3%A7as+transmitidas+por+insetos.htm (acessado em 13/08/2010).

http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/mosq.htm (acessado em 13/08/2010).

http://ciencia.hsw.uol.com.br/mosquito1.htm (acessado em 13/08/2010).

http://www.watchtower.org/t/20030522/article_01.htm (acessado em 13/08/2010).

http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2765u18.jhtm (acessado em 13/08/2010).

http://www.scalibor.pt/filmes/5_Mosquitos_e_doencas_transmitidas_por_mosquitos.asp (acessado em 13/08/2010).

Mapa Mundi: projeção de mercator http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1933 (acessado em 13/08/2010) .

Atividade 4

Reúna seus alunos e peça para que individualmente façam um folder explicativo sobre a prevenção das doenças transmitidas por picadas de insetos e as principais zonas de ocorrência. Posteriormente os folders deverão ser trocados com outras turmas como forma de socializar o conhecimento.

Este conteúdo permite uma abordagem interdisciplinar, principalmente na perspectiva da sociologia, geografia e matemática. Integrando a interpretação dos gráficos e dados sobre a ocorrência e progressão ao longo dos anos e a distribuição geográfica e das camadas sociais mais atingidas pela enfermidade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Malária Animação/simulação
Mapa Mundi: projeção de mercator Mapa
Recursos Complementares

Estes dois recursos do portal do professor podem ser uma ajuda adicional para a compreensão do tema

Este recurso apresenta o ciclo da malária no mosquito http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9072 (acessado em 13/08/2010)  

Este recurso apresenta o ciclo da malária em seres humanos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9071 (acessado em 13/08/2010) 

Avaliação

O professor deverá estabelecer os critérios de avaliação de forma participativa com a turma, lembrando que as atividades serão realizadas em grupos e que a participação e compomentimento entre os membros das equipes é fundamental para o aproveitamento das atividades. Os critérios de avaliação deverão ser claros e pré-estabelecidos.O conteúdo deve despertar o interesse dos alunos, por fugir das informações tradicionais sobre a malária normalmente discutidas e trabalhadas, trazendo o componente social, que possibilida um bom trabalho de reflexão.

Como sugestão dos critérios de avaliação:

  • participação das atividades;
  • clareza e objetividade nos cartazes e folders desenvolvidos;
  • comprometimento com seus colegas dos grupos durante o desenvolvimento das atividades;
  • capacidade de síntese das informações e capacidade de relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos integrando as atividades;
Opinião de quem acessou

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