08/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Present Continuous (uso de verbos com -ing) e suas formas afirmativa,negativa e interrogativa.
Aula 1
Professor,
A utilização de imagens em sala de aula contribui para despertar o interesse dos alunos pelo assunto apresentado, além de potencializar seu envolvimento nas atividades propostas. Para essa aula você precisará preparar pequenos cartazes contendo imagens de pessoas fazendo diferentes atividades tais como: jogando tênis, trocando fraudas, usando o computador, cozinhando, andando de bicicleta, dirigindo, tocando violão, etc. Você pode encontrar essas imagens em revistas e colá-las em papel A4 para que tenha um banco de imagens organizado, ou você pode usar as imagens sugeridas abaixo.
http://www.clipartguide.com/_named_clipart_images/0511-0708-0214-0531_Boy_Using_a_Computer_clipart_image.jpg (acesso em 08/12/2010)
http://www.rbc.edu/library/Friends/Images/cooking.gif (acesso em 08/12/2010)
http://www.inkity.com/catalog/img/2/4925.jpg (acesso em 08/12/2010)
http://www.disney-clipart.com/Donald-Duck/jpg/Donald-Daisy-Duck-Car.jpg (acesso em 08/12/2010)
Comece a aula mostrando esses cartazes (e outros preparados por você) para os alunos e pedindo que eles olhem as imagens com atenção.
Após alguns minutos guarde as imagens e pergunte aos alunos:
What’s happening in the pictures? What are the people doing?
Incentive os alunos a tentarem lembrar o que viram nas imagens e ajude-os a construírem frases no Present Continuous. Com a ajuda dos alunos escreva as ações no quadro.
Exemplo:
A boy is using the computer. / Duck Donald is driving. / A man is riding a bike. / A woman is cooking. / Etc.
Proponha uma atividade em que os alunos deverão entrevistar o maior número de colegas possível, dentro de um tempo estipulado por você, com o objetivo de descobrirem quais desses colegas são bons em pelo menos três das atividades mostradas nos cartazes na atividade anterior.
Escreva no quadro o diálogo abaixo para que os alunos o usem como exemplo durante a atividade.
A: Are you good at ______________________________? (playing tennis, driving, playing the guitar, cooking) B: Not really. Sorry! What about you? A: I am. |
Cronometre cinco minutos para essa atividade. Monitore enquanto os alunos fazem as entrevistas ajudando-os no que for necessário. Ao final, peça a voluntários para compartilharem suas descobertas com a turma.
Agora cada aluno deve decidir quão bem pode fazer cada uma das atividades ilustradas nos cartazes. Escreva no quadro:
Which of the activities can you:
a) do very well? b) do OK? c) not do very well? d) not do at all?
Peça a voluntários para responderem à sua pergunta. Encoraje-os a expressarem suas opiniões como no modelo a seguir.
Escreva no quadro:
I can cook very well.
I can play the guitar, but not very well.
I can't play tennis at all.
Agora escreva no quadro os seguintes adjetivos:
Boring |
Easy |
Frustating |
Interesting |
Challenging |
Embarrassing |
Hard |
Satisfying |
Confusing |
Enjoyable |
Hilarious |
Tiring |
Peça aos alunos que escolham os mais adequados para descrever suas experiências ao aprender diferentes atividades.
Individualmente eles devem escrever três ou quatro frases.
Escreva no quadro as frases abaixo para que os alunos usem de modelo.
Ex: I can cook very well. It is a very interesting activity for me. I think it's challenging, but satisfying.
Ao terminarem as frases os alunos devem se juntar em pares e então comparar suas experiências de aprendizado.
Aula 2
Como continuação da aula anterior, pergunte aos alunos se eles já se inscreveram em cursos para aprender alguma atividade específica, tal como cozinhar, dirigir, tocar um instrumento musical. Encoraje-os a expressarem suas opiniões e explique que eles irão ouvir um diálogo entre um aluno que quer se matricular em uma escola de inglês e o atendente da escola. Eles conversam pelo telefone.
Para essa atividade você precisará imprimir o Worksheet (folha de atividades) disponível em:
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/live-and-learn - acesso em 10/08/10
Imagem do recurso
Também será necessário o uso do computador ou você poderá gravar o áudio em um CD e utilizar um aparelho de som.
O áudio está disponível no link
http://www.esl-lab.com/elc/elcrd1.htm#post – acesso em 10/08/10
Imagem do recurso
Comece pedindo aos alunos para pensarem nas possíveis perguntas que eles fariam a um atendente de escolas de línguas americano para saber mais sobre cursos de inglês nos Estados Unidos. Peça que trabalhem em grupos de três ou quatro pessoas e que escrevam cinco perguntas que eles considerem importantes.
Agora peça a alguns alunos que compartilhem suas perguntas com a classe. Em seguida toque o áudio e peça aos alunos que comparem suas perguntas às feitas na gravação. Antes de tocar o áudio mais uma vez, distribua o tapescript (transcrição) do diálogo e peça que os alunos acompanhem em silêncio enquanto escutam. Chame a atenção deles para as palavras sublinhadas no tapescript e peça a eles que tentem inferir o significado dessas palavras em duplas.
Inferência significa a combinação de conhecimentos prévios acerca de determinado assunto com pistas encontradas em um texto para chegar a conclusões lógicas.
Em seguida peça a eles que comparem suas inferências com as de outra dupla de alunos e por fim corrija com eles o real significado das palavras.
Resposta:
attending (verb): going to - I'm thinking about attending a language school in England next fall.
content-based classes (noun): classes that focus on a particular subject - This program is well-known for its emphasis in content-based classes such as engineering.
literacy (noun): the ability to read and write - Literacy is one key to educating the public.
deadlines (noun): dates by which something must be done or completed - What is the deadline for submitting my application?
apply (verb): to turn in or submit an application - I've decided to apply for an academic scholarship.
issue (verb): to prepare and distribute - The police officer issued the driver a warning for speeding in a school zone.
Se houver tempo, peça aos alunos que pratiquem o diálogo em duplas usando o tapescript que foi dado.
Aula 3
Comece perguntando aos alunos se eles acham o aprendizado da língua inglesa fácil, difícil, desafiante, cansativo, entediante ou agradável. Escreva no quadro:
easy |
hard |
challenging |
tiring |
boring |
enjoyable |
Reveja a forma comparativa desses adjetivos.
Com a ajuda dos alunos escreva no quadro:
easy = easier than
hard = harder than
challenging = more challenging than
tiring = more tiring than
boring = more boring than
enjoyable = more enjoyable than
Em seguida peça que formem grupos de três ou quatro e comparem sua impressão a respeito do processo de aprendizado da língua inglesa com algum outro processo (aprender a tocar um instrumento musical, jogar um esporte, cozinhar, etc.). Cronometre a atividade, dê cinco minutos para que discutam.
Escreva as frases no quadro para que os alunos usem como exemplo:
Learning English is easier than learning French.
Learning English is more tiring than learning how to play the guitar.
Agora pergunte a eles quais atitudes consideram importantes para alguém ser um bom estudante de línguas. Incentive-os a falar o máximo possível. Distribua o Quiz e peça aos alunos que o respondam individualmente. Em seguida eles devem somar os pontos de acordo com as respostas no verso do Quiz, ler o resultado e comparar com o de um colega.
Por fim escreva as seguintes perguntas no quadro e peça aos alunos que as discutam em grupos de três ou quatro.
Peça aos alunos que formem um círculo e compartilhem suas opiniões com os colegas
Para explicação sobre a forma comparativa em inglês, visite:
http://www.learnenglish.de/grammar/adjectivecomp.htm
Para mais detalhes sobre o conceito de inferência, visite:
http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult3323u3.jhtm
Os alunos poderão visitar o site abaixo e ler mais dicas de como ser um bom estudante de línguas.
http://www.english-zone.com/study/langs.html - acesso em 10/08/10
Proponha aos alunos que criem um diálogo entre um atendente de escola de línguas e um aluno. Peça que criem perguntas e respostas e em seguida pratiquem esse diálogo. Acompanhe o desempenho deles durante a atividade e o avalie.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!