Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Veterinário: o médico dos animais

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Teresa Régia Araújo de Medeiros
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer uma clínica veterinária.

  • Conhecer o profissional responsável pela saúde dos animais – veterinário.
  • Conhecer alguns cuidados necessários para o bem-estar do cachorro e sua preservação no meio ambiente.
  • Conhecer algumas doenças que podem acometer esse animal.
  • Conhecer a lei que protege os animais dos maus-tratos e matança.
Duração das atividades
Cada momento terá a duração de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já devem ter noções da estrutura física do cachorro, tanto externa quanto interna. Conhecer sobre a reprodução desses animais e a necessidade de uma boa alimentação para o seu desenvolvimento corporal.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor combinará com as crianças uma visita a uma clínica veterinária. Seria interessante que neste espaço também tivesse um Pet Shop com banho/tosa e também venda de produtos alimentícios, farmacêuticos e adornos.

Antes da visita, elaborar com as crianças as perguntas que desejam fazer ao veterinário, assim como a outros profissionais que tenham no estebelecimento (o responsável pelo banho/tosa; o vendedor).

Sugestões de perguntas: Nome, tempo que exerce a profissão de veterinário; o motivo que o levou a ser veterinário; o que faz um veterinário; se há especialistas em determinadas partes do corpo do cachorro, como tem com as pessoas; que cuidados deve ter com o cachorro para que não contraia doenças; quais são as vacinas que o cachorro deve tomar; que doenças ele pode contrair etc. Observar como é a clínica (consultórios, os cômodos para abrigar os animais, sala de cirurgia, o mobiliário, os instrumentos usados para uma consulta simples, instrumentos para fazer cirurgia).

Crianças conversando com a veterinária sobre os cuidados que se deve ter com os animais e as doenças mais comuns que os cachorros podem ter. Fonte: arquivos da autora.

Crianças observando a veterinária aplicar uma injeção num filhote de Pitbull que se encontrava doente. Fonte: arquivos da autora.

Alguns links:

        Doenças comuns em cães:

        Como examinar seu cachorro: 

2º MOMENTO: 

Neste momento as crianças irão ter a oportunidade de conhecer o profissional que cuida dos cães- banho e tosa, deixando-os sempre bonitos. Mais uma vez faremos uma entrevista para conhecer essa profissão. As crianças poderão perguntar  quantos cachorros tomam banho por dia nesse Pet, quais as raças que mais frequentam, os cuidados que deve ter ao dar banho nesses animais, que materiais ele usa no banho e na tosa, se algum cachorro já o mordeu durante o banho, o que faz quando um cachorro resiste ao banho etc. Todas as respostas devem ser registradas pelo professor para serem retomadas ao voltar à escola.

Instrumentos utilizados durante a tosa de um cachorro. Fonte: arquivos da autora.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151384132-kit-secagem-banho-tosa-cao-cachorro-gato-petshop-veterinario-_JM   

 3º MOMENTO:

As crianças visitarão a loja para observar que produtos estão à venda, a organização deles nas prateleiras, o preço etc. Atentar para os tipos de ração para cachorro, assim como os medicamentos que mais vendem.

Crianças conhecendo e observando os produtos do Pet Shop.

Fonte: arquivos da autora

4º MOMENTO:

Ao retornar da visita, o professor poderá retomar com as crianças o que elas acharam de mais significativo e a partir daí organizar painéis com os registros:

Ao conversar sobre o que as crianças observaram nas prateleiras do Pet, a forma como os produtos estavam organizados, o professor poderá pedir para que as crianças registrem em uma folha essa organização. Observar se as crianças formam coleções, que critérios estão utilizando para tal organização etc.

5º MOMENTO:

O professor deve perguntar para as crianças: - Vocês já viram um animal abandonado ou sendo mal tratado? O que você faria se encontrasse um animal na rua, com fome e sede e sem uma casa para se abrigar do frio e do sol? A partir destas perguntas discutir com as crianças o direito que os animais têm de viver com dignidade. Ler a  LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998, levar para a sala algumas notícias de maus-tratos com os animais procurando provocar uma situação de reflexão entre as crianças e delas com seus pais ao chegar em casa. Também poderá fazer uma campanha na escola em que serão distribuidos panfletos com a lei e arrecadado alimentos e medicamentos para algum abrigo de animais de sua cidade.

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será contínua levando em consideração o envolvimento da criança nas aulas-passeio e sua compreensão dos conteúdos abordados: O professor deve verificar se as crianças reconhecem algumas características físicas externas e noções da estrutra interna do cachorro e se  desenvolveram hábitos de higiene e de segurança para a prevenção de doenças na relação com o ser humano e com o cachorro.   

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.